Dilma planeja apresentar PEC para antecipar eleições

Existe a possibilidade de a presidente enviar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ainda nesta semana ao Congresso

© Reuters

Política Outubro 02/05/16 POR Notícias Ao Minuto

A Dilma Rousseff poderá enviar nos próximos dias ao Congresso uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que estabelece novas eleições em 2 outubro.

PUB

De acordo com a reportagem do jornal O Globo, os movimentos sociais estão reticentes com a ideia, mas ela é encarada como a "cartada final" pelos aliados da presidente.

A proposta foi analiada por Dilma e ministros palacianos, como Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo). Embora não haja unanimidade entre os ministros, um deles defende que a renúncia seria a negação de todo o discurso de que o processo de impeachment é um golpe, adotado pela presidente até aqui.

A publicação revela que existe a possibilidade de a presidente fazer, na próxima sexta, um pronunciamento, em cadeia de rádio e TV, lançando a proposta de eleição direta. Segundo informaçoes, Dilma renunciaria ao cargo e pediria a Temer que fizesse o mesmo. Sobre esta possiblidade, a reação do vice-presidente aceitar é nula.

"Seria fugir da responsabilidade. Essa, sim, é uma proposta golpista", afirmou Temer à publicação.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que faz parte do grupo defensor da antecipação do pleito, lembrou duas pré-condições: que Dilma e Temer renunciem e que o Congresso seja pressionado pelas ruas.

"Diria que no PT cresce o apoio, porque eu e os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Lindbergh Farias (PT-RJ) estamos apoiando. As pesquisas dizem que a população quer novas eleições. Se isso tudo for verdadeiro, que deixemos o povo eleger presidente e vice numa grande consertação", considerou Paim.

De acordo com o petista, hoje não há 3/5 dos votos para a aprovar uma PEC, ou seja, 308 votos na Câmara e 49 votos no Senado, em duas votações em cada Casa. "Percebemos que o impeachment está caminhando e decidimos no meio do caminho encontrar uma alternativa. Claro que hoje não tem voto. Sabemos. Só é viável se houvesse um grande entendimento entre Executivo e Congresso", avaliou Paim.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer