Estado de São Paulo concentra mais da metade dos casos de mpox no Brasil

As unidades federativas com mais casos foram: Rio de Janeiro (194), Minas Gerais (50) e Bahia (35)

© Reuters

Brasil Saúde 29/08/24 POR Estadao Conteudo

O Brasil registrou 836 casos confirmados ou prováveis de mpox, a antiga varíola dos macacos, desde o início de 2024, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na terça, 27. Desse total, 427 registros (51,5%) foram no Estado de São Paulo - 112 a mais do que o contabilizado de janeiro a julho.

PUB

 

Depois de São Paulo, as unidades federativas com mais casos foram: Rio de Janeiro (194), Minas Gerais (50) e Bahia (35). Não houve registro de casos confirmados ou prováveis em seis Estados (Roraima, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí e Mato Grosso).

Em relação às cidades, aquelas com mais casos confirmados e prováveis foram: São Paulo (322 registros), Rio de Janeiro (177), Belo Horizonte (43) e Salvador (30).

Ao todo, foram registradas 61 hospitalizações e cinco casos necessitaram de internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

No último dia 14, a mpox voltou a ser classificada como emergência global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) diante de casos confirmados entre crianças e adultos em mais de uma dúzia de países e a disseminação de uma nova forma do vírus.

O ministério informou que está enviado relatórios para a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ligada à OMS, e tem feito treinamentos para agentes e parceiros do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Até o momento, não há registro de óbito por mpox no Brasil em 2024 e nem casos do novo subtipo do vírus.

Em 2022, foram confirmados 10.648 casos da doença no País e 14 pessoas morreram. No ano passado, foram duas mortes e 853 casos - número já quase alcançado nestes oito meses de 2024.

A doença

Os principais sintomas de mpox são lesões na pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. As lesões podem ser planas ou com relevo, com a presença de líquido claro ou amarelado, e tendem a surgir em qualquer parte do corpo, sobretudo no rosto, pés e na palma das mãos.

No geral, a doença se espalha principalmente através do contato próximo com pessoas infectadas, sobretudo por vias sexuais. O intervalo entre o contato com o vírus e o início da manifestação dos sintomas varia entre três e 16 dias.

O perfil dos casos confirmados e prováveis continua sendo de indivíduos do sexo masculino (95,2%) e na faixa etária de 18 a 39 anos (72,1%). Não foram registrados casos em gestantes, e houve apenas uma ocorrência entre um paciente de 0 a 4 anos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Espaço Há 19 Horas

NASA emite alerta para a aproximação de asteroide 2024 ON próximo à Terra

mundo Itália Há 23 Horas

Comissária de bordo morre minutos após avião decolar

mundo Yamaha Há 23 Horas

Presidente da Yamaha Motor foi esfaqueado pela filha nesta madrugada

esporte Paraguai Há 22 Horas

Jogador de 15 anos morre após levar pancadas durante um jogo

mundo Titan Há 22 Horas

Nova imagem do Titan revela detalhes da tragédia do submarino

politica PABLO-MARÇAL Há 20 Horas

Áudio pós-agressão mostra gritos de Datena, indecisão de Marçal e bronca de apresentador

economia PIS-PASEP Há 20 Horas

723 mil pessoas não sacaram o abono PIS-Pasep 2024; veja quem tem direito

fama Richard Gere Há 19 Horas

Richard Gere transforma mansão num 'bunker' ao erguer muros de 4 metros

fama PAOLLA-OLIVEIRA Há 16 Horas

Paolla Oliveira e Yasmin Brunet negam climão no Rock in Rio

fama Miley Cyrus Há 19 Horas

Miley Cyrus é processada por suposto plágio de música de Bruno Mars