Botafogo domina o Flamengo, goleia o rival no clássico e reassume a liderança do Brasileiro

O resultado levou o conjunto alvinegro a 46 pontos no Nacional

© Getty Images

Esporte Futebol 19/08/24 POR Estadao Conteudo

Com uma atuação de gala, o Botafogo derrotou o Flamengo por 4 a 1, neste domingo, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), e retomou a liderança do Campeonato Brasileiro. Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins, duas vezes, fizeram os gols do time anfitrião. Bruno Henrique anotou para o conjunto rubro-negro.

PUB

 

O resultado levou o conjunto alvinegro a 46 pontos no Nacional, um acima do Fortaleza, no topo da tabela. Apesar da derrota, o Flamengo manteve a terceira posição, com 41 pontos, levando a melhor sobre o Palmeiras no número de gols marcados (36 a 31).

A partida começou da pior maneira possível para o time do técnico Tite. No primeiro ataque alvinegro, logo aos 2 minutos, Marlon Freitas lançou Mateo Ponte, livre na direita da área, próximo à trave, e o lateral cabeceou no canto esquerdo de Rossi, sem chance para o goleiro: 1 a 0. Dois minutos depois, como se não bastassem os desfalques de nomes como Viña, Cebolinha, Gabigol e Pedro, Arrascaeta sentiu dores no músculo adutor da coxa esquerda e precisou ser substituído.

O gol no início animou ainda mais a equipe da casa. Aos 7 minutos, Marlon Freitas encheu o pé de fora da área e obrigou Rossi a cair no seu canto direito para salvar o Flamengo. Aos 20, Gregore avançou pela direita, sem marcação, e chutou cruzado no canto direito de Rossi, que viu a bola sair rente à trave.

Em melhores condições físicas e com seus titulares em campo, o Botafogo pressionava a saída de bola do rival e criava as melhores chances. O Flamengo sofria com a forte marcação e mal conseguia chegar ao campo de ataque. Quando o Botafogo parecia determinado a ampliar a vantagem, levou um balde de água fria.

Na primeira jogada ofensiva rubro-negra, aos 23 minutos, Léo Ortiz, do campo de defesa, tocou a bola rasteira na intermediária botafoguense. Bruno Henrique ganhou de Mateo Ponte na velocidade e ficou cara a cara com John. O atacante tocou por cima do goleiro, da entrada da área, e empatou a partida.

Com a marcação adiantada, o Flamengo ficou menos exposto e freou o ímpeto botafoguense. A equipe do técnico Artur Jorge trocava passes e ainda segurava a bola no campo de ataque, mas sem oferecer muito perigo. Aos 31 minutos, Cuiabano, no segundo poste, desviou para fora o cruzamento de Savarino da direita. Aos 38, Rossi saiu mal do gol e Igor Jesus estufou a rede, mas a arbitragem marcou impedimento de Gregore na jogada.

O time rubro-negro equilibrou o jogo nos minutos finais do primeiro tempo e quase virou o placar. Aos 40, Ayrton Lucas recebeu passe longo na esquerda e, de fora da área, soltou a bomba, buscando o ângulo direito de John, que desviou a bola para a linha de fundo. Na jogada seguinte, Ortiz, centralizado na intermediária, acionou Carlinhos na direita da área, mas o atacante finalizou por cima do travessão.

No segundo tempo, o Botafogo continuou pressionando, mas errava muitos passes, principalmente no último terço do campo. Quando conseguiu chegar à área, aos 8 minutos, Almada fez boa jogada pela esquerda e chutou a gol. A bola desviou nos três zagueiros rubro-negros e sobrou para Igor Jesus bater forte no meio do gol e colocar o Botafogo à frente: 2 a 1.

Em desvantagem, o Flamengo deixou seu campo defensivo e passou a arriscar mais. David Luiz, em cobrança de falta, e Wesley, em tiro da entrada da área, obrigaram John a trabalhar. Com o jogo aberto, o Botafogo também criou boas chances com Almada e Igor Jesus.

Aos 20 minutos, com auxílio do VAR, a arbitragem flagrou pênalti de Ayrton Lucas em Luiz Henrique. Almada bateu mal, no meio do gol, e Rossi fez a defesa. Aos 22, Luiz Henrique fez a fila na direita, chegou à linha de fundo e tocou no meio da área para Tiquinho Soares, que havia acabado de entrar, mas o atacante isolou a bola com o gol escancarado à sua frente.

Enquanto o Flamengo falhava em armar jogadas no meio, mostrando muita dependência de Léo Ortiz, do outro lado, Luiz Henrique infernizava a defesa rubro-negra, e Rossi evitava uma goleada, salvando investidas de Savarino e Matheus Martins.

O Botafogo sobrava em campo. Aos 38 minutos, Martins entrou livre na área, pela esquerda, e completou o cruzamento de Savarino, da direita, para ampliar a vantagem do Botafogo. Nos acréscimos, o camisa 37 invadiu a área pela esquerda e bateu forte para vencer Rossi e dar números finais ao clássico aos gritos de "olé" da torcida.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 4 x 1 FLAMENGO

BOTAFOGO - John; Mateo Ponte (Tchê Tchê), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Carlos Alberto), Luiz Henrique (Allan), Savarino e Almada (Matheus Martins); Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge.

FLAMENGO - Rossi; Wesley, Fabrício Bruno (Léo Pereira), David Luiz e Ayrton Lucas (Varela); Allan (Lorran), Léo Ortiz, Gerson (Evertton Araújo) e Arrascaeta (Victor Hugo); Bruno Henrique e Carlinhos. Técnico: Tite.

GOLS - Mateo Ponte, aos 2, e Bruno Henrique, aos 23 minutos do primeiro tempo. Igor Jesus, aos 8, e Matheus Martins, aos 38, e aos 48 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Cuiabano, Mateo Ponte, Alexander Barboza e Savarino (Botafogo); Ayrton Lucas e Carlinhos (Flamengo).

ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo (RJ).

RENDA - R$ 1.909.690,00.

PÚBLICO - 25.888 presentes.

LOCAL - Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Investigação Há 15 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Beto Barbosa Há 10 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Harry e Meghan Markle Há 14 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Goiás Há 16 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Viralizou Há 15 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 17 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Vídeo Há 15 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Redes Sociais Há 10 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

lifestyle Culinária de luxo Há 14 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

economia Banco do Brasil Há 16 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento