Paris tenta manter entusiasmo olímpico durante Paralímpiada: 'O jogo não acabou'

"Os franceses que perderam a chance de ver a Olimpíada ao vivo agora têm uma segunda chance", disse o presidente do Comitê Paralímpico, o brasileiro Andrew Parsons. "Paris estará viva, os ingressos serão acessíveis. É o show perfeito para famílias."

© <p>Getty Images</p>

Esporte Paris-2024 25/08/24 POR Estadao Conteudo

Após os Jogos Olímpicos, o Comitê Organizador de Paris-2024 e o Comitê Paralímpico Internacional lançaram a campanha "O Jogo Não Acabou", com anúncios na capital francesa para incentivar a participação e o acompanhamento do evento, que começa na quarta-feira.

"Os franceses que perderam a chance de ver a Olimpíada ao vivo agora têm uma segunda chance", disse o presidente do Comitê Paralímpico, o brasileiro Andrew Parsons. "Paris estará viva, os ingressos serão acessíveis. É o show perfeito para famílias."

"Queremos usar exatamente a mesma receita", afirmou Tony Estanguet, chefe do Comitê Organizador de Paris-2024. "A Olimpíada foi o jogo de ida e agora vem o jogo de volta com a Paralimpíada. Será igualmente espetacular", completou.

A Place de la Concorde, praça histórica de Paris, está em obras desde o encerramento da Olimpíada, em 11 de agosto. O local, que abrigou skate, break e basquete 3x3, será sede da Cerimônia de Abertura da Paraolimpíada.

Os organizadores prometem um "espetáculo" inovador na primeira vez que a cerimônia de abertura acontece fora de um estádio. A maioria das outras instalações olímpicas permanecerá no local.

No período entre a Olimpíada e a Paralímpiada, a agitação em Paris diminuiu consideravelmente. Em agosto, tradicionalmente, muitos parisienses saem de férias e deixam a cidade. As ruas estão notavelmente mais tranquilas e muitas empresas, incluindo restaurantes, estão fechadas até setembro.

A agitada fan Zone no Parc Monceau tornou-se um espaço tranquilo para atividades familiares. Em vez de esportes ao vivo, as grandes telas exibem filmes e shows. "Passamos de 2.500 visitantes para menos de 100 por dia, a maioria moradores locais", disse Alex Lemaistre, supervisor do local. "Nosso objetivo é manter o espírito olímpico, mas é muito difícil. Agora não temos atletas franceses como Léon Marchand (nadador que ganhou 4 medalhas de ouro) para nos animar."

Apesar do clima mais tranquilo, a segurança continua a ser uma preocupação. Policiais armados patrulham áreas importantes. O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, disse no início desta semana que cerca de 25 mil policiais estarão atuando durante a Paraolimpíada.

Forças policiais também serão mobilizadas durante o revezamento da tocha paraolímpica, que deve chegar no domingo à França vinda de Stoke Mandeville, uma vila inglesa que é amplamente considerada o berço dos Jogos Paralímpicos.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Espaço Há 13 Horas

NASA emite alerta para a aproximação de asteroide 2024 ON próximo à Terra

mundo Itália Há 17 Horas

Comissária de bordo morre minutos após avião decolar

mundo Yamaha Há 17 Horas

Presidente da Yamaha Motor foi esfaqueado pela filha nesta madrugada

esporte Paraguai Há 16 Horas

Jogador de 15 anos morre após levar pancadas durante um jogo

mundo Titan Há 16 Horas

Nova imagem do Titan revela detalhes da tragédia do submarino

politica PABLO-MARÇAL Há 14 Horas

Áudio pós-agressão mostra gritos de Datena, indecisão de Marçal e bronca de apresentador

economia PIS-PASEP Há 14 Horas

723 mil pessoas não sacaram o abono PIS-Pasep 2024; veja quem tem direito

fama Richard Gere Há 13 Horas

Richard Gere transforma mansão num 'bunker' ao erguer muros de 4 metros

fama PAOLLA-OLIVEIRA Há 10 Horas

Paolla Oliveira e Yasmin Brunet negam climão no Rock in Rio

fama Miley Cyrus Há 13 Horas

Miley Cyrus é processada por suposto plágio de música de Bruno Mars