Tebet diz que meta de déficit zero em 2025 é 'ginástica difícil'

A proposta orçamentária será enviada pelo Executivo ao Congresso até 31 de agosto

© Getty

Economia Governo 18/07/24 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que atingir a meta de déficit zero no Orçamento de 2025 é uma "ginástica um pouco difícil". A proposta orçamentária será enviada pelo Executivo ao Congresso até 31 de agosto.

PUB

 

"É uma conta matemática que parece ser simples, mas não é. É uma equação onde receita menos despesa tem que dar igual a zero", afirmou Tebet durante entrevista ao programa Bom dia, Ministra, do governo federal. "Parece uma bagunça, mas significa o seguinte: a gente tem um compromisso com o país e por determinação do presidente e da equipe econômica de não gastar mais do que arrecada".

Segundo a ministra, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) -etapa do processo orçamentário anterior ao projeto de lei do Orçamento em si- deverá ser votada pelos congressistas entre agosto e setembro.

Tebet também criticou fraudes nos programas de benefícios sociais, como Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

"O BPC não vai acabar, é uma política sagrada para quem precisa, aposentados que não conseguiram contribuir. O que não pode é uma pessoa ter duas carteiras, dois CPF's dois RG's, vai numa agência, recebe por aqui e por lá e gente precisando fora", "O Brasil não pode gastar mais do que arrecada".

Questionada sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ministra reforçou que também não há cortes previstos para as obras iniciadas do programa, com destaque para as áreas de saúde e educação.

"Vamos ter que cortar gastos naquilo que efetivamente tá sobrando: fraudes, erros, irregularidades, ainda tem muito", disse.

"O PAC está preservado, ainda que a gente precise fazer cortes temporários, contingenciamentos ou bloqueio em obra de infraestrutura, a gente faz em obra que não iniciaram ou que não iniciariam agora. Não tem nenhuma sinalização de que o PAC, especialmente na área da educação e da saúde, vai ter corte."

Durante a entrevista, a ministra passou um recado para o Congresso Nacional, pedindo maior atenção e aprovação aos orçamentos que envolvem a questão ambiental.

"Fica o alerta para o Congresso que o próximo orçamento que vamos mandar, que não se tire recurso do Ministério do Meio Ambiente. Não é cuidar do agronegócio ou do meio ambiente, não é uma 'escolha de Sofia', não é um fla-flu", afirmou Tebet, que tem origem política no Agro.

"Já fica aí o pedido de alguém que está preparando o Orçamento para o Congresso Nacional para que a gente possa não cortar recursos do meio ambiente, para gente ter, inclusive, recursos para quando precisar", disse.

"É preciso cuidar do agronegócio, é ele que dá emprego, renda, sustenta, coloca comida mais barata na mesa, mas o agronegócio também precisa cuidar do meio ambiente, porque sem meio ambiente não tem vida. Sou do agronegócio verde e há muito tempo defendo essa bandeira".

O uso do Orçamento para saúde e educação voltou ao debate após Tebet ser questionada sobre a construção de ferrovias para transporte de cargas no país.

Apesar de sinalizar que há planos envolvendo o modal no PAC, ela diz que o país ainda não tem condições arcar enquanto houver déficit em outras áreas, o que diz que só poderá ser feito a partir de parcerias público-privadas.

"Eu entendo que não há nada tão caro em matéria de infraestrutura do que ferrovias. Não temos dinheiro para ferrovias, só vejo um caminho: não temos dinheiro para fazer ferrovia no Brasil enquanto não acabarmos com o analfabetismo, saúde de qualidade", disse. "Sou muito entusiasta da parceria publico privada, que é o que vai acontecer com o trem bala que provavelmente vai sair do papel."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 12 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 8 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Maidê Mahl Há 10 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica MORTE-SP Há 9 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular