Maduro agradece a Lula por nota conjunta com México e Colômbia: 'Muito bom'

Maduro classificou o comunicado, divulgado na quinta-feira (1), como "muito bom". "Emitiram um comunicado muito bom, muito bom. Parabenizo o presidente Petro, Lula e López Obrador. Agradeço por toda a Venezuela".

© Getty Images

Mundo BRASIL-VENEZUELA 03/08/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu, nesta sexta-feira (2), aos presidentes Lula, Andrés Manuel López Obrador (México) e Gustavo Petro (Colômbia) por uma nota conjunta em que eles pedem respeito à soberania popular.

PUB

 

Maduro classificou o comunicado, divulgado na quinta-feira (1), como "muito bom". "Emitiram um comunicado muito bom, muito bom. Parabenizo o presidente Petro, Lula e López Obrador. Agradeço por toda a Venezuela".

O ditador disse que os três trabalham a favor dos venezuelanos. "Estão trabalhando conjuntamente para que se respeite a Venezuela. Para que os EUA não façam o que estão fazendo".

EUA se manifestaram cerca de duas horas após a divulgação da nota. O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, divulgou um comunicado em que reconhece Edmundo González como o novo presidente da Venezuela.

Maduro disse que o posicionamento dos EUA seria uma resposta aos três presidentes. "O que Blinken fez foi responder à tentativa soberana desses três países sul-americanos de evitar danos à Venezuela", disse o ditador.

Apesar do agradecimento de Maduro, a nota do Brasil, México e Colômbia também reforça o pedido para que os dados da votação sejam divulgados. "Fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para avançarem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação".

ÓRGÃO ELEITORAL REAFIRMA VITÓRIA DE MADUROO CNE (Conselho Nacional Eleitoral) divulgou um segundo boletim nesta sexta-feira (2) em que reafirma que Nicolás Maduro foi reeleito presidente da Venezuela. Porém, o órgão ainda não divulgou as atas eleitorais cobradas pela oposição e pela comunidade internacional.

A instituição, controlada pelo governo, afirma que o líder chavista obteve 51,95%. O opositor Edmundo González Urrutia obteve 43,18% dos votos, diz o CNE. O órgão afirma que já foram apurados quase 97% dos votos.Segundo o CNE, a participação no pleito foi de quase 60%. Maduro teria recebido 6,4 milhões de votos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 20 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica Eleições Há 10 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

politica PABLO-MARÇAL Há 17 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 19 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Maidê Mahl Há 18 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

fama Michael Jackson Há 19 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

justica Pé de Serra Há 18 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 19 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 18 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck vistos juntos pela 1.ª vez desde separação

justica MORTE-SP Há 17 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP