Pesquisa aponta que 80% de eleitores nos EUA acham que país está 'saindo do controle'

80% dos americanos acreditam que o país está saindo do controle depois da tentativa de assassinato contra o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump

© Getty

Mundo Estados Unidos 18/07/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma pesquisa conduzida pela agência de notícias Reuters junto com o Instituto Ipsos e divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que 80% dos americanos registrados para votar acreditam que o país está saindo do controle depois da tentativa de assassinato contra o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump.

PUB

 

O levantamento também registrou que Trump está dois pontos percentuais à frente do presidente Joe Biden nas intenções de voto, marcando 43% contra 41% do democrata. A variação, entretanto, está dentro da margem de erro de três pontos percentuais, colocando os adversários em empate técnico e apontando que o atentado contra Trump não alterou radicalmente a corrida eleitoral.

Entretanto, apesar da corrida acirrada, a pressão do Partido Democrata para que Biden abandone sua candidatura só aumenta –nesta quarta, o deputado democrata Adam Schiff, nome forte da sigla e candidato a vaga no Senado pelo estado da Califórnia, pediu que Biden "passe a tocha adiante" e saia da corrida eleitoral para evitar uma vitória de Trump.

A ala do partido a favor da desistência de Biden aponta para o mau desempenho do presidente em pesquisas realizadas nos estados-chave que devem decidir a eleição -Trump está na frente na maioria deles. Além disso, graças ao atentado, a campanha democrata suspendeu, por ora, os ataques contra o republicando enfatizando a ameaça à democracia que, dizem, o ex-presidente representa.

Entre os republicanos ouvidos na pesquisa, 65% acreditam que o ex-presidente ter sobrevivido à tentativa de assassinato é uma prova de que ele é "favorecido pela Providência divina e pela vontade de Deus". Pouco mais de 10% dos democratas entrevistados concordam.

O candidato republicano à Casa Branca participa essa semana da convenção do Partido Republicano que oficializou sua nomeação e a de seu vice, J.D. Vance. O evento vem sendo um momento de triunfo para Trump, que está à frente nas pesquisas tanto nacionais quanto em estados-chave e foi recebido como herói ao aparecer com um curativo na orelha onde uma bala o atingiu durante o comício na Pensilvânia.

A pesquisa da Reuters/Ipsos entrevistou 1.202 americanos em todo o país. A preocupação dos eleitores também se estende para o dia seguinte das eleições: 84% dos entrevistados disseram ter medo que extremistas cometam atos de violência depois do pleito.

Trump sobreviveu a uma tentativa de assassinato no último sábado (13) depois que um homem de 20 anos disparou contra o republicano com um rifle durante um comício no estado da Pensilvânia. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas.

O medo expressado pelos entrevistados de violência se reflete na rejeição do uso da força na política: apenas 5% dos eleitores dizem que é aceitável que alguém de seu partido cometa atos de violência para atingir um objetivo político. Em junho de 2023, esse número era de 12%, informou o instituto. Cerca de 65% também disseram ter medo que essa violência chegue a pessoas próximas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 12 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 8 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Maidê Mahl Há 10 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica MORTE-SP Há 9 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular