Recesso parlamentar é prolongado e Câmara ficará um mês sem votações

Os 513 integrantes receberam duas semanas adicionais ao período de recesso parlamentar

© Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Política Deputados 06/08/24 POR Estadao Conteudo

Plenário, corredores, comissões: tudo vazio. Diferente do que acontecerá no Senado, a Câmara dos Deputados não realizará sessões plenárias nesta semana. Com isso, a Casa completará neste domingo, 11, um mês sem votar nenhuma pauta.

PUB

 

Com o foco voltado para as eleições municipais, os 513 integrantes receberam duas semanas adicionais ao período de recesso parlamentar, que ocorreu entre os dias 17 de julho e 1º de agosto.

Mesmo meses antes da votação, que ocorrerá em outubro, líderes fizeram repetidos pedidos ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por mais tempos de recesso para acertar questões partidárias nos municípios.

E a tendência é que o Salão Verde da Câmara fiquei ainda mais esvaziado enquanto a eleição se aproxima. Como mostrou o Estadão, pelo menos 96 congressistas planejam disputar os pleitos em cidades pelo Brasil.

A Câmara realizou sessão plenária pela última vez no dia 11 de julho, quando votou, entre outras matérias, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Anistia, o quarto autoperdão concedido por partidos políticos por dívidas contraídas por eles mesmos.

A expectativa é que a Câmara retorne com um esforço concentrado entre a terça-feira e quinta-feira da próxima semana para votar o segundo projeto de lei complementar da reforma tributária.

Lira pretende dar prioridade às pautas do turismo e da segurança pública neste segundo semestre. Como mostrou o Estadão, ele articula a apresentação de uma PEC para endurecer as penas de facções criminosas e controlar fronteiras.

O Estadão mostrou em maio como, ao longo deste ano, a Câmara passou a enforcar as quintas-feiras. No período entre fevereiro e abril deste ano, a Casa realizou o menor número de sessões deliberativas em comparação com os últimos cinco anos em que houve eleições municipais.

O Senado, por sua vez, retorna nesta terça-feira, 6. O plenário dessa Casa pode votar a PEC que abre novo prazo para o parcelamento de débitos dos municípios com a Previdência Social.

Além dessa PEC, há também previsão de votação de um projeto de lei que estabelece critérios para a concessão do título de capital nacional. A matéria já foi aprovada na Câmara dos Deputados e recebeu relatórios favoráveis pela aprovação na Comissão de Cultura.

Na Casa, a expectativa é de mais sessões remotas, para garantir a presença dos senadores em seus redutos eleitorais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 22 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica Eleições Há 12 Horas

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

politica PABLO-MARÇAL Há 19 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 21 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Maidê Mahl Há 20 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

fama Michael Jackson Há 21 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

justica Pé de Serra Há 19 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 21 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 20 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck vistos juntos pela 1.ª vez desde separação

mundo Austrália Há 12 Horas

Casal acusado de matar adolescente para ficar com bebê é absolvido