Europa central se prepara para grandes inundações nos próximos dias

Meteorologistas da Polônia e da República Tcheca alertam que algumas regiões desses países poderão registrar até 400 litros de água por metro quadrado nos próximos quatro dias. Já Áustria e Eslováquia devem receber cerca de 200 litros de chuva no mesmo período

© Lusa

Mundo Europa 13/09/24 POR Notícias ao Minuto

Vários países da Europa Central estão se preparando para enfrentar grandes inundações nos próximos dias devido à previsão da passagem do ciclone Boris, que deve ocorrer no fim de semana, segundo os serviços meteorológicos locais.

PUB

 

Meteorologistas da Polônia e da República Tcheca alertam que algumas regiões desses países poderão registrar até 400 litros de água por metro quadrado nos próximos quatro dias. Já Áustria e Eslováquia devem receber cerca de 200 litros de chuva no mesmo período.

Como precaução, eventos culturais programados para o fim de semana foram cancelados nos quatro países, e reservatórios de água, principalmente em áreas próximas a barragens, estão sendo esvaziados para conter o volume de chuvas.

Na Polônia, o sul do país, especialmente cidades como Wroclaw e Opole, às margens do rio Oder, está sob alerta. "Há um risco real de inundações locais entre sexta-feira e domingo", avisou o serviço meteorológico polonês. A cidade de Wroclaw, com 675 mil habitantes, já formou uma unidade de crise para lidar com a situação.

Na República Tcheca, o ministro do Meio Ambiente, Petr Hladik, alertou que o cenário pode se assemelhar às inundações de 1997 e 2002. As enchentes de 1997 atingiram a região da Morávia, no leste do país, matando 50 pessoas e causando bilhões de dólares em prejuízos. A região deve ser novamente a mais afetada. Em 2002, o oeste do país sofreu com enchentes que resultaram em 17 mortes e danos ainda maiores.

Cidades da Morávia estão erguendo barreiras e preparando sacos de areia para se proteger das cheias, e rajadas de vento de até 100 km/h são esperadas. Além disso, dezenas de eventos culturais foram cancelados na região, incluindo o famoso festival anual de vinho em Znojmo, que costuma atrair milhares de visitantes.

Na Áustria, o festival romano em Carnuntum também foi cancelado. A emissora austríaca ORF alertou que o nível do rio Danúbio pode subir a patamares não vistos em cinco ou até dez anos. O ministro de Relações Exteriores da Áustria, Karl Nehammer, informou que o Exército está preparado para mobilizar até mil soldados, se necessário.

O Exército eslovaco e equipes de bombeiros voluntários também estão em estado de alerta. As previsões indicam que a intensidade da precipitação será maior do que a registrada em 2013, que devastou a Europa Central e foi considerada, na época, um evento "único em mil anos", segundo o site de meteorologia eslovaco imeteo.sk.

Leia Também: Paciente é preso por agredir cirurgião em hospital na Espanha

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 14 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 18 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 20 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 19 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 12 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 18 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 19 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 19 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 11 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 13 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca