Inmetro divulga ranking de consumo dos carros ano 2016. Confira!

Desta vez, 795 modelos de todas as marcas participaram dos testes, que já englobam 90% dos carros vendidos no Brasil

© Reuters

Economia Combustíveis 03/05/16 POR Notícias Ao Minuto

O Inmetro divulgou o ranking de consumo de carros ano 2016 do Programa de Etiquetagem Veicular. Desta vez, 795 modelos de todas as marcas participaram dos testes, que já englobam 90% dos carros vendidos no Brasil. Entre as "novatas" está a Chevrolet.

PUB

Até 2017, o programa será expandido para 100% da frota nacional. Somente os modelos fabricados a partir de 2016 exibem as informações completas, com emissão de poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Até então, apenas a emissão de gás carbônico era monitorada.

Até o fim de 2016, a tabela terá 131 inclusões, totalizando 926 modelos diferentes de veículos de todas as montadoras e importadoras.

Veja, abaixo, os carros que receberam o Selo Conpet em 2016 (ordem alfabética):

MICROCOMPACTOS

A categoria Microcompactos reúne apenas 5 modelos e suas versões. Entre eles, apenas o Fiat 500 e o Kia Picanto com câmbio automático não receberam o Selo Conpet de eficiência energética.

O recém-lançado Fiat Mobi recebeu a nota máxima "AA" apenas na versão Easy, sem ar-condicionado e sem direção hidráulica, com consumo médio combinado (estrada e cidade) de 9,3 km/l movido a etanol e 13,5 km/l movido a gasolina.

Com os equipamentos básicos de conforto, o consumo do novo compacto da Fiat vai para 8,8 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina). Mesmo assim, o Mobi terá o selo do Conpet em todas as demais versões porque teve uma clasificação A e outra B.

O Chery New QQ, que se tornou brasileiro depois de muito atraso, levou a nota máxima nas duas versões a gasolina, registrando 12,9 km/l. O último modelo da categoria é o pouco visto Smart Fortwo, que cravou média combinada de 13,7 km/l, também com combustível derivado de petróleo.

SUBCOMPACTOS

A categoria Subcompactos Fiat conseguiu a nota máxima AA e o selo do Conpet em versões mais simples, como o Palio com motor 1.0 Fire Evo, e também no Novo Uno Evolution, que é o único da linha equipado com start-stop - sistema que desliga o motor durante as paradas para economizar combustível. O Palio Fire Evo registrou consumo médio combinado de 9,4 km/l (etanol) e 13,4 km/l (gasolina). Já o Novo Uno Evolution aparece com 9,3 km/l (etanol) e 13,5 km/l (gasolina).Já o subcompacto da Volkswagen levou a nota máxima AA em todas as versões, com consumo médio variando de 9,3 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina) no Up! Cross I-Motion (equipado com câmbio automatizado) até 10,2 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina) nos modelos equipados com o motor 1.0 turbo de 3 cilindros (TSI).

COMPACTOS

A Chevrolet estreia não muito bem no ranking de consumo do Inmetro. Modelo mais vendido do Brasil atualmente, o Onix conseguiu o Selo do Conpet apenas nas versões 1.4 com câmbio manual, medindo 8,6 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina). Os modelos 1.0 registraram média pouco menor com etanol (8,4 km/l), mas já foi o suficiente para ficar com a classificação B nos dois tipos de comparação.Nesta categoria, o guardião da eficiência energética é o Peugeot 208, equipado com motor 1.2 de 3 cilindros, que obteve média similar a de veículos híbridos, de 11,2 km/l (etanol) e 15,9 km/l (gasolina).

MÉDIO

Nesta categoria, a Ford se destaca com as versões sedã do Ka. Com motor 1.0, ele apresentou consumo médio de 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina). Outro destaque é o Honda City, empurrado por motor 1.5 e câmbio CVT, com 9,2 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina).O HB20S se valeu do novo motor 1.0 turbo para emplacar também duas notas A, com 9,2 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina). Mas nenhum se equipara aos híbridos Lexus CT200h, com 15 km/l, e Toyota Prius, com 18 km/l, ambos abastecidos com gasolina. O Prius é o mais econômico do Brasil no ranking geral.

GRANDE

Entre os "carros grandes", categorizados pelo Inmetro, três modelos com selo de eficiência possuem o mesmo motor 1.4 turbo: A3 Sedan, Golf Variant e Jetta - todos nacionalizados recentemente. No entanto, nenhum obteve duas notas A.

EXTRA GRANDE

Até a chegada do Prius, o Fusion híbrido era o carro mais econômico do Brasil. Agora ele divide o segundo lugar com o Peugeot 208 1.2, ambos com média de 15,9 km/l, abastecidos com gasolina. Mesmo assim, o Fusion Hybrid é o único da categoria a ter classificação "AA".O Mercedes-Benz Classe C ganhou em abril o motor 1.6 bicombustível e registrou consumo médio de 7,9 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina). O Peugeot 408, com propulsor 1.6 turbo, foi um pouco melhor, com 8,0 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina), no ciclo combinado.

UTILITÁRIO ESPORTIVO COMPACTO

Muitos SUVs conseguiram nota A de consumo dentro da categoria, mas foram poucos os que levaram notas boas no geral também, por isto, apenas 3 modelos receberam o selo de eficiência.

E estes 3 não são bem utilitários, mas versões de compactos que receberam modificações. Isto mostra que, embora estejam na moda, os utilitários esportivos em geral não são tão eficientes em relação a consumo de combustível.

CARGA DERIVADOEstranhamente, a Saveiro aparece como "carga derivado" e ficou entre os mais eficientes, quando equipada com pneus de baixo atrito. As versões cabine dupla Trendline e Highline tiveram consumo médio de 8,0 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina).

OS MAIS 'BEBERRÕES'

Nenhum modelo considerado "utilitário esportivo grande", "fora de estrada", "comercial" ou "picape" ganhou o selo do Conpet de eficência energética.

As piores possíveis notas possíveis - duas vezes "E" - foram dadas aos modelos Subaru WRX STi 2.5, Audi A8 L 6.3, Audi Q5, Dodge Durango, Jaguar XJ, Lexus LS460, Maserati Ghibli, Mercedes-AMG S 63, Rolls-Royce Ghost, Volkswagen Touareg V6, Hyundai Tucson, Jeep Grand Cherokee, Mercedes-AMG GLE 63, Mercedes-Benz GLE 400, Volkswagen Tiguan, BMW X6 M, Jeep Wrangler, Range Rover Sport 5.0, Range Rover Vogue, Mitsubishi Pajero 4x4, Porsche Cayenne Turbo, Porsche Macan Turbo, Chrysler Town & Country, Dodge Journey, Kia Carnival, Peugeot Boxer, Mercedes-Benz Sprinter, Mitsubishi L200 Triton, Audi R8, Ferrari 458 Speciale, Ferrari F12Berlinetta, Lamborghini Aventador, Lamborghini Huracan, Maserati Gran Turismo, Maserati Quattroporte, Porsche Panamera Turbo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica G20 Há 20 Horas

"Fuck you" de Janja a Musk coloca em risco estratégia de Lula com Trump

brasil São Paulo Há 18 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Maíra Cardi revela acordo sexual com Nigro para engravidar

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Luto Há 18 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

esporte Boxe Há 19 Horas

Mike Tyson revela problema de saúde após derrota para Jake Paul: 'Quase morri'

esporte Mercado de Transferências Há 21 Horas

Neymar fora dos planos de Abel: "Palmeiras não é departamento médico"

justica Distrito Federal Há 18 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Casa do autor de ataque em Brasília pega fogo em Santa Catarina