Os esportes mais novos (e os mais antigos) das Olimpíadas modernas
Alguns desses eventos podem surpreendê-lo!
Os esportes mais novos (e os mais antigos) das Olimpíadas modernas
De quatro em quatro anos, o mundo prende a respiração enquanto os atletas mais prestigiados do planeta competem no evento esportivo mais difícil da história: os Jogos Olímpicos. Mas você sabia que as Olimpíadas modernas como as conhecemos hoje só foram introduzidas em 1896, depois que foram proibidas pelo imperador romano Teodósio I em 393 d.C.? Mas quais são os esportes mais antigos a aparecer nas Olimpíadas desde que ela renasceu? E quais foram as novas inclusões na lista?
Clique na galeria a seguir e prepare-se para a maior competição da Terra!
© Getty Images
Atletismo
Um dos esportes mais antigos da história a aparecer nos Jogos Olímpicos é o atletismo, que inclui eventos como corrida, salto e arremesso. O esporte tem raízes na Grécia Antiga, que remontam à primeira Olimpíada realizada em 776 a.C., e permanece uma pedra angular do evento desde seu renascimento em 1896.
©
Getty Images
Wrestling
O wrestling, também chamado de luta olímpica, foi introduzido nas Olimpíadas antigas em 708 a.C. e, assim como o atletismo, também apareceu nas primeiras Olimpíadas modernas, em 1896. A disciplina de wrestling apresenta dois estilos distintos: o greco-romano e o estilo livre.
©
Getty Images
Boxe
O boxe foi introduzido nas antigas Olimpíadas em 688 a.C., e tornou-se parte do programa olímpico moderno em 1904. O esporte combina força física, estratégia e resistência, tudo em uma emocionante competição de habilidade e resistência.
©
Getty Images
Hipismo
Os esportes equestres, que foram incluídos pela primeira vez em 680 a.C., já fizeram parte das corridas de carruagens nas antigas Olimpíadas. O hipismo moderno foi introduzido em 1900, apresentando toda uma gama de disciplinas, incluindo adestramento (performance e exposição de equitação), salto em show e eventos (cavalo e cavaleiro em competição contra outros).
©
Getty Images
Pentatlo
O antigo pentatlo é um dos esportes mais intensos a aparecer nas Olimpíadas. Em 708 a.C., incluía corrida, salto, luta livre, lançamento de disco e dardo. O pentatlo moderno, introduzido em 1912, compreende esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida, que testam as diversas habilidades dos atletas.
©
Getty Images
Natação
Os eventos de natação fazem parte das Olimpíadas desde os primeiros Jogos modernos, em 1896. Essas competições, que são realizadas em várias braçadas e distâncias, testam a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas na água. O esporte é marcado como um dos eventos característicos do programa olímpico.
©
Getty Images
Ginástica Artística
A ginástica tem origens que remontam à Grécia antiga, mas foi destaque pela primeira vez nas Olimpíadas em 1896. O esporte reúne rotinas e performances complexas em uma vitrine de arte, força, flexibilidade e ritmo.
©
Getty Images
Esgrima
A esgrima, incluída no programa desde as Olimpíadas de 1896, reflete a arte histórica da esgrima. A esgrima olímpica moderna possui três armas: florete, espada e sabre, que exigem agilidade e precisão dos atletas.
©
Getty Images
Ciclismo
As Olimpíadas modernas inaugurais em 1896 introduziram o ciclismo pela primeira vez também, e agora inclui uma infinidade de eventos, como ciclismo de estrada, ciclismo de pista e mountain bike. O esporte abrange vários terrenos e é realmente um desafio para a resistência dos atletas.
©
Getty Images
Tiro Esportivo
Destaque desde as Olimpíadas de 1896, o tiro esportivo é um teste de precisão e controle em eventos como rifle, pistola e espingarda. Este esporte continua sendo uma competição olímpica clássica, com uma rica tradição e diversas disciplinas.
©
Shutterstock
Levantamento de Peso
O levantamento de peso estreou nos Jogos Olímpicos de 1896 e é uma vitrine da força dos atletas através de dois levantamentos principais: o arranco e o arremesso. Espera-se que os atletas destaquem seu poder explosivo e técnica, com levantadores competindo em diferentes categorias de peso.
©
Getty Images
Remo
As Olimpíadas viram o remo introduzido pela primeira vez em 1900. O esporte agora envolve eventos individuais e por equipes. Curiosamente, o remo estava programado para estrear nos Jogos Olímpicos de 1896, mas o evento foi cancelado devido ao mau tempo.
©
Getty Images
Vela
Assim como o remo, a vela também estava programada para estrear nos Jogos Olímpicos de 1896, mas o mau tempo alterou esses planos. A modalidade, que envolve a navegação de barcos por percursos marcados por boias, conseguiu estrear quatro anos depois e está presente em todos os eventos olímpicos desde então.
©
Getty Images
Tênis
O tênis fazia parte do programa olímpico moderno desde 1896, mas o esporte foi abandonado em 1924 devido a disputas sobre a definição de jogadores "amadores". O tênis foi totalmente reintroduzido em 1988 e agora apresenta eventos simples e em duplas que exigem agilidade e proeza tática.
©
Getty Images
Futebol
O futebol foi introduzido nas Olimpíadas de 1900. Os torneios olímpicos de futebol apresentam equipes masculinas e femininas de todo o mundo, em uma demonstração de habilidade, trabalho em equipe e apelo universal do esporte.
©
Getty Images
Tiro com Arco
O tiro com arco, que envolve disparar flechas em um alvo a partir de distâncias definidas, apareceu pela primeira vez nas Olimpíadas de 1900. O esporte passou por muitas turbulências nos 70 anos seguintes, durante os quais não apareceu nas Olimpíadas por meio século. Ele foi finalmente reintroduzido em 1972 e tem testado o foco e a precisão dos atletas desde então.
©
Getty Images
Golfe
O golfe foi destaque nas Olimpíadas de 1900 e só foi incluído no programa novamente em 1904, antes de ser cancelado devido à falta de inscrições. Depois de mais de um século, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu restabelecer o esporte para os Jogos Olímpicos de 2016, e ele tem sido destaque desde então.
©
Getty Images
Rúgbi
O rúgbi em seu formato tradicional foi incluído pela primeira vez nas Olimpíadas de 1900 e foi visto pela última vez no programa em 1920. Depois de quase uma década de tentativas fracassadas de reintroduzir o esporte, as Olimpíadas de 2016 finalmente viram o não tradicional Rugby Sevens incluído no programa.
©
Getty Images
Polo Aquático
O polo aquático foi introduzido no programa em 1900. É um esporte aquático coletivo que combina natação, manuseio de bola e estratégia. Os jogadores têm como objetivo marcar gols jogando uma bola na rede da equipe adversária, tudo como um destaque de resistência, habilidade e trabalho em equipe.
©
Getty Images
Hóquei sobre grama
O hóquei sobre grama estreou nos Jogos Olímpicos de 1908 como um esporte exclusivo para homens. As mulheres foram autorizadas a competir apenas a partir de 1980. O esporte é jogado em equipes sobre grama natural ou artificial.
©
Getty Images
Vôlei
O vôlei é uma das inclusões mais recentes nos Jogos Olímpicos, tendo sido introduzido apenas em 1964, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Desde sua introdução, apenas três países ganharam várias medalhas de ouro no torneio masculino: Brasil, Estados Unidos e a antiga União Soviética.
©
Getty Images
Basquete
O basquete costumava ser um evento de demonstração não oficial nas Olimpíadas de 1904 e 1924, mas depois se tornou um esporte masculino formal em 1936 na Alemanha. O basquete feminino só estreou 40 anos depois, nos Jogos Olímpicos de 1976.
©
Getty Images
Canoagem
A canoagem foi introduzida nos Jogos Olímpicos de 1936. Esse esporte aquático envolve a navegação de barcos através de percursos em águas planas ou brancas (corredeiras), testando a força e a técnica dos atletas em eventos individuais e por equipes.
©
Getty Images
Skate
Um dos esportes mais novos nos Jogos Olímpicos é o skate, que estreou muito recentemente nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. O esporte envolve competidores realizando manobras em um skate. Os atletas são julgados com base em uma mistura de criatividade, estilo e habilidade técnica.
©
Getty Images
Escalada
A escalada esportiva é outro evento que estreou nas Olimpíadas em 2020. Consiste em três modalidades: escalada em velocidade, boulder e guiada. Na escalada em velocidade, os atletas correm em uma rota fixa. Boulder envolve escalar rotas mais curtas e complexas, sem cordas. A escalada guiada testa principalmente a resistência à medida que os escaladores sobem o mais alto possível em uma rota fixa dentro de um limite de tempo.
©
Getty Images
Karatê
O karatê também foi incluído pela primeira vez no programa olímpico em 2020. Possui dois tipos principais de competição: kata (uma demonstração solo de movimentos coreografados de artes marciais) e kumite (luta entre dois competidores). Ambas as disciplinas são fortemente julgadas com base na forma e na técnica.
©
Getty Images
Ciclismo BMX Freestyle
O Freestyle BMX apresenta atletas realizando truques e saltos em pistas especialmente projetadas com rampas e obstáculos, tudo na tentativa de destacar criatividade e ousadia. O esporte estreou nas Olimpíadas de 2020.
©
Getty Images
Breaking (breakdance)
Embora não haja muitos esportes que ainda não estrearam nas Olimpíadas, há alguns que finalmente entraram no programa para as Olimpíadas de 2024. O breaking, ou breakdance, é um desses esportes. Envolve uma forma competitiva de dança de rua onde os participantes executam movimentos de dança acrobática e rítmica em uma vitrine de atletismo e expressão pessoal.
©
Getty Images
Kitesurf
Desde 1900, a vela tem evoluído continuamente para apresentar categorias de barcos que são populares dentro do esporte, e o kitesurf agora deve se juntar à programação em 2024. O kitesurf exige que os atletas se equilibrem em pranchas e se agarrem a uma grande pipa que captura o vento, impulsionando-os ao longo da água a velocidades que podem chegar a 74 km/h.
©
Getty Images
Esqui de Montanha
Embora não haja muitos esportes programados para estrear no futuro, o esqui de montanha está programado para se juntar ao programa nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. A disciplina terá vários formatos que testam a resistência dos atletas e a eficiência com que eles são capazes de transitar entre a escalada e o esqui.
Fontes: (Olympics) (Stacker) (Topend Sports) (The Open University) (History) (Britannica)
©
Getty Images
Esporte
Jogos olímpicos
01/09/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
De quatro em quatro anos, o mundo prende a respiração enquanto os atletas mais prestigiados do planeta competem no evento esportivo mais difícil da história: os Jogos Olímpicos. Mas você sabia que as Olimpíadas modernas como as conhecemos hoje só foram introduzidas em 1896, depois que foram proibidas pelo imperador romano Teodósio I em 393 d.C.? Mas quais são os esportes mais antigos a aparecer nas Olimpíadas desde que ela renasceu? E quais foram as novas inclusões na lista?
Clique na galeria a seguir e prepare-se para a maior competição da Terra!
Leia Também: Mesa-tenista realiza sonho alimentado nos Jogos do Rio e luta por medalha em Paris
PARTILHE ESTA NOTÍCIA