Seca faz rio na Amazônia atingir menor nível da história

O número negativo não significa que o rio esteja sem água, explica o SGB. Na realidade, o índice indica que a água está abaixo do nível de referência definido em cada estação de medição. No caso do trecho em questão, também foi registrado um número negativo em 2023, com -72 cm.

© Shutterstock

Brasil Amazônia 31/08/24 POR Estadao Conteudo

O Rio Solimões chegou ao menor nível da história no trecho que passa pela cidade de Tabatinga, no Amazonas, de acordo com relatório divulgado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB) nesta sexta-feira, 30. O nível medido do rio foi de -94 cm. Antes, o nível mais baixo registrado nesse trecho havia sido de -86 cm, em 2010.

O número negativo não significa que o rio esteja sem água, explica o SGB. Na realidade, o índice indica que a água está abaixo do nível de referência definido em cada estação de medição. No caso do trecho em questão, também foi registrado um número negativo em 2023, com -72 cm.

"O Solimões chegou às cotas mais baixas de maneira antecipada", afirmou o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus (SUREG-MA), Andre Martinelli, em comunicado do SBG. "Nas duas únicas vezes em que observamos cotas negativas, 2010 e 2023, a mínima foi atingida somente em outubro. Por essa análise, e diante da previsão de chuvas abaixo do esperado para as próximas duas semanas, as projeções indicam que o cenário pode se agravar".

A situação crítica no Solimões pode influenciar outros rios da região, pois o rio está na cabeceira da Bacia do Amazonas. De acordo com o boletim hidrológico, os rios Acre e Madeira também registraram medições particularmente baixas.

Segundo especialistas, o aquecimento global vai tornar os extremos climáticos cada vez mais graves e frequentes. A floresta tem enfrentando estiagens severas, o que a torna mais suscetível a queimadas. No primeiro semestre, a Amazônia bateu recorde de focos de incêndio.

No Madeira em Porto Velho, o nível estava em 134 cm, o segundo menor já registrado. A água desceu 7 cm em uma semana. A pior medição ocorreu no ano passado, quando a água bateu em 110 cm. Já no trecho do Rio Acre na cidade de Rio Branco, a medição foi de 131 cm, a terceira menor da série histórica. Os piores níveis ocorreram em 2022 e 2016.

O relatório também aponta situação preocupante nos rios Amazonas e Negro. No primeiro, o nível da água desceu 18 cm em Itacotiara (AM) e 14 cm em Parintins (AM), atingindo patamar abaixo da normalidade do período. No Rio Negro, a descida foi de 10 cm em Barcelos (AM). Isso faz com que o nível d'água esteja 40 cm abaixo do normal naquele trecho.

"No baixo Amazonas, onde estão as cidades de Itacoatiara e Parintins, também existe maior chance de observarmos cotas críticas, visto que o Madeira também está caminhando para níveis históricos", afirmou Martinelli.

O documento analisou o período de 30 de julho a 28 de agosto de 2024. Esse mês foi de chuvas abaixo do normal em várias bacias da região amazônica.

Na semana passada, o SGB havia divulgado previsões de quais rios poderiam atingir as cotas mínimas em 2024. O trecho do Solimões em Tabatinga foi um dos quais o serviço emitiu alerta. Também há risco de seca histórica no Solimões em Fonte Boa (AM, 53% de ficar abaixo do mínimo histórico) e em Itapéua (AM, 31%). Em Beruri (AM), o rio Purus tem 34% de probabilidade de atingir o mínimo histórico. Em Manaus (AM), o rio Negro tem 16% de probabilidade e em Itacoatiara (AM), o rio Amazonas tem 14%.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 14 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

economia 13º salário Há 21 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 21 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

mundo Bitcoin Há 20 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 20 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Elie Há 21 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

fama Kate Cassidy Há 21 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

mundo Krish Arora Há 13 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 15 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 19 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga