Subversivas? Séries que foram proibidas ou censuradas no mundo!

Saiba porque atrações de sucesso sofreram retaliações.

Subversivas? Séries que foram proibidas ou censuradas no mundo!

Ao longo dos anos, muitas séries de TV populares usaram da liberdade de expressão para abordar os mais diversos temas. Contudo, certos tópicos são considerados ainda tabus em alguns países ou mesmo incomodam governos que não são bem conhecidos por seus regimes democráticos... O que acontece? Episódios dessas atrações são editados ou cortados por serem considerados inapropriados ou ofensivos e, dependendo do "grau de gravidade", programas inteiros passam a ser proibidos nessas nações. Inclusive, teve caso recente no Brasil de atração que foi suspensa!

Tolerância zero, paranoia ou realmente algumas séries pegaram pesado? Na galeria, descubra os motivos que levaram programas amados a serem censurados ou até banidos!

©

NL Beeld

'Modern Family' ('Família Moderna')

Versões específicas do programa foram produzidas para países que não queriam explorar a temática gay, a exemplo do Chile, informou a Variety.

© BrunoPress

'Arquivo X'

O episódio 'Home' foi muito controverso depois de apresentar temas como o inc-sto. Foi banido das reprises na Fox, mas os fãs votaram nele como um dos melhores da série.

© Getty Images

'Peppa Pig'

Acredite ou não, o infantil 'Peppa Pig' teve seus episódios removidos da plataforma de vídeo chinesa Douyin por ser considerado 'um símbolo subversivo da contracultura', segundo o The Guardian.

©

NL Beeld

'Seinfeld'

'Seinfeld' foi fenômeno de audiência na TV, mas também apresentou algumas controvérsias. O episódio 'The Puerto Rican Day' foi omitido das reprises da série de humor.

© Getty Images

'Power Rangers'

Na Malásia, a popular frase 'hora de morfar', usada pelos personagens para ganhar superpoderes, é uma referência à morfina. Por isso, o programa foi proibido no país, de acordo com a CNN.

© Getty Images

'Pokémon'

'Pokémon' é um programa japonês que, às vezes, é censurado nos Estados Unidos. As piadas sexuais, por exemplo, foram omitidas nas transmissões no Ocidente.

© BrunoPress

'Sex and the City'

A série da HBO foi banida na Singapura por retratar as vidas amorosas de quatro amigas. Anos depois, a proibição no país foi suspensa, segundo a BBC.

© BrunoPress

A reunião de 'Friends'

Vários programas sofreram censura pela forma de abordagem de certos temas ou por incluir personas non gratas... Este parece ter sido o caso de 'Friends: Reunion' (2021), especial que sofreu cortes na China. Lady Gaga, Justin Bieber e a banda BTS ficaram de fora na versão chinesa. O que eles fizeram?

Segundo o New York Times, a icônica participação da diva pop cantando 'Smelly Cat', ao lado de Lisa Kudrow, foi excluída por ela ter se reunido em 2016 com Dalai Lama, líder budista do Tibete, que as autoridades chinesas acusam de ser "separatista". E os outros?

©

BrunoPress

A reunião de 'Friends'

Bieber, que aparece na parte do desfile de looks cômicos do especial, terá sido 'castigado' por ter publicado foto, em 2014, de um santuário de Tóquio que presta homenageia vítimas japonesas mortas na Segunda Guerra Mundial, incluindo criminosos de guerra, pelo que a China têm protestado contra as visitas ao monumento. O depoimento do BTS na atração foi apagado supostamente porque o grupo pop da Coreia do Sul se esqueceu de mencionar o sacrifício das tropas da China ao relembrar a dor da Guerra da Coreia - embora as tropas chinesas tenham lutado ao lado da Coreia do Norte. 

© Getty Images

'The Big Bang Theory'/'Big Bang: A Teoria'

Os nerds atrapalhados mais famosos da TV fizeram muito sucesso na China, mas a série de comédia foi subitamente banida sem motivos claros, como mostrou o Huffpost.

© BrunoPress

'South Park'

Em 2019, 'South Park' foi banido da China por episódio em que um dos personagens, Randy Marsh, tenta vender sua marca de maconha no país e vai parar em um campo de trabalhos forçados. O episódio critica a repressão do governo chinês à liberdade de expressão.

© BrunoPress

'South Park'

Além da China, a animação satírica teve episódio cortado pelo canal russo 2X2 por zombar do presidente Vladimir Putin.

© BrunoPress

'13 Reasons Why' ('Os 13 Porquês')

Em 2019, dois anos após o lançamento da primeira temporada, a Netflix cortou uma cena polêmica do drama adolescente. Aliás, desde o início da série, especialistas e espectadores em saúde mental expressaram preocupação sobre a forma como a produção tratava temas obscuros. Na verdade, a intenção da atração era abordar temas difíceis - e muitas vezes tabus -, como agressões sexuais, bullying e suicídio. No entanto, vários estudos revelaram que a série aumentou os pensamentos suicidas em muitas pessoas.

©

BrunoPress

'13 Reasons Why' ('Os 13 Porquês')

A Netflix informou que a decisão de cortar uma cena em particular do programa foi feita 'seguindo o conselho de especialistas médicos', incluindo o diretor médico da Fundação Americana para Prevenção ao Suicídio. No Twitter, o produtor Brian Yorkey explicou que 'essa edição ajudará o programa a fazer o melhor para a maioria das pessoas, ao mesmo tempo em que atenua qualquer risco para espectadores jovens especialmente vulneráveis'.

©

BrunoPress

'13 Reasons Why' ('Os 13 Porquês')

A cena excluída foi a do suicídio da personagem Hannah (papel da atriz Katherine Langford). Agora, o episódio mostra a jovem se olhando no espelho e depois os pais a encontram desacordada na banheira. Antes dessa cena ser cortada do programa, autoridades da Nova Zelândia já haviam proibido menores de idade de assistirem à história sem a supervisão de um adulto, relatou o the Guardian.

© BrunoPress

'Os Simpsons'

É quase impossível falar de programas polêmicos sem mencionar 'Os Simpsons'. Vários países proibiram episódios da série por abordar temas delicados de formas consideradas impróprias.

© BrunoPress

'Yu-Gi-Oh!'

A animação é um programa para crianças, mas o mangá japonês original apresenta temas muito maduros. O conceito do Reino das Sombras foi feito para o público ocidental, com personagens realmente morrendo na série original.

© BrunoPress

'Star Trek'

Famosa no Brasil como 'Jornada nas Estrelas', a série pretendia "ir aonde nenhum homem foi antes", mas o canal NBC se preocupou com a repercussão de um beijo inter-racial dado entre William Shatner e Nichelle Nichols. Eventualmente, o episódio foi ao ar, depois que Shatner sabotou uma tomada alternativa.

© BrunoPress

'Uma Família da Pesada' ('Family Guy')

Além de ter episódios censurados em vários países, a sarcástica animação, famosa no Brasil como 'Uma Família da Pesada', foi banida na Venezuela.

© BrunoPress

'Late Show with David Letterman'

Em 1994, o apresentador entrevistou Madonna em seu talk show. O problema é que a cantora falou 14 vezes o palavrão que começa com a letra 'f'. Isso fez com que o episódio fosse o mais censurado na história do programa. O FCC, órgão da comunicação americana, recebeu numerosas reclamações sobre o tipo de linguagem usado pela estrela.

© BrunoPress

Globo de Ouro de 2003

A transmissão desta premiação foi controversa. Bono estava empolgado demais quando ganhou um prêmio e disparou ao vivo e várias vezes o mesmo infame palavrão que Madonna usou na TV...

© Getty Images

'Ei, Arnold!'

O programa infantil da Nickelodeon foi banido no Quênia, com censores afirmando que que a atração 'glorificava o comportamento homossexual'.

© BrunoPress

'Patriot Act'

No início de 2019, a Netflix excluiu episódio do programa 'Patriot Act' na Arábia Saudita a pedido do governo saudita por abordar o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi. O astro da atração, o comediante Hasan Minhaj, ironizou a explicação dada pelos dirigentes do país acerca da execução do colunista do The Washington Post e ativista pelos direitos humanos.

© Getty Images

'Saturday Night Live'

O elenco dessa atração, exibida há décadas na TV, luta frequentemente contra a censura. Durante os anos 1980, cerca de quatro a cinco esquetes eram cortadas do roteiro.

© Getty Images

'Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo'

Em janeiro de 2020, o especial do Porta dos Fundos foi suspenso na Netflix pela Justiça por insinuar que Jesus teve uma experiência homossexual após 40 dias no deserto. No entanto, o STF decidiu, no dia 3 de novembro de 2020, referendar decisão do ministro Dias Toffoli que liberava a Netflix de exibir a atração. Gilmar Mendes, relator da ação, concluiu que o especial 'não incita violência contra grupos religiosos, mas constitui mera crítica, realizada por meio de sátira, a elementos caros ao Cristianismo'. 

©

Getty Images

'Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo'

O ministro do STF acrescentou que retirar de circulação uma obra somente porque o conteúdo desagrada a uma parte da população é 'incompatível' com a democracia.

Em 2018, o grupo Porta dos Fundos ganhou o Emmy Internacional na categoria Melhor Comédia por outro especial de Natal na Netflix, o 'Se Beber, Não Ceie'.

©

Getty Images

'Game of Thrones'

O episódio de estreia da oitava temporada de 'Game of Thrones', que foi ao ar em 2019, sofreu um corte de seis minutos pelos censores chineses. Como o canal HBO foi banido no país, a série era transmitida exclusivamente em uma única plataforma em que a China tem o poder de decidir o que as pessoas assistem.

 

© BrunoPress

'Game of Thrones'

Os fãs chineses reclamaram dizendo que a censura do governo acabou por cortar muito da ação e cenas-chave ao excluir uma cena violenta e importante, que mostrava uma mensagem dos Caminhantes Brancos.

© BrunoPress

'Capitão América: A Série Animada'

Uma série em desenho animado baseada no personagem Capitão América deveria ter sido lançada em 1998, mas foi cancelada antes de chegar à TV. Embora pareça ter mais a ver com problemas financeiros do que com a censura, os produtores teriam tido problemas com referências relacionadas ao nazismo.

© Getty Images

'Doctor Who'

Em 2011, os censores chineses proibiram 'Doctor Who' por causa de seus temas de viagem no tempo. Na época, foi argumentado que isso desrespeitava a História, mas a proibição acabou sendo suspensa.

© Getty Images

'The Smothers Brothers Comedy Hour'

Richard e Thomas Smothers lutaram com a CBS para o show de variedades ir ao ar na íntegra. Em uma esquete cancelada, que acabou sendo exibida em 1967, eles conseguiram enganar os próprios censores.

© Getty Images

'All in the Family'

Conhecido no Brasil como 'Tudo em Família', a série era estrelada por Carroll O'Connor como Archie Bunker, patriarca de uma família nova-iorquina da classe trabalhadora. Seu personagem disparava expressões racistas, que precisaram ser editadas nas reprises.

© BrunoPress

'TV Nation'

O diretor Michael Moore teve um programa durante o verão de 1994, que não durou muito tempo. Várias coisas foram cortadas da atração por tocar em temas tabus como aborto e controle de natalidade.

© Getty Images

'If I Did It'

Um especial de televisão baseado em O.J. Simpson foi cancelado em 2006, antes mesmo de ir ao ar. A ideia do projeto era explorar um raciocínio 'hipotético' para os assassinatos de Nicole Brown Simpson e Ronald Goldman.

© Getty Images

'Escaping the KKK'

Esta série de documentários não foi ao ar depois de ter sido cancelada pelo A&E. Foi revelado que os produtores da atração pagaram aos membros da KKK (Ku Klux Klan) para obter informações, o que violou a política do canal.

© Getty Images

'All My Babies' M a m a s'

Este reality show girava em torno do falecido rapper americano Shawty Lo e de seus 10 filhos de mães diferentes. O programa foi cancelado após protestos públicos sobre os temas abordados.

© Getty Images

'Good Grief'

Esta série de documentários tinha como foco um necrotério no Texas, mas foi cancelada depois que corpos abandonados foram descobertos e o dono foi preso. Realmente, um pouco mórbido demais.

Leia também: Personagens que foram mortos por causa dos seus intérpretes

© Getty Images

Cultura Séries 26/08/24 POR Notícias Ao Minuto


Ao longo dos anos, muitas séries de TV populares usaram da liberdade de expressão para abordar os mais diversos temas. Contudo, certos tópicos são considerados ainda tabus em alguns países ou mesmo incomodam governos que não são bem conhecidos por seus regimes democráticos... O que acontece? Episódios dessas atrações são editados ou cortados por serem considerados inapropriados ou ofensivos e, dependendo do "grau de gravidade", programas inteiros passam a ser proibidos nessas nações. Inclusive, teve caso recente no Brasil de atração que foi suspensa!

PUB

Tolerância zero, paranoia ou realmente algumas séries pegaram pesado? Na galeria, descubra os motivos que levaram programas amados a serem censurados ou até banidos!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 21 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 16 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 22 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 21 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Televisão Há 20 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Saúde Há 14 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Música Há 22 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 21 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 21 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 20 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)