Kim Kataguiri sai da disputa pela prefeitura, diz ter sido sabotado e declara apoio a Nunes

Kim ficou sem espaço para concorrer depois que o União Brasil decidiu apoiar a reeleição de Ricardo Nunes (MDB)

© Reprodução/YouTube

Política São Paulo 01/08/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que era pré-candidato a Prefeitura de São Paulo, anunciou, nesta quinta-feira (1º), que está fora da disputa.

PUB

 

Ele ficou sem espaço para concorrer depois que o União Brasil, capitaneado pelo vereador Milton Leite na capital, decidiu, por fim, apoiar a reeleição de Ricardo Nunes (MDB). O partido fará um evento para declarar apoio ao prefeito na tarde de sábado (3).

"Não desisti de disputar as eleições, fui desistido e sabotado pelo meu partido e, em razão disso, não disputarei as eleições", disse o deputado, que ressaltou ter chegado a 9% em pesquisas e, portanto, ser competitivo. No último levantamento do Datafolha, ele marcou 3%.

Com a desistência de Kim, a coligação do prefeito se fortalece e chega a 12 partidos -União Brasil, MDB, Republicanos, PL, PP, PSD, Solidariedade, Avante, Podemos, Agir, PRD e Mobiliza.

O União Brasil é o terceiro maior partido em termos de verba do fundo eleitoral e de tempo de propaganda no rádio e na TV, atrás apenas de PL e PT.

Kim anunciou ainda apoio a Nunes por parte dele e do seu grupo, o MBL (Movimento Brasil Livre), que vai lançar dois candidatos a vereador -Renato Battista (União Brasil) e Amanda Vettorazzo (União Brasil).

Segundo o deputado, trata-se de um voto útil para derrotar Guilherme Boulos (PSOL). "Não somos governistas, continuamos tendo críticas à gestão Nunes, mas agora precisamos evitar um mal maior", disse.

Ao lado de Battista, Vettorazzo e do deputado estadual, Guto Zacarias (União Brasil), todos do MBL, Kim chamou Boulos de invasor e extremista.

"Entendo que a gente precisa construir uma frente ampla contra o extremismo da candidatura autoritária de Guilherme Boulos, que até agora não se pronunciou em relação às atrocidades e à fraude eleitoral que foram cometidas na Venezuela", disse Kim.

"Vamos fazer da vida dele [Boulos] um inferno nessa campanha", disse Battista, se referindo ao deputado do PSOL como "vagabundo" e "invasor".

Segundo Kim, Nunes se comprometeu a levar adiante duas de suas propostas de governo, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), intermediou o seu apoio ao prefeito.

Uma das propostas é investir em uma vacina contra a dependência no crack e em cocaína, que já recebeu verba de emendas enviadas por Kim.

"O prefeito se comprometeu a reforçar não só essa, mas outras pesquisas contra álcool, contra drogas, especialmente drogas pesadas, e isso vai ser incorporado pelo plano de governo."

A segunda medida a ser adotada por Nunes é levar os melhores alunos da rede pública para conhecer a sede da Nasa, agência espacial americana, nos Estados Unidos. "Justamente para incentivar essas crianças", disse o deputado.

Em entrevista à Folha, em setembro do ano passado, Kim afirmou que queria "mostrar que a administração do Ricardo Nunes é um desastre". "Quero mostrar para a direita que o Ricardo Nunes é incapaz de vencer o Boulos num debate ou numa eleição. O Nunes é o candidato para dar a vitória para ele [Boulos] porque é o sujeito mais fácil de se criticar do mundo", completou.

Agora, Kim diz não haver incoerência em apoiar Nunes, mesmo o prefeito tendo Jair Bolsonaro (PL), um desafeto do MBL, como padrinho político. "Ricardo Nunes não é Bolsonaro", declarou.

De acordo com Guto Zacarias, o MBL vai ter que, neste momento, "trocar o ideal pelo possível".

Kim ainda fez críticas a Leite por nunca ter sequer considerado sua candidatura e ter, num movimento para pressionar Nunes, cogitado até aliar o União Brasil a Boulos ou lançar a si próprio na disputa.

"O vereador Milton Leite já chegou a dizer que apoiaria até Guilherme Boulos ou o seu próprio nome, [...] mas sequer cita o meu nome quando vai falar sobre as possibilidades de apoio da executiva municipal. Por isso, eu não vou participar dessa armadilha que vai ser a decisão, que já é um jogo de cartas marcadas do diretório municipal do União Brasil", disse.

Para evitar problemas futuros de falta de legenda, o MBL trabalha para criar seu próprio partido e, assim, garantir seu projeto eleitoral.

O revés para Kim já era esperado. Embora ele tivesse angariado apoio entre dirigentes nacionais do União Brasil, Milton Leite e Nunes mantêm uma parceria há anos e a expectativa era de que isso se mantivesse.

Leite, que é presidente da Câmara Municipal, controla secretarias, subprefeituras e abriga uma série de aliados na máquina da prefeitura. Nunes, por sua vez, conta com a fidelidade do Legislativo para aprovar os projetos da gestão.

Nas últimas semanas, a relação entre Milton Leite e Nunes ficou estremecida -"péssima" nas palavras do líder do União Brasil-, o que colocou em dúvida o embarque do partido na aliança emedebista. A legenda também chegou a flertar com Pablo Marçal (PRTB), que também concorre em São Paulo.

Milton Leite pleiteia ampliar seu espaço na prefeitura, em caso de reeleição de Nunes, com a criação de duas secretarias, de Mananciais e de Proteção Animal. O prefeito, por sua vez, afirma que ainda avalia essas sugestões.

De qualquer forma, o chefe do Legislativo e o chefe do Executivo se acertaram em uma conversa no último dia 19.Milton Leite pretendia ser vice na chapa de Nunes, mas acabou preterido pelo nome indicado pelo ex-presidente Bolsonaro, o coronel da reserva da PM Ricardo Mello Araújo. Para contornar a insatisfação de Leite, os principais partidos da Câmara Municipal concordaram em manter a União Brasil na presidência do órgão no ano que vem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Lido di Camaiore Há 12 Horas

Brasileira atropela sete pessoas e mata duas jovens turistas na Itália

fama Educação Há 11 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Cristiano Ronaldo em Portugal

mundo TikTok Há 11 Horas

Tendência viral no TikTok leva crianças ao hospital com queimaduras grave

politica ALEXANDRE-MORAES Há 10 Horas

Parlamentares dos EUA querem cancelar vistos de Moraes e de outros ministros do STF

fama Gal Costa Há 12 Horas

Viúva e filho de Gal Costa chegam a acordo sobre herança e venda de casa

fama Família Cazarré Há 12 Horas

Com filha internada, Letícia Cazarré reflete sobre a luta de Guilhermina

mundo EUA Há 11 Horas

Menino de 12 anos salva pai durante ataque de urso de 90kg

justica Ceará Há 12 Horas

Idosas são presas por mandar matar irmã e cunhado em disputa de herança

lifestyle Doenças oncológicas Há 12 Horas

Sintomas de câncer da laringe que consegue identificar enquanto fala

brasil Rebouças Há 13 Horas

Aluna de 10 anos passa mal em escola no Paraná e morre após ser socorrida