Baleia raríssima é achada morta em praia na Nova Zelândia

A raridade da espécie, com poucas aparições documentadas, dificultou estudos aprofundados sobre seus hábitos, comportamento e características

© Divulgação: Departamento de Conservação da Nova Zelândia

Mundo baleia-de-dentes-de-espada 17/07/24 POR Notícias ao Minuto

Uma rara baleia-de-dentes-de-espada macho foi encontrada encalhada na Praia de Otago, na Nova Zelândia, abrindo caminho para descobertas científicas significativas sobre essa espécie pouco conhecida.

PUB

 

Na última quinta-feira, dia 4 de julho, uma equipe do Departamento de Conservação da Nova Zelândia (DOC) foi notificada sobre o animal encalhado. Após inspeção e consulta com especialistas, a equipe confirmou se tratar de uma baleia-de-dentes-de-espada, espécie raríssima com apenas seis amostras documentadas em todo o mundo desde 1800.

Para Gabe Davies, gerente de operações do DOC, a descoberta representa uma oportunidade ímpar para o avanço do conhecimento científico sobre a espécie. "As baleias-dentes-de-espada são um dos mamíferos grandes menos conhecidos dos tempos modernos. Do ponto de vista científico e de conservação, isso é enorme", afirma Davies.

O macho, com quase cinco metros de comprimento, foi cuidadosamente removido da praia pela empresa Trevor King Earthmoving e está agora em um depósito refrigerado para preservação de seus restos mortais. O DOC, em conjunto com outras organizações especializadas, como o Te Rūnanga ō Ōtākou, está elaborando um plano detalhado para pesquisa da espécie, com o máximo respeito ao animal e à sua cultura Māori. "É fundamental garantir que o devido respeito seja demonstrado por este ser vivo ao longo da jornada de aprendizado que compartilhamos", ressalta Nadia Wesley-Smith, presidente do Te Rūnanga ō Ōtakou.

Amostras genéticas já foram enviadas para a Universidade de Auckland para análise. A raridade da espécie, com poucas aparições documentadas, dificultou estudos aprofundados sobre seus hábitos, comportamento e características. 

As poucas amostras anteriores da baleia-de-dentes-de-espada foram encontradas na Ilha Pitt (Nova Zelândia) em 1874 (apenas mandíbula inferior e dentes), no Chile (restos ósseos mal conservados) e em Bay of Plenty e ao norte de Gisborne (Nova Zelândia), permitindo a descrição de cores e tamanho da espécie

Leia Também: Mergulhador é flagrado mergulhando ao lado de uma baleia azul; veja

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Mato Grosso Há 22 Horas

Candidata a vereadora e irmã são mortas e torturadas após sequestro

politica STF Há 20 Horas

Esquema contra Moraes é descoberto após suborno e ameaça de morte

esporte La Liga Há 23 Horas

O gesto de Mbappé com um jovem que "encantou" o mundo do futebol

mundo Índia Há 15 Horas

Estudante levanta veículo que tombou sobre a mãe e a salva; vídeo

fama Deolane Bezerra Há 16 Horas

Fã paga R$ 77 mil a mãe de santo para tirar Deolane da prisão

esporte Fisiculturismo Há 21 Horas

Duas jantas e 2.6 Kg de carne: confira a dieta de fisiculturista morto

esporte Exame de DNA Há 20 Horas

Mãe de suposta filha de Neymar reclama de demora no DNA

fama Noivado Há 21 Horas

Ana Hickmann usa vestido de 100 mil pérolas em noivado com Edu Guedes

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Jojo diz que vai excluir música 'Arrasou, Viado', após foto com Michelle

mundo EUA Há 23 Horas

Homem tenta fugir de tribunal algemado mas é impedido por jurados; vídeo