As celebrações mais estranhas do mundo
Qual se destaca mais para você?
As celebrações mais estranhas do mundo
Em um planeta com mais de oito bilhões de pessoas, espalhadas por cerca de 195 países, não é de se admirar que existam muitas maneiras estranhas e maravilhosas para as pessoas celebrarem. De batalhas de tomate na Espanha a corridas de esposas na Finlândia, essas tradições oferecem um vislumbre dos aspectos lúdicos, inesperados e, às vezes, francamente peculiares da humanidade.
Intrigado? Clique nesta galeria para descobrir algumas das tradições mais intrigantes do mundo.
© Getty Images
Festival de Omeletes Gigantes, França
O Festival de Omeletes Gigantes em Bessières, França, é uma celebração culinária onde os moradores se reúnem para cozinhar e compartilhar um omelete feito com 15.000 ovos. Reza a lenda que Napoleão Bonaparte, ao visitar a região, gostou tanto de seus ovos que pediu que um omelete gigante fosse preparado para suas tropas.
©
Getty Images
Crianças fumando no Dia de Reis, Portugal
Na aldeia portuguesa do Vale do Salgueiro, os habitantes locais celebram a Epifania, ou Dia de Reis, um feriado cristão, com uma procissão, música, vinho – e dando cigarros às crianças! A tradição de crianças com cigarros existe há tanto tempo que ninguém consegue lembrar de onde veio ou o que deve simbolizar.
©
Getty Images
Regata da banheira, Bélgica
Este evento tradicional envolve uma frota de banheiras flutuantes criativamente decoradas. Os artesanatos exclusivos competem em uma corrida de um quilômetro pelo rio Mosa todo dia 15 de agosto. Prêmios são concedidos para as banheiras mais bem decoradas e para aquelas que melhor correspondem ao tema anual.
©
Getty Images
Lançamento de bandeira, Itália
Para marcar ocasiões especiais na Toscana, os desfiles de rua apresentam o lançamento de bandeiras, uma forma de arte tradicional que remonta aos tempos medievais. Os artistas executam giros coreografados e arremessos com grandes bandeiras, mostrando precisão e habilidade.
©
Getty Images
Festival Thaipusam, Sul da Ásia
O Festival Thaipusam é uma vibrante celebração hindu observada na Malásia, Singapura e Índia todos os anos entre 14 de janeiro e 14 de fevereiro. Parte da celebração inclui devotos perfurando seus corpos com ganchos e espetos como atos de devoção e ação de graças.
©
Getty Images
Caminhada no carvão, China
Na China, há uma tradição na qual futuros pais descalços carregam suas esposas grávidas sobre brasas. Dizem que essa tradição garante uma gravidez bem-sucedida.
©
Getty Images
Noite das Bruxas, República Tcheca
Todos os anos, na noite de 30 de abril, os tchecos se reúnem para construir uma fogueira e queimar uma efígie da bruxa que manteve o inverno por tanto tempo, marcando o fim do clima frio.
©
Getty Images
Apresentação do Peru Nacional de Ação de Graças, EUA
A Apresentação do Peru Nacional de Ação de Graças ocorre durante a semana do Dia de Ação de Graças norte-americano. O presidente dos Estados Unidos perdoa oficialmente um peru vivo, poupando-o de ser abatido para o jantar de Ação de Graças.
©
Getty Images
Carnaval de Ivrea, Itália
O Carnaval de Ivrea comemora uma revolta medieval contra governantes tirânicos. Os participantes se dividem em equipes representando os plebeus e a classe dominante e se envolvem em uma batalha de três dias, simbolizando a luta pela liberdade.
©
Getty Images
Corrida de carregamento de esposas, Finlândia
Dizem que este evento único se originou de uma lenda sobre um ladrão que roubou comida e mulheres de aldeias no final do século XIX. Hoje, competidores do sexo masculino correm por uma pista de obstáculos enquanto carregam uma companheira de equipe.
©
Getty Images
Caber Toss, Escócia
O Caber Toss é um esporte tradicional das Terras Altas que envolve os competidores arremessando uma tora de 5 metros de comprimento. Em contraste com os esportes modernos, o objetivo é sobre a posição em que o poste pousa e não sobre a distância que percorre.
©
Getty Images
Rouketopolemos, Grécia
Rouketopolemos é uma celebração tradicional de Páscoa realizada na cidade de Vrontados. As igrejas rivais Agios Markos e Panagia Erithiani, situadas em encostas opostas, se envolvem em uma batalha de fogos de artifício. Os participantes lançam foguetes caseiros, com o objetivo de atingir a torre sineira da igreja adversária, enquanto as missas da igreja ainda estão em andamento!
©
Getty Images
Dia da Marmota, EUA
Em 2 de fevereiro, Punxsutawney Phil, a marmota, emerge de sua toca na Pensilvânia. Acredita-se que, se ele vir sua sombra, mais seis semanas de inverno estão reservadas a seguir.
©
Getty Images
La Tomatina, Espanha
Na última quarta-feira de agosto, na cidade de Buñol, as pessoas jogam tomates umas nas outras nas ruas. Não se sabe ao certo como a tradição começou, mas há quem diga que ela se originou de uma briga espontânea por comida que eclodiu entre os jovens em meados do século XX.
©
Getty Images
Dia de Verão, Lituânia
O Dia de Verão, ou Joninės em lituano, remonta aos tempos pagãos. Acontece no dia 24 de junho para comemorar o dia mais longo do ano. Fogueiras simbolizam o sol. Músicas e danças folclóricas tradicionais são executadas durante todo o dia e noite.
©
Getty Images
Arremesso de botas, Finlândia
O arremesso de botas é um esporte tradicional finlandês onde os participantes competem para jogar uma bota o mais longe possível. Acredita-se que tenha se originado de comunidades rurais finlandesas como uma forma de passar o tempo e mostrar força e habilidade.
©
Getty Images
Rolamento de queijo, Inglaterra
Uma roda de 3 a 4 quilos de queijo Double Gloucester é enviada rolando pelo Cooper's Hill, que tem 180 metros de comprimento. Os competidores correm atrás e a primeira pessoa a chegar na linha de chegada na base da colina ganha o queijo.
©
Getty Images
El Colacho, Espanha
Desde 1620, os homens da cidade de Castrillo de Murcia se vestem de demônios e pulam sobre fileiras de crianças colocadas em colchões na rua. A festa simboliza a purificação do pecado e oferece proteção para os bebês.
©
Getty Images
Noite dos Radishes, México
No dia 23 de dezembro, em Oaxaca, México, artesãos esculpem intrincadas esculturas em grandes rabanetes. Essas esculturas, conhecidas como nacimientos, retratam cenas de presépios, folclore tradicional mexicano e lendas locais.
©
Getty Images
La Partita a Scacchi, Itália
Em setembro, a cidade de Marostica, na Itália, recebe um festival de estilo medieval chamado LA Partita a Scacchi - um jogo de xadrez jogado com figuras vivas! Introduzida em 1954, a Partita ajudou a restabelecer a identidade cívica de Marostica após a Segunda Guerra Mundial.
©
Shutterstock
Puck Fair, Irlanda
O Puck Fair Festival é um evento anual de três dias em Killorglin, Condado de Kerry, entre 10 e 12 de agosto. É uma das feiras mais antigas da Irlanda e apresenta a coroação de uma cabra da montanha selvagem como "Rei Puck", além de desfiles, música e festividades.
©
Shutterstock
Maypole, Áustria
Na Áustria, um poste alto e decorado chamado maypole é erguido em 1º de maio, simbolizando a chegada da primavera. O mastro é adornado com fitas coloridas, flores e símbolos que representam as tradições locais e o folclore.
©
Shutterstock
Parabenizando toda a família pelo aniversário de uma pessoa, Países Baixos
Nos Países Baixos, é tradição parabenizar toda a família quando um membro comemora seu aniversário. Esta tradição reflete a natureza unida das famílias holandesas e a importância atribuída aos laços familiares e à unidade.
©
Shutterstock
Russefeiring, Noruega
Todos os anos, adolescentes prestes a se formarem no ensino médio celebram o russefeiring, uma celebração de um mês centrada em ônibus de festa e desafios selvagens. A celebração é um rito de passagem para os jovens noruegueses, marcando o fim de seus estudos secundários e a transição para a vida adulta.
©
Shutterstock
Corrida pela cruz, Romênia
No Dia de Reis, na Romênia, uma cruz de madeira é jogada no rio Danúbio, e jovens mergulham nas águas geladas para recuperá-la. Acredita-se que aquele que recuperar a cruz receberá um ano de boa sorte.
©
Shutterstock
Lançamento de canela, Dinamarca
Na Dinamarca, se você estiver solteiro quando completar 25 anos, espere ser mergulhado em canela! A tradição remonta a centenas de anos, quando os vendedores de especiarias ficavam solteiros porque viajavam com muita frequência.
©
Shutterstock
Festival de Ovos Mexidos, Bósnia
Cimburijada, ou o "Festival dos Ovos Mexidos", é celebrado no primeiro dia da primavera na cidade bósnia de Zenica. Os moradores se reúnem nas margens do rio Bosna e comemoram a virada da estação com uma refeição comunitária de ovos mexidos.
©
Shutterstock
Concurso de congelamento de cabelo, Canadá
Esta competição anual envolve participantes sentados em uma fonte termal e esculpindo seus cabelos molhados. Devido ao ar frio, o cabelo congela após cerca de um minuto. O vencedor do melhor penteado congelado ganha um prêmio em dinheiro de CAD$ 2.000.
©
Shutterstock
Monkey Buffet Festival, Tailândia
Todos os anos, o povo de Lopburi se reúne para celebrar com uma festa luxuosa para macacos, com montanhas de frutas, vegetais e guloseimas, homenageando-os como animais sagrados em um espetáculo cultural único.
©
Shutterstock
Polterabend, Alemanha
Na Alemanha, um dia antes de um casamento, cerâmicas e porcelanas são esmagadas por amigos e familiares como forma de afugentar espíritos malignos. Os cacos são tradicionalmente varridos pelo casal recém-casado.
Fontes: (Euronews) (BBC) (Sky News) (National Geographic)
©
Shutterstock
Mundo
Tradições
24/08/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Em um planeta com mais de oito bilhões de pessoas, espalhadas por cerca de 195 países, não é de se admirar que existam muitas maneiras estranhas e maravilhosas para as pessoas celebrarem. De batalhas de tomate na Espanha a corridas de esposas na Finlândia, essas tradições oferecem um vislumbre dos aspectos lúdicos, inesperados e, às vezes, francamente peculiares da humanidade.
Intrigado? Clique nesta galeria para descobrir algumas das tradições mais intrigantes do mundo.
Leia Também: Rússia pede acesso e garantia de direitos a CEO do Telegram preso na França
PARTILHE ESTA NOTÍCIA