© iStock
Saber tudo, possuir tudo, querer tudo e não abdicar do que quer que seja. Ter tudo sob controle, mais concretamente. É uma frase que te soa familiar?
PUB
As pessoas controladoras têm caraterísticas e comportamentos muito idênticos, o que ajuda a que sejam detectadas facilmente, ainda mais quando se está na presença de mais pessoas, uma vez que as suas atitudes controladoras destacam-se das demais.
Segundo o site Bustle, são vários os sinais mais comuns (e claros) de que se é uma pessoa controladora. Nós te apresentamos cinco. Veja se se enquadra neste perfil:
1. Recusa delegar. Se acredita que mais ninguém é capaz de fazer o que está agora a seu cargo é possível que tenha uma personalidade controladora, como explica o psicólogco Nicole Martinez.
2. Tem que ter tudo programado. Mas programado à sua maneira e não à maneira dos outros.
3. É perfecionista. As pessoas controladoras gostam tanto de ter tudo sob controlo que é impossível que algo não esteja no devido lugar ou na ordem correta.
4. Gosta de conduzir os outros. Com ou sem permissão, com ou sem necessidade, mas sempre com vontade, as pessoas controladoras gostam de persuadir os outros e conduzi-los para o caminho que pretende que seja seguido.
5. Julga os comportamentos de terceiros. As pessoas controladoras não só têm uma postura rígida consigo mesmas, como também com os outros, querendo saber de tudo e criticando as atitudes e gestos que não vão ao encontro daquilo que acreditam que é mais correto.