Crise pode aumentar riscos de problemas cardíacos

Especialista aponta medidas para garantir disposição física e mental durante este período

© DR

Lifestyle Saúde 04/05/16 POR Notícias Ao Minuto

O desemprego, a oscilação no valor do dólar e a inflação tem se refletido como um tsunami na vida dos brasileiros, causando muitas vezes uma perturbação emocional recheada de ansiedade, insônia, estresse e depressão, problemas que podem piorar e muito os indicadores importantes do corpo, como o peso corporal, os níveis de pressão arterial e a liberação excessiva do hormônio cortisol que consequentemente afetam a saúde do coração.

PUB

Segundo uma pesquisa realizada em Cambridge, Inglaterra, em um período de crise, as doenças cardiovasculares sobem 26% nos países mais pobres. O número é quatro vezes superior ao das nações ricas. Outra pesquisa realizada na Argentina que analisou mais de 3.300 prontuários comprovou que o número de infartos mais que dobrou em momentos de crise (1999-2002). Além disso, casos de insuficiência cardíaca também subiram e a mortalidade dos pacientes atendidos aumentou em 20%.

De acordo com o cirurgião cardíaco do hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, quando se tornam frequentes e exagerados, o estresse e a ansiedade podem resultar em arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e até o infarto do miocárdio. Isso porque fortes emoções podem fazer com que o corpo sofra uma descarga de adrenalina que acelera os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial.

Já a depressão, doença que tem como sintomas insônia, tristeza profunda e irritabilidade também pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos, pois o depressivo pode sofrer alterações endócrinas e imunológicas que, em alguns casos, aumentam os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Portanto, o melhor a se fazer é manter a calma e adotar hábitos saudáveis que favorecem o bem-estar neste período de turbulência. “Realizar atividade física ao ar livre, manter as rotinas de alimentação e de sono, não abusar no consumo de bebidas alcoólicas, controlar o peso e se afastar de notícias negativas são ações que ajudam a enfrentar esta fase sem sustos com a saúde”, destaca Sobral.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 20 Horas

Homem sofre ataque cardíaco e morre em sex shop na Espanha

fama Justiça Há 20 Horas

Deolane Bezerra deixa prisão no Agreste de Pernambuco após decisão judicial

mundo Gisèle Pelicot Há 4 Horas

Militar confessa ter estuprado mulher dopada pelo marido no dia do parto

fama Sean Diddy Combs Há 23 Horas

Diddy está "sendo tratado como qualquer outro detido"

justica Tocantins Há 2 Horas

Preso por estupro virtual obrigava vítimas a riscarem seu nome na pele

economia Horário de Verão Há 22 Horas

Economia com horário de verão pode beirar R$ 400 milhões

tech Espaço Há 4 Horas

Há mais água na Lua do que se pensava; entenda

lifestyle Câncer Há 1 Hora

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

fama Jane Fonda Há 21 Horas

Jane Fonda brilha no L'Oreal Paris Fashion Show

fama Rei Carlos III Há 22 Horas

Rei Charles surpreende fã no seu 87.º aniversário; veja o vídeo