© DR
Não importa qual seja o estilo de vida de uma mulher, é cada vez mais difícil encontrar tempo para praticar atividades físicas e se manter saudável. Para isso, diversos preparadores físicos têm desenvolvido programas rápidos e que podem ser executados em qualquer lugar.
PUB
“Como são atividades que não demandam muito tempo e nenhum tipo de equipamento, podem ser realizadas em qualquer horário do dia, adequando-se à rotina de cada pessoa”, explica Vinícius Possebon.
O método do preparador é baseado no HIIT, sigla em inglês para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. “A proposta desta metodologia é elevar o nível de intensidade do exercício, e assim acionar mecanismos naturais do corpo que fazem com que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia por até 48 horas depois do treino”, explica Possebon, que destaca que, em média, os exercícios fazer perder 1 a 3 kgs em um período de até 10 dias, de forma consistente.
Rotina intensa
Possebon relata que a maioria das mulheres precisa cuidar dos filhos, da casa e da carreira profissional, e por isso lhes restam pouco tempo para se exercitarem. “Já presenciei diversos horários interessantes utilizados pelos alunos, e vi que esta é a maior vantagem do programa”, destaca o coach, que sugere cinco horários diferentes para as mulheres com o dia a dia cheio de afazeres.
Logo após acordar: ideal para quem tem rotina imprevisível
Um dos horários preferidos pelas mulheres é malhar logo pela manhã, antes mesmo de ver os filhos ou o marido, no caso das mulheres casadas. “A vantagem de treinar logo de manhã é que você já deixa seu corpo com total disposição para as atividades do dia”, destaca Possebon, que alerta para a alimentação antes do treino, que é importante para garantir energia. “Coma algo leve cerca de 40 minutos antes de treinar”.
Antes do almoço: para aproveitar aquele tempo entre uma atividade e outra
Como muitas mulheres, especialmente as mães que acompanham de perto a rotina das crianças conseguem encontrar mais tranquilidade na hora anterior à chegada dos filhos para o almoço, a faixa de horário é a preferida de muitas delas.
No meio da tarde: perfeito para quem tem uma rotina flexível
O horário entre 14h30 e 16h30, por exemplo, é um dos mais frequentados pelas mulheres. “Quem é profissional liberal ou tem horários mais flexíveis consegue aproveitar o tempo para fazer o treino”, explica. Segundo o coach, o horário é bom porque permite ao corpo tempo suficiente para descansar no fim do dia.
Fim de tarde: a escolha certa para deixar o estresse ir embora
O horário mais utilizado para malhar entre as pessoas que frequentam academias, o fim de tarde é um dos mais fáceis. “Após a jornada de trabalho, colocar o corpo para queimar calorias é uma ótima maneira de reduzir o estresse”, indica o treinador. O coach destaca que muitas alunas trabalham em empregos que exigem muito intelectualmente, e por isso podem aproveitar os 15 minutos de treino para esquecer um pouco das obrigações.
Após as 22h: para se livrar das interrupções
Muito comum entre as jovens que estudam à noite, o treino nas últimas horas do dia pode ser uma boa maneira de finalizar o dia. “Algumas donas de casa também encontram neste horário uma forma de se exercitar sem serem interrompidas”, lembra Possebon, que também destaca que muitas pessoas melhoram a qualidade do sono quando se exercitam. “Mas é preciso tomar cuidado, porque algumas pessoas têm reações opostas com a atividade e podem ter dificuldades para reduzir o ritmo e demorar mais tempo para pegar no sono”, alerta.