PRTB lançou Marçal fora da regra do estatuto e até com filiado a outro partido

O estatuto interno da sigla afirma que os votantes têm de ter no mínimo seis meses como filiados no partido

© Renato Pizzutto / Band

Política Eleições 23/08/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cúpula da convenção do PRTB que aprovou o influenciador Pablo Marçal como candidato da sigla a prefeito de São Paulo era formada por pessoas recém-filiadas e até por uma que consta como filiada ao Republicanos.

PUB

 

O estatuto interno da sigla afirma que os votantes têm de ter no mínimo seis meses como filiados no partido. O nome de Marçal foi aprovado por unanimidade na convenção.

A maioria dos membros da comissão provisória municipal, porém, não se filiou durante o prazo estabelecido, de acordo com os registros da Justiça Eleitoral.

O assunto virou munição para adversários no PRTB que buscam impugnar a candidatura de Marçal. O partido vive um racha interno, com trocas de acusações de irregularidades entre aliados e adversários do atual presidente Leonardo Avalanche.

A reportagem vem procurando a assessoria de Marçal, a direção municipal e nacional da sigla desde quarta-feira (21), mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Uma representação que tenta anular a convenção assinada por dois filiados afirma que, "dos cinco membros que compõem a comissão provisória do PRTB em São Paulo, apenas um membro estava apto a votar".

"Diante disso, a ata convencional não reflete a verdadeira realidade do ocorrido na Convenção, devendo ser anulada, pois 4 dos 5 votos não podem ser contabilizados, conforme regras estatutárias", diz o documento.

A reportagem verificou as certidões de filiação dos nomes de comissão provisória e, de fato, encontrou as inconsistências mencionadas.

O vice-presidente da sigla, Maiquel Assis, por exemplo, consta como filiado ao Republicanos na Justiça Eleitoral. À Folha ele disse que não se filiou ao Republicanos, que sua filiação no PRTB foi feita "faz tempo" e que acredita num erro de sistema.

"Isso daí deve ter tido algum equívoco na filiação. A ficha de filiação foi preenchida faz tempo, nunca passei pelo Republicanos, eu fui coordenador estadual do PSC e do PTB", disse.

Os dados da ficha eleitoral não batem com a descrição de Maiquel, Em certidão tirada pela Folha na Justiça Eleitoral, ele aparece como filiado ao Republicanos desde 2023, com passagens anteriores pelo Podemos e pelo PRD.Maiquel afirmou que esse suposto erro aconteceu com outras pessoas do partido também.

A certidão do secretário municipal do partido, Euclides Gonçalves Vieira Filho, por sua vez, indica que a filiação dele à sigla ocorreu em 3 de abril. A convenção de Marçal aconteceu no dia 4 de agosto, logo, apenas quatro meses depois.

A vogal do partido, Paola Kuhn Dopont, filiou-se em 15 de julho, segundo registro eleitoral. Portanto, menos de um mês antes da convenção.

A representação ainda afirma que uma quarta membro do comitê provisório, a tesoureira Livia Fidelix, não estava presente pessoalmente no evento. Um vídeo anexado ao processo mostra o anúncio de que ela acompanharia o evento de forma online.

Estatuto do partido anexado em processo na Justiça Eleitoral afirma que, "se a convenção for realizada por Diretório ou Comissão Provisória Partidária, seja a nível municipal, regional ou nacional, com vistas à escolha de candidatos a cargos eletivos, o filiado com direito a votar ou ser votado deverá possuir filiação mínima de seis meses".

Ana Paula Fuliaro, professora advogada especialista em direito eleitoral, afirma que o descumprimento do estatuto partidário pode gerar impugnação da candidatura do Marçal. "O partido é uma pessoa jurídica e tem que seguir o estatuto dele. Se a regra está no estatuto e foi inserida de um jeito correto, tem que ser aplicada", diz.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Espaço Há 10 Horas

NASA emite alerta para a aproximação de asteroide 2024 ON próximo à Terra

mundo Itália Há 14 Horas

Comissária de bordo morre minutos após avião decolar

mundo Yamaha Há 15 Horas

Presidente da Yamaha Motor foi esfaqueado pela filha nesta madrugada

esporte Paraguai Há 13 Horas

Jogador de 15 anos morre após levar pancadas durante um jogo

mundo Titan Há 13 Horas

Nova imagem do Titan revela detalhes da tragédia do submarino

politica PABLO-MARÇAL Há 12 Horas

Áudio pós-agressão mostra gritos de Datena, indecisão de Marçal e bronca de apresentador

economia PIS-PASEP Há 11 Horas

723 mil pessoas não sacaram o abono PIS-Pasep 2024; veja quem tem direito

fama Richard Gere Há 11 Horas

Richard Gere transforma mansão num 'bunker' ao erguer muros de 4 metros

fama PAOLLA-OLIVEIRA Há 7 Horas

Paolla Oliveira e Yasmin Brunet negam climão no Rock in Rio

fama Miley Cyrus Há 10 Horas

Miley Cyrus é processada por suposto plágio de música de Bruno Mars