Como proteger sua saúde diante da péssima qualidade do ar no Brasil

Dicas de cuidados para enfrentar o tempo seco e a poluição

© Getty Images

Lifestyle Saúde 11/09/24 POR Dra. Maria Fernanda Malaman

O Brasil enfrenta uma preocupante deterioração na qualidade do ar em diversas regiões, com cidades como São Paulo atingindo níveis "insalubres" de poluição, segundo o índice de qualidade do ar do site suíço IQAir, e Porto Velho apresentando ainda mais contaminação. Contribuem para a crise as altas temperaturas, baixa umidade e fumaça de incêndios que se espalham por 60% do território nacional. Alertas meteorológicos apontam para riscos à saúde em várias partes do país, reforçando a necessidade de cuidados especiais em tempos de clima seco e poluído.

PUB

 

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) houve um aumento de 100% nos focos de incêndio ante o mesmo período em 2023, enquanto a fumaça resultante espalhou-se por 60% do território nacional, afetando gravemente a qualidade do ar em diversas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "perigo" e "grande perigo" em razão da baixa umidade do ar em várias regiões, incluindo a região Nordeste.

A poluição do ar pode causar sintomas inespecíficos como mal-estar, dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta. Os efeitos na saúde não se restringem aos sintomas inespecíficos. A resposta inflamatória no sistema respiratório, causada pela inalação de poluentes no ar, pode prejudicar o funcionamento dos pulmões e do coração. Observa-se também o agravamento das alergias respiratórias, diminuição da capacidade pulmonar em crianças e portadores de doenças respiratórias crônicas como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquite e enfisema.

A OMS reconhece que a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), causando cerca de um quarto (24%) das mortes por doenças cardíacas, 25% por acidentes vasculares cerebrais, 43% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 29% por câncer de pulmão.

Dicas de cuidados para enfrentar o tempo seco e a poluição

Diante dessa realidade, é fundamental adotar cuidados para proteger a saúde, especialmente em períodos de clima seco e poluído. Aqui estão algumas dicas para enfrentar esses dias difíceis:

Manter atenção a crianças e idosos: são os grupos mais susceptíveis aos acometimentos de problemas respiratórios Usar roupas leves e soltas, preferencialmente de algodão, e que evitem o aumento da temperatura corporal Não fume e evite contato com fumaça de tabaco. Mantenha sua vacinação em dia: A poluição do ar também pode causar doenças do sistema respiratório, incluindo resfriados, gripes, amigdalites, faringites, otites, sinusites e agravar doenças já instaladas, como pneumonias e tuberculose. Beba muita água: Manter o corpo hidratado é essencial para combater os efeitos da poluição e do ar seco. Beber água ajuda a manter as vias respiratórias hidratadas e facilita a eliminação de toxinas do corpo. Durma em local umedecido: Utilize toalhas molhadas, reservatórios de água ou umidificadores no ambiente onde dorme para aumentar a umidade do ar. Isso pode ajudar a reduzir a irritação das vias respiratórias. Mantenha a casa limpa: Evite o acúmulo de poeira em casa, que pode agravar problemas respiratórios. Utilize panos úmidos para limpar móveis e pisos, reduzindo a quantidade de partículas em suspensão. Use máscaras de proteção ao ar livre: Máscaras com filtro, como as do tipo N95, podem ajudar a reduzir a inalação de partículas nocivas presentes no ar. Pratique exercícios físicos no início da manhã ou no final da tarde: Durante os períodos de menor poluição, como no início da manhã ou no final da tarde, é mais seguro praticar atividades físicas ao ar livre. Evite banhos quentes e demorados: Banhos quentes e prolongados podem ressecar ainda mais a pele, que já tende a ficar seca em climas áridos. Prefira banhos rápidos e com água morna. Monitore a qualidade do ar: Acompanhe a qualidade do ar na sua região por meio de aplicativos ou sites como o IQAir. Se os níveis estiverem altos, evite atividades ao ar livre e feche janelas e portas. Hidrate a mucosa nasal: Quando a umidade no ar está reduzida, a produção de muco pelas mucosas também diminui. Isto deixa o nosso corpo mais suscetível ao ataque de agentes externos nocivos. Lavar o nariz com soro fisiológico várias vezes ao dia com técnica adequada ajuda na hidratação da mucosa nasal e melhora a sensação de entupimento nasal. Consulte um médico se necessário. Aposte em alimentos frescos: Consuma alimentos frescos, como frutas e vegetais, para fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a lidar com os efeitos da poluição.

Adotar essas práticas pode ajudar a minimizar os impactos negativos do ar seco e poluído em sua saúde.

Fonte: Dra. Maria Fernanda MalamanProfessora Titular do Curso de Medicina da Universidade Tiradentes - UNIT e Supervisora doAmbulatório Didático do Curso de Medicina da UNIT

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Senado Federal Há 21 Horas

Senado aprova PL que altera BPC e limita ganho do salário mínimo

fama Viralizou Há 3 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 20 Horas

Preta Gil passa bem, mas continua sedada para controle da dor

fama Bahia Há 19 Horas

Acusados de assassinar ex-ator mirim são mortos em troca de tiros com a PM

brasil Minas Gerais Há 3 Horas

Influenciadora digital é presa em MG após alerta da Interpol

justica Imagens fortes Há 4 Horas

Policial é morto por assaltantes após confundir revólver com arma de gel

esporte CBF Há 20 Horas

CBF se irrita após Ana Maria Braga pedir voto para Ronaldo

esporte Imagens fortes Há 20 Horas

Torcedores desmaiam em ginásio após lesão de pivô na Euroliga

fama Nicole Bahls Há 2 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Goiás Há 19 Horas

Dupla sertaneja é presa suspeita de adulteração de carro roubado