Datafolha: 50% escolhem candidato por falta de opção em SP

O maior número de conformados com a escolha do que consideram menos pior é registrado entre os eleitores do prefeito Ricardo Nunes (MDB, 58%), de Tabata Amaral (PSB, 57%) e de José Luiz Datena (PSDB, 53%)

© Getty

Política PESQUISA-DATAFOLHA-SP 13/09/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Para metade dos paulistanos, a escolha do candidato a prefeito neste ano se dá porque não há opção melhor na disputa. O desalento é aferido pela mais recente pesquisa do Datafolha na capital paulista.

PUB

 

Outros 49% se dizem satisfeitos com sua opção, considerada ideal.

O maior número de conformados com a escolha do que consideram menos pior é registrado entre os eleitores do prefeito Ricardo Nunes (MDB, 58%), de Tabata Amaral (PSB, 57%) e de José Luiz Datena (PSDB, 53%).

Com a margem de erro de três pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados no quesito. O Datafolha ouviu, contratado pela Folha, 1.204 eleitores de terça (10) a quinta (12). A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o código SP-07978/2024.

Os mais felizes com a escolha são os eleitores de Guilherme Boulos (PSOL), com 61% deles considerando o deputado o nome ideal na disputa. Também são mais satisfeitos os apoiadores do influenciador Pablo Marçal (PRTB), com uma taxa de 51%.

Os dois candidatos também são os que têm o eleitor mais convicto. Ante um índice geral de 60% de certeza na opção de voto, Boulos vê 74% de eleitores firmes, e Marçal, 70%. São números estáveis ante a semana passada, assim como os 41% convictos defensores de Tabata e os 37% que vão de Datena.

Já o prefeito viu a convicção do eleitorado subir subir seis pontos, de 52% a 58%, no mesmo espaço de tempo.

Com a aceleração da campanha e o amplo tempo de TV e rádio do qual dispõe, Nunes assumiu a liderança numérica da corrida neste levantamento, empatando tecnicamente com Boulos (27% a 25%). Enquanto isso, Marçal deslizou para 19%, deixando o pelotão isolado à frente. Tabata e Datena amargam números na casa de um dígito.

Entre aqueles que podem mudar seu voto até o primeiro turno, houve alterações numéricas na divisão já registrada pelo Datafolha na semana passada. Antes, Boulos era a segunda opção de 18%, ante 17% de Nunes, 15% de Tabata e 13% de Datena.

Agora, o deputado foi a 13%, com o prefeito oscilando a 19%, e a deputada, a 17%. Datena foi de 11% a 13%, enquanto Marçal seguiu mais abaixo, indo de 10% a 9%.

A segunda opção por Nunes é maior entre eleitores de Marçal (42%), seguidos de longe pelos de Tabata (28%), Datena (24%) e Boulos (16%). O psolista recebe mais apoio como nome alternativo de quem vota em Tabata (36%), ante 13% entre quem prefere Nunes.

Por fim, entre os três primeiros colocados nesta rodada, prefere com mais frequência trocar de candidato para Marçal quem se diz eleitor de Nunes (20%), ante 12% daqueles que votam em Datena.

Leia Também: Compras suspeitas de imóveis de Bolsonaro coincidem com acesso a cofre de Carlos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 18 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 17 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 19 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 18 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 18 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 20 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad