Em crise, Venezuela adianta relógio 30 minutos para economizar energia

Em 9 de dezembro de 2007, o governo de Hugo Chávez havia adiantado em 30 minutos seu fuso oficial com o mesmo objetivo de poupar energia

© DR

Mundo Esforço 01/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Os venezuelanos adiantaram seus relógios neste domingo (1º) em 30 minutos em um esforço do governo para encarar a crise energética. A mudança do fuso oficial do país para quatro horas a menos que o meridiano de Greenwich é uma das tentativas do presidente Nicolás Maduro para reduzir o consumo de energia na Venezuela, que enfrenta atualmente não apenas racionamento programado de energia como também apagões imprevistos de várias horas.

PUB

Em 9 de dezembro de 2007, o governo de Hugo Chávez havia adiantado em 30 minutos seu fuso oficial com o mesmo objetivo de poupar energia. O governo Maduro coloca a culpa da crise elétrica no fenômeno El Niño, dizendo que a seca trazida por ele é a pior enfrentada em 40 anos e que esvaziou represas como a de El Guri, responsável pela geração de 70% da eletricidade da Venezuela.

As medidas para reduzir o consumo incluem ainda a redução da jornada de trabalho no setor público a apenas dois dias por semana e a redução da semana de aulas nas escolas para quatro dias, de segunda a quinta. Os centros comerciais trabalham também em horários menores e devem gerar parte da energia que utilizam.

CONTRAPARTIDA

A crise elétrica exacerbou o descontentamento social com o governo Maduro. Segundo pesquisas, 60% dos venezuelanos querem sua saída do poder.

Neste sábado (30), Maduro anunciou um aumento de 30% no salário mínimo do país, para 15.051 bolívares por mês.

Ainda que no câmbio oficial, controlado pelo governo e de acesso altamente restrito, o valor seja alto (correspondendo a US$ 1.505), ele não chega a US$ 14 no paralelo.

Segundo o Banco Central da Venezuela, 2015 fechou com retração econômica de 5,7% e inflação de 180,9%. A inflação esperada para este ano é de 720%, segundo o FMI. Além disso, o país atravessa uma grave escassez de produtos básicos, de comida a remédios.

Maduro

Desde que foi eleito à Presidência, em abril de 2013, Maduro aumentou o salário mínimo no país 12 vezes. No mesmo meio tempo, o bolívar desvalorizou 98% frente ao dólar no câmbio paralelo.

Na sexta (29), a Polar, principal fabricante de cerveja da Venezuela, suspendeu as operações de sua última fábrica após ser impedida de ter acesso a divisas em moeda estrangeira para compra de matéria prima. Com informações da FolhaPress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Rio de Janeiro Há 14 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

fama Vladimir Shklyarov Há 22 Horas

Morre Vladimir Shklyarov, um dos mais famosos bailarinos do mundo

mundo DONALD-TRUMP Há 13 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

justica Rio de Janeiro Há 13 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

brasil Bola de Neve Há 22 Horas

Pastor que casou Sasha, fundador da Bola de Neve, morre em acidente

brasil Alagoas Há 15 Horas

Jovem de 24 anos morre após cair de carro e ser atropelada em João Pessoa

esporte Óbito Há 19 Horas

Jogador da Portuguesa-RJ, Michel Santos, morre em acidente na Bahia

lifestyle Alimentação Há 21 Horas

Batatas com brotos ou coloração esverdeada podem ser perigosas, entenda

mundo Bob Há 22 Horas

Peixe com ‘rosto humano’, batizado de Bob, viraliza na web