Fazenda projeta PIB mais próximo de 2,9% no ano

O PIB brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro

© Pixabay

Economia PIB 04/09/24 POR Estadao Conteudo

Com o forte avanço do PIB no segundo trimestre, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda informou nesta terça, 3, que deve aumentar sua projeção para o ritmo de crescimento da economia no ano de 2,5% para um nível próximo dos 2,9% registrados em 2023. "Prospectivamente, o ritmo de crescimento deve seguir acentuado, ainda guiado por impulsos vindos do mercado de trabalho aquecido e pelas melhores condições de crédito a famílias e empresas comparativamente ao ano anterior", afirmou a SPE, em nota.

PUB

 

O PIB brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro, mais do que indicava a mediana da pesquisa Projeções Broadcast, de 0,9%, e a projeção da própria secretaria, de 1,1%. Esse resultado vai representar um carrego estatístico positivo de 2,5% - ou seja, significa que o PIB de 2024 crescerá 2,5% mesmo que fique estável nesta segunda metade do ano.

Segundo a SPE, os números indicam que os setores mais sensíveis ao ciclo de política monetária e crédito devem continuar direcionando o crescimento da economia, compensando parcialmente as expectativas de queda do PIB agropecuário, de desaceleração da produção extrativa e a menor contribuição do setor externo.

Selic

Questionado sobre as avaliações de que o forte crescimento do PIB no segundo trimestre pode aumentar a pressão sobre o Banco Central na definição da taxa básica de juros, o secretário executivo da Fazenda, Dario Durigan, ressaltou o esforço feito para, segundo ele, dar credibilidade ao equilíbrio fiscal.

"É importante que a credibilidade fiscal e o equilíbrio fiscal que a gente tem buscado com tanta ênfase no Ministério da Fazenda deem condições para que o BC tome sua decisão, respeitada sua competência, observando a consolidação e o avanço fiscal do País", disse Durigan, em entrevista à CNN Brasil.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC volta a se reunir neste mês, e cresce a expectativa no mercado de que o colegiado aprovará alta entre 0,25 e 0,5 ponto porcentual para a Selic - que está hoje em 10,5% ao ano.

Leia Também: Boulos defende câmeras corporais e armas 'adequadas' para a GCM

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados 22/12/24

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos