© Reprodução / SBT
Torcedor declarado do Fluminense - nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, como Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930 -, Silvio Santos não poupou esforços para investir no esporte em sua emissora. Ao longo da história, o apresentador e dono do SBT rivalizou com a Globo e adquiriu os direitos de transmissão das Olimpíadas de 1984 e 1996, além das Copas do Mundo entre 1986 e 1998.
Antes de se tornar dono do SBT em 1981, no entanto, ele teve uma experiência profissional na própria Globo. Em 1975, ganhou a concessão de um canal de TV aberta no Rio de Janeiro, a TVS, que se tornaria posteriormente o SBT.
Além dos dois principais eventos esportivos do mundo, o SBT rivalizou com as demais emissoras brasileiras nos anos 1980 e 1990. No canal, foram transmitidos a Copa do Brasil - que registrou, em 1995, 54 pontos de Ibope - e a Fórmula Indy, também em 1995. Silvio Luiz, Osmar de Oliveira e Luciano de Valle, narradores icônicos do futebol brasileiro, foram alguns dos nomes que marcaram a transmissão do esporte na emissora.
Foi pioneiro também na transmissão e criação da Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais, popularmente conhecida por Copa dos Campeões Mundiais. Organizado pelo SBT com a autorização da CBF e da Ferj, foi jogada de 1995 a 1997, entre os clubes brasileiros campeões mundiais - São Paulo, Santos, Grêmio e Flamengo.
Nos dois últimos anos, ele constou oficialmente no calendário da CBF.Nos últimos anos, o SBT retomou o investimento em esportes, com a transmissão da Copa Sul-Americana, Libertadores, Champions League, Europa League e Copa do Nordeste. Além disso, chegou a conversar com os grupos que formam a nova Liga para adquirir direitos do Campeonato Brasileiro, mas as conversas não avançaram.
'PATROCÍNIO' NA CAMISA DO VASCO
Em 2001, na final da Copa João Havelange, o Vasco entrou em campo para a decisão contra o São Caetano estampando a logomarca do SBT em sua camisa. Silvio Santos e a emissora, no entanto, não tiveram influência nesta decisão da diretoria cruz-maltina.
Eurico Mirando, presidente do Vasco, estava insatisfeito com a cobertura da Globo, que transmitia a competição com exclusividade, sobre a queda do alambrado de São Januário, em jogo realizado em 30 de dezembro do ano anterior. A partida foi interrompida e retomada em 18 de janeiro, no Maracanã. As camisas com a marca do SBT, portanto, foram feitas exclusivamente para aquele jogo.
A própria emissora não tinha ciência de que a ação seria feita. Fernando Pelegio, diretor do SBT na época, afirmou ao documentário "A Mão do Eurico" que achava que estava "louco" ao ver a emissora estampando a camisa do clube carioca. "Eu não sei se na Globo acreditam que a gente não sabia, mas realmente não sabíamos de nada", disse.
INVESTIMETNO NO CORINTHIANS
Ele morre no mesmo dia que Fluminense e Corinthians se enfrentam pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto cresceu como torcedor tricolor, Silvio Santos teve no time alvinegro um parceiro para a emissora e exposição de suas marcas. Em seus programas, ele cantava marchinhas do clube paulista, como "Doutor, eu não me engano", e dizia que o SBT era "Corinthiano".
"Ronaldo, vem investir aqui. A Globo tá muito milionária. A Record, é palmeirense. A Band, é são-paulina. E o SBT é Corinthians!", brincou o apresentador durante um de seus programas. Na década de 1980, também divulgou o Carnê Corintião na programação do SBT, que tinha como objetivo a construção do estádio do clube. Em 2009, patrocinou o clube com exibição as logomarcas das empresas Baú, Telesena e PanAmericano.
"Sempre irreverente, nunca escondeu sua paixão pelo Timão. Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano", lamentou o clube, após a morte do apresentador.
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