Paraguai encerra tabu de 16 anos e derrota o Brasil pelas Eliminatórias

O resultado representou a quebra de uma escrita que já durava 16 anos

© Getty Images

Esporte Copa do Mundo 11/09/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com o Brasil novamente com dificuldades para criar jogadas no meio de campo e conseguir levar perigo ao gol adversário, o Paraguai venceu o confronto entre as duas seleções nesta terça-feira (10) por 1 a 0 no Defensores del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026.

PUB

 

O resultado representou a quebra de uma escrita que já durava 16 anos. O Brasil não terminava os 90 minutos com uma derrota contra o Paraguai desde 2008, quando perdeu por 2 a 0 em partida pelas Eliminatórias para a Copa de 2010 também no Defensores del Chaco, com gols de Roque Santa Cruz e Cabanas.

Desde então, foram dez partidas entre as duas seleções, com cinco vitórias do Brasil e cinco empates.

Dois dos empates, em 2011 e 2015, contudo, resultaram na eliminação do Brasil pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América, na disputa de pênaltis.

No último confronto antes da partida desta terça, Brasil e Paraguai se enfrentaram na fase de grupos da Copa América nos Estados Unidos, quando a equipe comandada por Dorival Júnior venceu sem dificuldades por 4 a 1, com gols de Vinicius Junior (duas vezes), Savinho e Lucas Paquetá.

O Brasil tem um amplo domínio contra a seleção paraguaia. As duas equipes já se enfrentaram 84 vezes na história, com 50 vitórias da seleção brasileira, 22 empates e apenas 12 triunfos do Paraguai.

Na sexta-feira (6), pela sétima rodada das Eliminatórias, o Brasil havia vencido o Equador por 1 a 0, encerrando uma incômoda sequência de três derrotas seguidas no torneio, mas com uma atuação pouco inspirada dos jogadores brasileiros, que ouviram vaias da torcida que lotou o Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

No jogo contra o Paraguai, Dorival optou por sacar do time Luiz Henrique, do Botafogo, para iniciar a partida com Endrick, ao lado dos companheiros de Real Madrid Vinicius Junior e Rodrygo.

Com uma marcação firme da zaga paraguaia e a falta de criatividade dos meias brasileiros, a equipe comandada por Dorival Júnior voltou a ter dificuldades para manter a posse de bola e criar chances de perigo contra o gol adversário.

O único gol do jogo saiu aos 18 minutos dos pés do meia Diego Gómez. O jogador do Inter Miami dominou na entrada da grande área brasileira, se livrou com facilidade da marcação de Bruno Guimarães e acertou um belo chute de trivela no canto direito, sem chance de defesa para o goleiro Alisson.

O Brasil quase conseguiu o empate cinco minutos depois com Guilherme Arana. O lateral-esquerdo do Atlético-MG recebeu passe dentro da área após boa jogada de Vinicius Junior, mas teve o chute interceptado em cima da linha pela zaga paraguaia.

Na volta para o segundo tempo, entraram Luiz Henrique no lugar de Bruno Guimarães e João Pedro no de Endrick.

As mudanças surtiram efeito em um primeiro momento e a equipe brasileira voltou melhor para a etapa complementar, pressionando o Paraguai em seu campo com jogadas pelas pontas, em especial pela direita com o atacante destaque do Botafogo no Campeonato Brasileiro.

A pressão, no entanto, não se converteu em gols. Na melhor chance, aos 28, Vinicius Junior avançou pela ponta esquerda e acertou forte chute em direção ao gol paraguaio, parando em boa defesa de Gatito Fernández.

O Paraguai, por sua vez, contou com cinco jogadores entre os 11 titulares atuando no futebol brasileiro –o goleiro Gatito Fernández (Botafogo), o zagueiro Junior Alonso (Atlético-MG), os volantes Bobadilla (São Paulo) e Villasanti (Grêmio) e o atacante Isidro Pitta (Cuiabá).

Com três derrotas em três jogos e a eliminação ainda na fase de grupos da Copa América, o Paraguai demitiu o argentino Daniel Garnero ao fim da competição e trouxe o também argentino Gustavo Alfaro, que estava no comando da Costa Rica. Na estreia de Alfaro, o Paraguai segurou um empate por 0 a 0 contra o Uruguai pela sétima rodada das Eliminatórias no Centenário, em Montevidéu.

Com o resultado na capital paraguaia, a seleção brasileira permanece com 10 pontos e cai de 4º para 5º na tabela de classificação –os seis primeiros se classificam direto para o Mundial; o sétimo disputa a repescagem. A Argentina, que perdeu para a Colômbia (2º) em Barranquilla por 2 a 1, é a líder, com 18 pontos.

O próximo compromisso da seleção de Dorival pelas Eliminatórias será no dia 10 de outubro, contra o Chile (9º), fora de casa. Na sequência, no dia 15, enfrenta o Peru (10º), no Mané Garrincha, em Brasília.

PARAGUAI 1 X 0 BRASIL - ELIMINATÓRIAS DA COPA

BRASIL

Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinicius JuniorTécnico: Dorival Júnior

EQUADOR

Gatito Fernández; Juan Cáceres, Balbuena, Junior Alonso e Alderete; Diego Gómez, Bobadilla e Villasanti; Almirón (Cuenca), Enciso (Riveros) e Isidro PittaTécnico: Gustavo Alfaro

Estádio: Defensores del Chaco, em AssunçãoJuiz: Andrés Matonte (URU)Gol: Diego Gómez (18º)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica QUAEST-PESQUISA Há 22 Horas

Pesquisa Quaest aponta cenário apertado na disputa por SP; veja

mundo Itália Há 22 Horas

Babá de 22 anos é presa após corpos de bebês serem achados em seu quintal

tech X-JUSTIÇA Há 19 Horas

X (ex-Twitter) voltou no Brasil. Ou quase isso. Entenda a polêmica

justica Araxá Há 23 Horas

Jovem de 21 anos se perde das amigas e é estuprada por dois homens em MG

politica Justiça Há 22 Horas

Qual a participação de Marçal em furto a banco e por que o caso prescreveu? Entenda

fama Educação agora mesmo

Colégio nega matrícula para filhos de Cristiano Ronaldo em Portugal

mundo Médio Oriente Há 23 Horas

Vídeo mostra explosão de 'pagers' em supermercado no Líbano

fama Reynaldo Gianecchini Há 17 Horas

Reynaldo Gianecchini passa férias em Portugal; confira as imagens

fama MÁRIO-GOMES Há 20 Horas

Mário Gomes se arrepende de pichação após despejo

mundo Hospital Há 16 Horas

Gêmeas siamesas, que estavam unidas pela cabeça, são separadas na Turquia