Filmes que foram banidos e censurados em vários países, inclusive no Brasil
Razões obscuras e incomuns levaram alguns sucessos para cortes e proibições ao redor do mundo!
Filmes que foram banidos e censurados em vários países, inclusive no Brasil
Consegue imaginar nunca ter visto aquele seu filme favorito? Pois é, muitas produções de sucesso foram submetidas a uma censura generalizada. Alguns desses títulos não surpreendem, já que têm muitas cenas de violência ou outros conteúdos polêmicos. Porém, a lista também apresenta muitos longas que foram banidos ou editados por uma variedade de razões diferentes. Alguns ofenderam seriamente certas culturas, outros não se encaixam na política da empresa de streaming...
Na galeria, conheça as razões obscuras e incomuns que levaram filmes para cortes e proibições ao redor do mundo!
© Bruno Press
'O Código Da Vinci' (2006)
O filme de Tom Hanks de 2006 foi banido em muitos países, incluindo Jordânia, Filipinas e Líbano. Esses países consideraram o conteúdo como sendo uma blasfêmia.
© BrunoPress
'Mulher-Maravilha' (2017)
Este filme de enorme sucesso de 2017 foi banido na Tunísia, Argélia, Catar e Líbano devido ao fato da estrela Gal Gadot ser israelense e ter servido às forças armadas do país.
©
BrunoPress
'Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore' (2022)
'Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore' confirmou oficialmente pela primeira vez na franquia 'Harry Potter' que o amado professor de Hogwarts Albus Dumbledore (Jude Law) é gay e teve um relacionamento amoroso com o bruxo das trevas Gerardo Grindelwald (Mads Mikkelsen), mas os espectadores na China não viram. A Warner Bros. confirmou que removeu alguns diálogos referentes ao passado romântico dos personagens - incluindo as falas "Eu estava apaixonado por você" e "no verão em que Gellert e eu nos apaixonamos" - para apaziguar o governo chinês.
"Como estúdio, estamos comprometidos em proteger a integridade de todos os filmes que lançamos, e isso se estende a circunstâncias que exigem cortes sutis para responder com sensibilidade a uma variedade de fatores do mercado", disse um porta-voz da Warner Bros. em uma declaração ao The Hollywood Reporter. " 'No caso de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore', um corte de seis segundos foi solicitado e a Warner Bros. aceitou essas mudanças para cumprir os requisitos locais, mas o espírito do filme permanece intacto. Queremos que o público de todo o mundo veja e aprecie este filme, e é importante para nós que o público chinês também tenha a oportunidade de experimentá-lo, mesmo com pequenas edições".
© BrunoPress
'Clube da Luta' (1999)
Mais de duas décadas após o lançamento original, o clássico cult de 1999 'Clube da Luta' está recebendo uma reescrita para o público na China. A plataforma de streaming chinesa Tencent Video lançou uma versão com o final violento removido. Em vez disso, um cartão-título aparece no final do filme oferecendo uma conclusão alternativa: "A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, impedindo com sucesso que a bomba explodisse. Após o julgamento, Tyler foi enviado para um manicômio, recebendo tratamento psicológico. Ele teve alta do hospital em 2012." A mensagem original do filme de anarquia e rebelião contra as normas sociais ficou um pouco apagada por este novo final!
©
NL Beeld
'Logan' (2017)
Este filme da Marvel de 2017, estrelado por Hugh Jackman, foi o primeiro filme ocidental a incorporar a nova lei da China: um aviso aos pais sobre o conteúdo. O filme também foi fortemente cortado pelos censores — mais de 14 minutos do filme foram editados para diminuir o conteúdo violento.
©
BrunoPress
'As Tartarugas Ninja' (1990)
Este filme de 1990 não foi banido, mas foi censurado no Reino Unido pelo uso de nunchaku (aquela arma com duas madeiras e uma corrente que as tartarugas usam). O chefe do conselho de censura desaprovou a utilização do item num filme voltado para jovens.
© Getty Images
'Os Simpsons - O Filme' (2007)
O filme de 2007, do programa de TV de longa duração e enorme sucesso, foi banido em Mianmar. A razão para a proibição foi que duas cores foram simplesmente banidas dos filmes que passam lá: amarelo e vermelho.
© BrunoPress
'Sex and the City 2' (2010)
A sequência do filme de 2010, estrelado por Sarah Jessica Parker, foi banida nos Emirados Árabes Unidos. A razão dada foi: "um conflito de valores culturais".
© BrunoPress
'Rocketman' (2019)
Como em 'Fora de Série', este filme também foi editado pela Delta Airlines, além de ser censurado pela Rússia por suas representações de relações homossexuais.
© BrunoPress
'Borat' (2006)
O filme de 2006, estrelado por Sacha Baron Cohen, causou grande ofensa por retratar o Cazaquistão (onde foi inicialmente banido) diferente do que é. O filme também foi banido na Rússia por ser ofensivo.
©
BrunoPress
'Oppenheimer' (2023)
O elogiado 'Oppenheimer', de Christopher Nolan, não foi banido, mas foi censurado de uma maneira nova e estranha. Um momento íntimo no filme que mostra Florence Pugh em topless foi alterado em vários países, incluindo Índia e Oriente Médio, usando CGI para cobrir seu corpo com um vestido preto gerado por computador.
Alguns lugares tinham mandados de censura estritos em relação à sexualidade ou n udez, e as cenas do longa foram censuradas para garantir seu lançamento nessas nações, informou a Variety. É uma nova e estranha forma de censura, mas pelo menos as pessoas nesses países ainda puderam ver o filme.
©
NL Beeld
'Zoolander' (2001)
A comédia dirigida e estrelada por Ben Stiller, em 2001, foi banida na Malásia devido ao retrato negativo do país no filme. Também foi banida no Irã por promover os direitos dos homossexuais.
© BrunoPress
'De Volta para o Futuro' (1985)
O filme de sucesso de 1985, dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Michael J. Fox, foi banido na China por sua representação de viagem no tempo!
© BrunoPress
'007 contra Goldfinger' (1964)
O filme de 1964 foi banido em Israel por um período de tempo. Foi descoberto que o ator Gert Fröbe tinha sido um membro do partido nazista em sua juventude.
© BrunoPress
'O Lobo de Wall Street' (2013)
Este filme de Martin Scorsese de 2013 é estrelado por Leonardo DiCaprio e Margot Robbie. Ele foi banido tanto em Uganda quanto no Quênia por suas cenas claras de relações íntimas e uso de drogas.
© BrunoPress
'A Última Tentação de Cristo' (1988)
O filme de Martin Scorsese de 1988 foi banido de Israel, Filipinas e Cingapura, entre outros. Seu conteúdo foi considerado uma heresia.
© BrunoPress
'Eternos' (2021)
Não é incomum que a Arábia Saudita censure e proiba filmes que tenham inclusão LGBTQ+. E isso aconteceu com o lançamento de 'Eternos', da Marvel, que apresenta um super-herói gay (Phastos, interpretado por Brian Tyree Henry). O filme não só será banido em alguns países, como também passará por censura em outras nações do Oriente Médio. Bahrein, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos teriam solicitado cortes no filme, embora Walt Disney e a 20th Century Studios tenham decidido não obedecer.
©
BrunoPress
'Amor, Sublime Amor' (2021)
A tão esperada adaptação cinematográfica de Steven Spielberg do clássico musical 'West Side Story' de Stephen Sondheim foi rapidamente banida em pelo menos dois países, que supostamente não exibirão o remake porque o filme tem um personagem transgênero interpretado pelo ator não-binário Iris Menas. De acordo com o The Wrap, a Arábia Saudita e o Kuwait não concederam ao filme live-action um certificado de lançamento.
© BrunoPress
'Morte no Nilo' (2022)
A atriz israelense Gal Gadot esteve envolvida em várias polêmicas relacionadas ao seu país natal. A artista cumpriu seu serviço militar obrigatório de dois anos no exército israelense, como todos os cidadãos devem fazer, e já enfrentou reações negativas por expressar seu apoio a Israel no conflito Israel-Palestina. Ela estrelou o filme de Agatha Christie 'Morte no Nilo', ao lado de uma infinidade de outras estrelas, incluindo Kenneth Branagh, Annette Bening e Armie Hammer(foi filmado antes das acusações de má conduta s-xual do ator.) A mera presença dela foi o suficiente para alguns países do Oriente Médio proibirem o filme. O Líbano e o Kuwait, por exemplo, rejeitaram o longa porque ela está no elenco.
©
BrunoPress
'Fahrenheit 11 de Setembro' (2004)
O documentário de Michael Moore de 2004 foi banido no Kuwait. A primeira razão para isso foi a crítica do filme à Guerra do Iraque. Ele também foi considerado um insulto à família real saudita.
© BrunoPress
'Anna e o Rei' (1999)
Este remake de 1999 de 'O Rei e Eu' (1956), estrelado por Jodie Foster, foi banido na Tailândia. Os censores do filme acreditavam que era um insulto ao monarca retratado.
© BrunoPress
'Barbie' (2023)
'Barbie' (2023) não escapou de polêmica no Brasil. A primeira adaptação em live-action da boneca não foi suspensa, mas contou com trailer censurado. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) reprovou o teaser por apresentar "cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro" e estar "em exibição ostensiva para o público infantil", violando o artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, segundo a TV Cultura.
De acordo com o Conar, a liminar impedia que o trailer fosse exibido nos cinemas antes de sessões de filmes que tiverem classificação etária para menores de 12 anos em todo o Brasil. O trailer, que é considerado peça publicitária, mostrava uma criança quebrando cabeças de bonecas.
©
BrunoPress
'Barbie' (2023)
Teve país que já o baniu por causa de mapa da 'discórdia'... 'Barbie' (2023) contém uma cena no longa que apresenta um mapa controverso.
O Vietnã é claramente visto no mapa com uma 'linha de nove traços' denotando uma área disputada no Mar da China Meridional à qual a China fez reivindicações territoriais, apesar do fato de o Vietnã ter soberania. Um tribunal das Nações Unidas decidiu contra a validade da 'linha de nove traços' em 2016, mas a China se recusou a reconhecer a decisão.
O diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, Vi Kien Thanh, revelou a decisão de proibir o filme 'Barbie' com base nisso. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã.
© Getty Images
'Fora de Série' (2019)
O filme de 2019 dirigido por Olivia Wilde virou notícia por causa da censura que o enredo lésbico recebeu ao ser exibido nos voos da Delta Airlines. Mas depois que Wilde se opôs, a Delta recuou.
© Getty Images
'Splash - Uma Sereia em Minha Vida' (1984)
Se você assistir 'Splash - Uma Sereia em Minha Vida' através do serviço de streaming Disney Plus perceberá que o filme foi censurado. E isso vai acontecer em qualquer lugar do mundo em que ele for visto. Há cenas nas quais a retaguarda da personagem de Daryl Hannah é exibida. Agora ela estará coberta ou embaçada.
©
BrunoPress
'Último Tango em Paris' (1972)
Este filme de Bernardo Bertolucci de 1972 foi banido em países como Argentina, Portugal e Cingapura devido à sua natureza sensual. Muitas dessas proibições foram mais tarde suspensas. No Brasil, por causa da censura militar, o filme só foi liberado em 1979.
© BrunoPress
'A Bela e A Fera' (2017)
Este filme de 2017 foi banido no Irã, lançado apenas para adultos na Rússia e lançado em uma versão cortada na Malásia. Tudo isso porque entenderam que o filme fazia "propaganda gay".
© BrunoPress
'O Grande Ditador' (1940)
Este filme de Charlie Chaplin de 1940 foi banido na Alemanha nazista por ridicularizar Adolf Hitler e o regime do país. O filme só foi exibido publicamente na Alemanha Ocidental em 1958.
© BrunoPress
'Assassinos por Natureza' (1994)
Este filme de Oliver Stone de 1994 foi extremamente polêmico após seu lançamento. Ele foi banido completamente da Irlanda por medo do público imitar a história.
© BrunoPress
'Laranja Mecânica' (1971)
O clássico de Stanley Kubrick de 1971 nunca foi realmente banido ou mesmo censurado no Reino Unido, ao contrário do que todo mundo acredita. Quem resolveu não exibir o filme lá foi o próprio diretor. Porém, a história foi banida na Irlanda por seu conteúdo altamente polêmico, que inclui cenas de assédio e violência extrema.
© BrunoPress
'Perseguidor Implacável' (1971)
Este filme de 1971, estrelado por Clint Eastwood, foi banido na Finlândia, por causa da violência e pelas preocupações do país com as representações da saúde mental dentro do filme.
© BrunoPress
'A Vida de Brian' (1979)
O filme de 1979 foi banido na Malásia, Irlanda e Noruega sob acusação de blasfêmia. A Suécia até usou essa frase para anunciar o filme: "Tão engraçado que foi banido na Noruega.".
© Getty Images
'Aniversário Macabro' (1972)
Este filme de 1972, que foi o primeiro filme de Wes Craven, foi banido no Reino Unido por 30 anos. Ele só passou nas terras da Rainha em 2002, quando foi finalmente lançado sem cortes. O motivo de seu banimento original foram suas cenas explícitas de tortura e sadismo.
© BrunoPress
'O Albergue' (2005)
Este filme de Eli Roth de 2005 causou um grande rebuliço em seu lançamento devido à sua violência. Além disso, foi banido na Ucrânia por causa do retrato negativo da Europa do Leste.
© BrunoPress
'A Lista de Schindler' (1993)
Este filme de Steven Spielberg de 1993 foi banido na Indonésia por ser considerado muito empático aos judeus.
© BrunoPress
'Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica' (2020)
O filme de animação da Pixar 'Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica' foi censurado por distribuidores russos por causa de uma única palavra. O filme apresenta uma personagem coadjuvante, uma ciclope chamada Specter, dublada por Lena Waithe. Specter diz a frase: "A filha da minha namorada me faz puxar meus cabelos." Mesmo com essa pequena parte, ela fez história como a primeira personagem abertamente lésbica da Disney. Isso foi o suficiente para a sexualidade da personagem ser censurada na Rússia.
©
Shutterstock/Getty Images
'Glória Feita de Sangue' (1957)
O filme de guerra de Stanley Kubrick de 1957 foi banido na França e na Suíça por sua representação negativa dos franceses. Essas proibições foram posteriormente suspensas em 1970.
© BrunoPress
'A Doce Vida' (1960)
O filme clássico de Federico Fellini de 1960 foi contestado pela Igreja Católica na Itália e banido na Espanha. Somente após a morte do ditador Francisco Franco, em 1975, a proibição foi suspensa na Espanha. Qual era o problema? O filme foi percebido como sendo blasfemo e excessivamente sensual, especialmente com seu retrato de personagens homossexuais.
© BrunoPress
Claire Danes!
Não, isso não é um erro! As Filipinas emitiram uma proibição para "todos os filmes estrelados por Claire Danes" depois que ela fez comentários críticos sobre a cidade de Manila.
© BrunoPress
Cultura
Cinema
19/07/24
POR Notícias Ao Minuto
Consegue imaginar nunca ter visto aquele seu filme favorito? Pois é, muitas produções de sucesso foram submetidas a uma censura generalizada. Alguns desses títulos não surpreendem, já que têm muitas cenas de violência ou outros conteúdos polêmicos. Porém, a lista também apresenta muitos longas que foram banidos ou editados por uma variedade de razões diferentes. Alguns ofenderam seriamente certas culturas, outros não se encaixam na política da empresa de streaming...
Na galeria, conheça as razões obscuras e incomuns que levaram filmes para cortes e proibições ao redor do mundo!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA