Ministério da Saúde confirma primeira morte de feto por oropuche no Brasil

A pasta ainda disse que estão em investigação oito casos de transmissão vertical de oropouche, em que quatro resultaram em óbito fetal e os outros apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia.

© <p>Shutterstock</p>

Brasil SAÚDE-FEBRE OROPOUCHE 03/08/24 POR Folhapress

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde confirmou na última sexta-feira (2) a morte de um feto de 30 semanas causada pela transmissão de oropuche a partir da gestante, uma mulher de 28 anos. O caso aconteceu em Pernambuco e foi confirmado a partir de exames que descartaram outras hipóteses, informou o Ministério da Saúde neste sábado (3).

PUB

 

A pasta ainda disse que estão em investigação oito casos de transmissão vertical de oropouche, em que quatro resultaram em óbito fetal e os outros apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia.

De acordo com dados do governo, até o dia 28 de julho o país registrou 7.286 casos de febre oropuche, com dois óbitos confirmados, na semana passada, de mulheres do interior da Bahia.

O Ministério da Saúde afirmou que elas tinham menos de 30 anos, não possuíam comorbidades e tiveram sinais e sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave.

A febre oropouche é uma doença viral transmitida principalmente por mosquitos do gênero Culicoides paraensis (diferente do Aedes, transmissor da dengue e chikungunya).

O vírus oropouche é endêmico em algumas regiões da América Latina, especialmente na Amazônia. A doença se manifesta com sintomas que podem incluir febre alta, dor de cabeça intensa, dores no corpo e nas articulações e, em alguns casos, erupções cutâneas.

Em julho, o Ministério da Saúde já havia divulgado uma nota relatando preocupação com os possíveis riscos para grávidas pela infecção do oropouche, com possibilidade de danos ao feto.

A pasta recomenda como medidas de proteção evitar ou reduzir a exposição às picadas dos insetos, com uso de roupas compridas, de sapatos fechados e de repelentes, principalmente nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde.

As pessoas também podem adotar medidas como limpeza de terrenos e de locais de criação de animais, recolhimento de folhas e frutos que caem no solo, uso de telas de malha fina em portas e janelas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 20 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica Eleições Há 10 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

politica PABLO-MARÇAL Há 17 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 19 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Maidê Mahl Há 18 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

fama Michael Jackson Há 19 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

justica Pé de Serra Há 17 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 19 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 18 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck vistos juntos pela 1.ª vez desde separação

justica MORTE-SP Há 17 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP