Em crise, Venezuela adianta relógio 30 minutos para economizar energia

Em 9 de dezembro de 2007, o governo de Hugo Chávez havia adiantado em 30 minutos seu fuso oficial com o mesmo objetivo de poupar energia

© DR

Mundo Esforço 01/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Os venezuelanos adiantaram seus relógios neste domingo (1º) em 30 minutos em um esforço do governo para encarar a crise energética. A mudança do fuso oficial do país para quatro horas a menos que o meridiano de Greenwich é uma das tentativas do presidente Nicolás Maduro para reduzir o consumo de energia na Venezuela, que enfrenta atualmente não apenas racionamento programado de energia como também apagões imprevistos de várias horas.

PUB

Em 9 de dezembro de 2007, o governo de Hugo Chávez havia adiantado em 30 minutos seu fuso oficial com o mesmo objetivo de poupar energia. O governo Maduro coloca a culpa da crise elétrica no fenômeno El Niño, dizendo que a seca trazida por ele é a pior enfrentada em 40 anos e que esvaziou represas como a de El Guri, responsável pela geração de 70% da eletricidade da Venezuela.

As medidas para reduzir o consumo incluem ainda a redução da jornada de trabalho no setor público a apenas dois dias por semana e a redução da semana de aulas nas escolas para quatro dias, de segunda a quinta. Os centros comerciais trabalham também em horários menores e devem gerar parte da energia que utilizam.

CONTRAPARTIDA

A crise elétrica exacerbou o descontentamento social com o governo Maduro. Segundo pesquisas, 60% dos venezuelanos querem sua saída do poder.

Neste sábado (30), Maduro anunciou um aumento de 30% no salário mínimo do país, para 15.051 bolívares por mês.

Ainda que no câmbio oficial, controlado pelo governo e de acesso altamente restrito, o valor seja alto (correspondendo a US$ 1.505), ele não chega a US$ 14 no paralelo.

Segundo o Banco Central da Venezuela, 2015 fechou com retração econômica de 5,7% e inflação de 180,9%. A inflação esperada para este ano é de 720%, segundo o FMI. Além disso, o país atravessa uma grave escassez de produtos básicos, de comida a remédios.

Maduro

Desde que foi eleito à Presidência, em abril de 2013, Maduro aumentou o salário mínimo no país 12 vezes. No mesmo meio tempo, o bolívar desvalorizou 98% frente ao dólar no câmbio paralelo.

Na sexta (29), a Polar, principal fabricante de cerveja da Venezuela, suspendeu as operações de sua última fábrica após ser impedida de ter acesso a divisas em moeda estrangeira para compra de matéria prima. Com informações da FolhaPress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 21 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama PRETA-GIL Há 16 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

fama Viralizou Há 22 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

lifestyle Previsão do futuro Há 23 Horas

O que Nostradamus acertou e o que ainda pode acontecer em 2024?

justica São Paulo Há 22 Horas

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil BR-116 Há 16 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 16 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 17 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa