Iraquianos acampados na zona verde, em Bagdá , anunciam retirada

A invasão ocorreu após fracassar a votação de uma proposta para um novo governo composto por tecnocratas.

© DR

Mundo Ocupação 01/05/16 POR FolhaPress

SÃO PAULO, SP - O comitê que organiza a ocupação da Zona Verde, área fortificada de Bagdá, no Iraque, pediu aos manifestantes que deixem o distrito neste domingo (1º).

PUB

No sábado (30), centenas de iraquianos apoiadores do influente clérigo xiita Muqtada al-Sadr pularam os muros de concreto da Zona Verde e invadiram o Parlamento, com bandeiras do Iraque em mãos. Área com segurança reforçada, a Zona Verde abriga o palácio presidencial, a maior parte dos ministérios iraquianos e diversas embaixadas estrangeiras, como a dos Estados Unidos.

Uma porta-voz afirmou a jornalistas que os manifestantes saem "de uma posição de força" e em respeito a uma peregrinação xiita que ocorre na capital. Ela afirmou ainda que eles voltariam depois, para continuar pressionando por suas demandas por reforma política.

A invasão ocorreu após fracassar a votação de uma proposta para um novo governo composto por tecnocratas. Há anos, segundo o "The Guardian", cargos-chave no país são distribuídos de acordo com cotas partidárias.

Os congressistas, que se opõem à mudança, adiaram a sessão por falta de quórum. O clérigo al-Sadr deu entrevista pouco depois em que acusou os políticos de bloquearem reformas que combateriam a corrupção e gastos desnecessários.

Seus apoiadores então se reuniram em frente à Zona Verde e forçaram a entrada no complexo. Parte deles já havia deixado o local ao cair da noite, após pedido de Al-Sadr.

Mais cedo no domingo, o premiê Haider al-Abadi ordenou as autoridades a prender e processar os manifestantes que atacaram forças de segurança, parlamentares e que danificaram propriedade pública.

Vídeos em sites de mídias sociais mostram um grupo de homens cercando e dando tapas em dois parlamentares iraquianos que tentavam fugir da multidão. Outros manifestantes aparecem em vídeos pulando e dançando sobre as mesas do salão. Com informações da FolhaPress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 20 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia