30 mentiras que as pessoas ainda acreditam (inclusive você)!

Em quantas delas você acredita?

30 mentiras que as pessoas ainda acreditam (inclusive você)!

Você já aprendeu algo e depois percebeu que era simplesmente uma lenda com pouca ou nenhuma verdade por trás disso? Sim, há mitos em todo o mundo, e muitas vezes nos dizem coisas que não são realmente fatos. Desde a crença de que morcegos são cegos até a ideia de que depilar as axilas faz com que os pelos cresçam mais grossos, somos constantemente bombardeados com informações que, ao serem analisadas de perto, se revelam falsas.

Nesta galeria, exploraremos 30 mitos comuns e as verdades por trás de cada um deles.

©

Shutterstock

Mito: Se você sair com o cabelo molhado, ficará doente

Verdade: A Mayo Clinic esclarece que resfriados são causados por vírus, e não podem ser contraídos apenas por sair com o cabelo molhado. Resfriados são transmitidos por meio de fluidos corporais, e não pela umidade do cabelo.

©

Shutterstock

Mito: Usamos apenas 10% do nosso cérebro

Verdade: O neurologista Barry Gordon disse à Scientific American que os humanos utilizam virtualmente todas as partes do cérebro e que ele está ativo quase o tempo todo.

©

Shutterstock

Mito: Morcegos são cegos

Verdade: Morcegos podem, de fato, ver! Segundo Rob Mies, ex-diretor executivo da Organização para a Conservação dos Morcegos, esses animais podem enxergar três vezes melhor que os humanos.

©

Shutterstock

Mito: A Grande Muralha da China é a única estrutura feita pelo homem visível do espaço

Verdade: De acordo com a NASA e Yang Liwei, um astronauta chinês, a estrutura não é realmente visível do espaço.

©

Shutterstock

Mito: Se você tocar em um filhote de pássaro, a mãe o abandonará por causa do cheiro

Verdade: De acordo com a Scientific American, essa afirmação é um mito. Também foi dito que os animais selvagens em geral criam laços rapidamente com seus filhotes e, portanto, não os abandonam facilmente.

©

Shutterstock

Mito: A memória de um peixe dourado dura apenas alguns segundos

Verdade: Este mito é absolutamente falso e, na realidade, estudos indicam que peixes dourados podem ter uma memória de até cinco meses!

©

Shutterstock

Mito: É possível "desintoxicar" seu corpo de toxinas e parasitas bebendo certos chás

Verdade: Chás não são capazes de desintoxicar ou curar o corpo de toxinas. De acordo com a Vox, a menos que você seja um dependente químico ou esteja em risco de intoxicação por álcool, não há necessidade real de fazer um detox.

©

Shutterstock

Mito: Você pega verrugas de sapos e rãs

Verdade: Segundo a National Geographic, esse rumor provavelmente se originou do fato de que os sapos têm protuberâncias semelhantes a verrugas na pele, mas elas são apenas glândulas e não secretam nada que possa causar verrugas. Verrugas são causadas apenas por vírus humanos.

©

Shutterstock

Mito: Einstein era um aluno ruim que reprovou em matemática

Verdade: Esse rumor amplamente difundido foi desmentido pelo próprio Einstein em 1935, quando ele disse a um rabino em Princeton que havia dominado cálculo diferencial e integral antes dos 15 anos de idade.

©

Shutterstock

Mito: As pessoas na Idade Média acreditavam que a Terra era plana

Verdade: O historiador Jeffrey Burton Russell afirmou que "com extraordinariamente poucas exceções, nenhuma pessoa com alguma educação na história da civilização ocidental, a partir do terceiro século a.C., acreditava que a Terra era plana."

©

Shutterstock

Mito: Touros ficam irritados quando veem a cor vermelha

Verdade: Surpresa! Touros e outros bovinos são, na verdade, daltônicos. Segundo a Live Science, o animal provavelmente fica irritado com o movimento da capa, enquanto o matador a balança, e não com a cor dela.

©

Shutterstock

Mito: Napoleão era muito baixo

Verdade: Napoleão provavelmente tinha uma altura média para sua época. Historiadores supõem que esse mito específico surgiu das caricaturas do general desenhadas por James Gillray no início dos anos 1800.

©

Shutterstock

Mito: Cortar ou raspar o cabelo faz com que ele volte a crescer mais grosso

Verdade: Raspar o cabelo não muda sua cor, nem afeta a taxa de crescimento ou a espessura, de acordo com a Mayo Clinic. O que acontece ao raspar é que o cabelo fica com uma ponta mais reta, e para alguns, pode parecer mais áspero quando volta a crescer.

©

Shutterstock

Mito: O raio não atinge o mesmo lugar duas vezes

Verdade: Em 2003, a NASA desmentiu esse mito e afirmou que, além de relâmpagos atingirem o mesmo lugar mais de uma vez, isso ocorre cerca de um terço das vezes.

©

Shutterstock

Mito: O MSG (glutamato monossódico) é venenoso

Verdade: O MSG (glutamato monossódico) é comum em alimentos processados, mas não é venenoso. Ele é frequentemente encontrado em alimentos considerados "ruins" para você por serem ricos em gordura e sódio, mas o MSG em si não é prejudicial.

©

Shutterstock

Mito: As moscas vivem apenas 24 horas

Verdade: O ciclo de vida das moscas pode variar bastante. Elas podem viver de poucos dias a vários anos, dependendo da espécie e das condições. Mesmo a mosca doméstica comum pode viver até um mês.

©

Shutterstock

Mito: É ruim acordar um sonâmbulo

Verdade: Vá em frente e acorde o sonâmbulo! Inclusive, eles estão mais propensos a se machucarem se estiverem "dormindo" em movimento.

©

Shutterstock

Mito: Derrubar um centavo de uma grande altura pode matar alguém

Verdade: Um centavo é, na verdade, pequeno e plano demais para atingir uma velocidade suficiente para causar um impacto fatal, segundo a Scientific American. Se você fosse atingido por uma moeda em queda, provavelmente seria apenas um incômodo menor, e não algo sério.

©

Shutterstock

Mito: George Washington tinha dentes de madeira

Verdade: Washington realmente sofreu com problemas dentários, de acordo com historiadores da Biblioteca de Washington. No entanto, suas dentaduras eram compostas de marfim, ouro, chumbo e até mesmo de outros dentes humanos, e não de madeira.

©

Shutterstock

Mito: Estalar os dedos faz com que eles fiquem maiores e causa artrite

Verdade: A Harvard Medical School nos informa que estalar os dedos não aumenta o risco de desenvolver artrite. O barulho de estalo é simplesmente o colapso de bolhas de gás.

©

Shutterstock

Mito: Você precisa beber exatamente oito copos de água por dia

Verdade: Esta não é necessariamente uma regra rígida e, segundo a Mayo Clinic, a quantidade de água que uma pessoa realmente precisa diariamente depende de diferentes fatores, como saúde geral, níveis de atividade e o local onde você vive.

©

Shutterstock

Mito: Você vai ter cãibras se nadar logo após comer

Verdade: Apesar do que seus pais possam ter lhe dito quando você era criança, isso é falso. Embora o corpo precise de sangue extra para digerir alimentos, não é o suficiente para impedir que os músculos nas extremidades funcionem corretamente.

©

Shutterstock

Mito: Beber álcool aumenta a temperatura do seu corpo

Verdade: O álcool pode criar uma sensação de calor, mas, na realidade, ele pode diminuir a temperatura central do corpo. Isso ocorre porque o álcool dilata os vasos sanguíneos na pele, o que aumenta a perda de calor. Estudos, incluindo aqueles publicados na revista Alcohol, confirmam que, apesar da sensação de aquecimento, o efeito real é uma redução na temperatura central do corpo.

©

Shutterstock

Mito: O açúcar causa hiperatividade em crianças

Verdade: Embora muitos pais evitem dar açúcar aos filhos com medo de que isso os torne hiperativos, isso é apenas um mito. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que o açúcar na dieta das crianças não afeta seu comportamento.

©

Shutterstock

Mito: Adicionar sal à água faz com que ela ferva mais rapidamente

Verdade: Embora a temperatura da água salgada aumente mais rapidamente do que a da água pura, ela ainda tem um ponto de ebulição mais alto devido à maior massa, de acordo com a professora universitária Lesley-Ann Gildings e a LiveScience. Em resumo, a água salgada não ferve mais rapidamente.

Fontes: (BuzzFeed) (Siliconrepublic) (Best Life)

 

©

Shutterstock

Lifestyle Crenças 06/09/24 POR Notícias Ao Minuto


Você já aprendeu algo e depois percebeu que era simplesmente uma lenda com pouca ou nenhuma verdade por trás disso? Sim, há mitos em todo o mundo, e muitas vezes nos dizem coisas que não são realmente fatos. Desde a crença de que morcegos são cegos até a ideia de que depilar as axilas faz com que os pelos cresçam mais grossos, somos constantemente bombardeados com informações que, ao serem analisadas de perto, se revelam falsas.

PUB

Nesta galeria, exploraremos 30 mitos comuns e as verdades por trás de cada um deles.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica QUAEST-PESQUISA Há 12 Horas

Pesquisa Quaest aponta cenário apertado na disputa por SP; veja

mundo Itália Há 12 Horas

Babá de 22 anos é presa após corpos de bebês serem achados em seu quintal

fama ALEXANDRE-CORREA Há 14 Horas

Alexandre Correa detona festa de noivado de Ana Hickmann e pede justiça

fama EUA Há 14 Horas

Bailarina e mãe morrem com apenas um dia de diferença

tech X-JUSTIÇA Há 9 Horas

X (ex-Twitter) voltou no Brasil. Ou quase isso. Entenda a polêmica

mundo EUA Há 14 Horas

Casal morre afogado no Havaí durante férias e deixa filho de 18 meses

justica Araxá Há 13 Horas

Jovem de 21 anos se perde das amigas e é estuprada por dois homens em MG

politica Justiça Há 12 Horas

Qual a participação de Marçal em furto a banco e por que o caso prescreveu? Entenda

fama Família real Há 15 Horas

Príncipe Harry herda mais de R$ 55 milhões ao completar 40 anos

fama Educação Há 4 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Ronaldo e Georgina Rodríguez