Cenas famosas do cinema que foram improvisadas e quase ninguém percebeu
Essas estrelas trouxeram mais realismo e espontaneidade ao improvisar em certos momentos
Cenas famosas do cinema que foram improvisadas e quase ninguém percebeu
Supõe-se que um bom roteiro tenha momentos incríveis e diálogos cuidadosamente elaborados, mas, às vezes, é preciso também das habilidades de um bom ator para trazer mais espontaneidade e realismo para uma trama. Claro que o improviso nem sempre funciona, no entanto, já houve momentos que essas tiradas e ideias de última hora das estrelas resultaram em cenas memoráveis.
Na galeria, relembre algumas cenas icônicas de filmes e séries famosas e que talvez você não sabia que tinham sido improvisadas pelos atores!
©
BrunoPress
'O Poderoso Chefão' (1972)
Poucas pessoas conhecem as origens do gato que rouba a cena no filme e que nem estava previsto no roteiro. Muitos dizem que o diretor Francis Ford Coppola colocou a criatura no colo de Marlon Brando pouco antes de começarem as filmagens.
© NL Beeld
'Django Livre' (2012)
Leonardo DiCaprio acidentalmente cortou a sua mão, enquanto filmava uma cena. Mas o ator continuou a filmagem, sujando o rosto da atriz Kerry Washington com o sangue. Quando a cena terminou, o elenco e a equipe o aplaudiram de pé.
© BrunoPress
'Debi & Loide - Dois Idiotas em Apuros' (1994)
O momento em que Jim Carrey pergunta a Jeff Daniels se ele quer ouvir o som mais irritante do mundo, e depois solta um grito estranho, foi uma cena que não estava prevista no roteiro.
© BrunoPress
'Gênio Indomável' (1997)
Um dos momentos mais memoráveis do filme é quando Robin Williams discute a flatulência inconsciente de sua esposa, mas a maneira como o ator contava a história funcionou esplendidamente e o riso entre Williams e Matt Damon foi genuíno.
© BrunoPress
'Se Beber Não Case' (2009)
Os atores realmente entraram no espírito dos personagens, criando muitas tiradas improvisadas e politicamente incorretas. Uma dessas citações famosas é quando Zach Galifianakis finge que o bebê está se masturbando.
© BrunoPress
'Uma Linda Mulher' (1990)
Em uma entrevista, o diretor Garry Marshall revelou que o momento em que o personagem de Richard Gere brinca de fechar a caixa enquanto oferece o colar a Vivian Hard não foi planejada, o que tornou a surpresa e a risada de Julia Roberts completamente verdadeiras.
©
BrunoPress
'Harry Potter e a Câmara Secreta' (2002)
Quando Harry e Ron se transformam em Crabbe e Goyle, Goyle está usando óculos e Malfoy, papel de Tom Felton, pergunta por qual motivo ele usa o acessório. Goyle diz que ele estava lendo e o ator, que tinha esquecido a sua fala, soltou uma das citações mais marcantes de Malfoy: 'Eu não sabia que você sabia ler'.
© BrunoPress
'Harry Potter e as Relíquias da Morte' (2011)
Ralph Fiennes, o intérprete de Lord Voldemort, mudava o discurso de seu personagem a cada ensaio. Desta forma, a reação do resto do elenco era diferente e autêntica para cada cena.
© BrunoPress
'Missão Madrinha de Casamento' (2011)
A infame cena em que a personagem de Maya Rudolph estava com uma dor de barriga incontrolável, atravessando a rua com um vestido de noiva e para subitamente no meio da via para se aliviar, foi fruto da imaginação da atriz!
© BrunoPress
'O Virgem de 40 Anos' (2005)
Lembra da famosa cena da depilação? Foi completamente autêntica, pois tinha sido a primeira vez que Steve Carell também retirava os pelos nesse procedimento estético doloroso. Todo palavrão hilário esbravejado pelo ator foi uma resposta genuína à dor.
© BrunoPress
'O Virgem de 40 Anos' (2005)
Paul Rudd e Seth Rogen também improvisaram em citação que virou recorrente na comédia. 'Você sabe como eu sei que você é gay' funcionou tão bem que os atores repetiram essa tirada em 'Ligeiramente Grávidos' (2007).
© BrunoPress
'Me Chame Pelo Seu Nome' (2017)
Timothée Chalamet improvisou aquele momento final do filme em que seu personagem parece emotivo diante da câmera. A ideia do ator foi uma homenagem ao filme 'Boyhood - Da Infância à Juventude' (2014), onde o olhar do protagonista, diretamente para a câmera, é capturado.
© BrunoPress
'Amor a Toda Prova' (2011)
As cenas de amor entre os personagens de Ryan Gosling e Emma Stone, a conversa ao travesseiro e o trecho da dança inspirada em 'Dirty Dancing – Ritmo Quente' (1987) foram quase todas improvisadas. O diretor revelou que os atores tomaram alguns drinks e que ele aproveitou para filmar o casal por algum tempo e ver no que resultava.
© BrunoPress
'Taxi Driver – Motorista de Táxi' (1976)
Robert De Niro só recebeu a instrução de falar consigo mesmo no espelho, mas esse improviso do ator se tornou um dos momentos mais emblemáticos do cinema.
© BrunoPress
'Batman: O Cavaleiro das Trevas' (2008)
Na cena em que o Coringa deixa o hospital, a bomba deve explodir quando ele pressionar o botão do detonador. Aparentemente, o dispositivo não funcionou, mas Ledger eternizou um dos momentos mais cômicos do filme, agindo de maneira inquieta, segurando o detonador até a explosão de fato começar.
© BrunoPress
'Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca' (1980)
Na cena em que Han Solo é levado para ser congelado na máquina de grafite, o personagem deveria responder 'Eu também' em resposta ao 'Eu te amo', dito pela Princesa Leia (Carrie Fisher), mas Harrison Ford mudou para 'Eu sei', que seria mais adequado para seu personagem, afirmou o ator.
© BrunoPress
'O Senhor dos Anéis: As Duas Torres' (2002)
Quando Aragorn chuta um capacete por frustração, o personagem solta um berro que foi, na verdade, a reação espontânea do ator Viggo Mortensen, que acabou por quebrar o dedo do pé. Coitado!
© BrunoPress
'Blade Runner, o Caçador de Androides' (1982)
O último e icônico monólogo desse cultuado filme de Ridley Scott foi um ato de improviso do ator Rutger Hauer: 'Todos esses momentos serão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva'. Profundo e caiu como uma luva para a cena.
©
Getty Images
'Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida' (1981)
O roteiro original contava com uma cena longa de luta de espadas entre Indiana Jones e um dos vilões, mas Harrison Ford estava sofrendo de disenteria e só conseguia rodar por 10 minutos. Então, o ator mudou a cena no último minuto e apenas atirou no homem, cortando dois ou três dias de filmagens. Simples e rápido!
©
Getty Images
'Laranja Mecânica' (1971)
Depois de gravar a mesma cena várias vezes, o diretor Stanley Kubrick acabou por dar liberdade ao ator Malcolm McDowell de fazer o que viesse à sua cabeça. Foi então que ele começou a dançar e cantar, tudo improvisado.
©
NL Beeld
'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa' (1977)
A cena em que Alvy e Annie estão na cozinha tentando cozinhar uma lagosta resultou em reações realmente espontâneas dos atores Woody Allen e Diane Keaton, assim como a cena em que o neurótico personagem espirra em cocaína em uma festa com Annie.
©
Getty Images
'Mensagem para Você' (1998)
Quando Tom Hanks sai da livraria, enquanto carrega balões e um peixe-dourado dourado, os balões acabam por ficar presos na porta acidentalmente e o ator soltou: 'ainda bem que não era o peixe!'. O improviso acabou ficando na versão final da comédia romântica.
© BrunoPress
'Cães de Aluguel' (1992)
A famosa cena em que Mr. Blonde corta a orelha de Marvin não estava descrita no roteiro. Então, o ator Michael Madsen estava livre para improvisar, fazer um show e brincar com uma dança.
© BrunoPress
'O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final' (1991)
O roteiro original colocou o personagem de Arnold Schwarzenegger para ser explodido no final, mas, em vez disso, o ator disse: 'Eu preciso de férias' e o resto é história.
©
BrunoPress
'Os Suspeitos' (1995)
Na cena da delegacia de polícia, os atores deveriam simplesmente se aproximar e repetir uma frase, um a um, cara a cara. Aparentemente, Benicio Del Toro soltou gases e ninguém conseguiu ficar sem rir.
© BrunoPress
'Tubarão' (1975)
A clássica frase 'Você vai precisar de um barco maior' foi improvisada por Roy Scheider e se tornou uma das frases mais memoráveis do filme.
© BrunoPress
'A Fantástica Fábrica de Chocolate' (1971)
Gene Wilder acrescentou uma cambalhota surpresa no filme, que ele achava que era necessário para o seu papel. Na ocasião da trama, o seu excêntrico Willy Wonka era questionado se estava mentindo ou falando a verdade.
© BrunoPress
'Aliens, O Resgate' (1986)
Quando a situação fica feia no filme, o ator Bill Paxton realmente sentiu a pressão em cena e soltou uma reação espontânea, que não estava prevista no roteiro: 'Fim de jogo, cara. Fim de jogo!.
© BrunoPress
'Perdidos na Noite' (1969)
Enquanto rodava o filme nas ruas de Nova York, um táxi quase bateu em Dustin Hoffman e Jon Voight, que originou a espontânea e memorável frase: 'Ei, eu estou andando aqui!'.
©
Getty Images
'O Iluminado' (1980)
A cena aterrorizante em que Jack Nicholson arromba uma porta com um machado dizendo: 'Heeere's Johnny!' ('Aqui Johnny' em tradução livre) também foi improviso. O ator admitiu tomar a frase emprestada do programa 'The Tonight Show Starring Johnny Carson'.
©
Getty Images
'O Silêncio dos Inocentes' (1991)
Hannibal Lecter é conhecido pela famosa frase: 'Certa vez, um recenseador tentou me testar. Comi seu fígado com algumas favas e um bom Chianti (vinho tinto italiano)'. Mas o toque final naquela cena, o barulho estranho que ele fez depois, foi invenção do ator Anthony Hopkins.
© BrunoPress
'Dr. Fantástico' (1964)
Houve muito improviso no clássico de Stanley Kubrick, mas um dos momentos de destaque foi quando o ator Peter Sellers se levanta de sua cadeira de rodas dizendo: 'Mein Führer! Eu posso andar!'.
© BrunoPress
'Nascido para Matar' (1987)
No clássico filme de guerra, o diretor Stanley Kubrick aproveitou-se do passado militar do ator R. Lee Ermey para ele se sentisse à vontade como um sargento boca suja. O resultado foi muito improviso, baseado nas experiências da vida real de Ermey.
© BrunoPress
'Os Bons Companheiros' (1990)
A maioria das pessoas não sabe que neste filme Joe Pesci repetiu um momento real em sua vida, que aconteceu anos antes, quando ele cometeu o erro de dizer a um gângster que ele era engraçado.
© BrunoPress
'O Resgate do Soldado Ryan' (1998)
No breve encontro entre Tom Hanks e Matt Damon, Ryan (Damon) faz uma espécie de monólogo com histórias de seus irmãos e uma garota nos Estados Unidos, tudo inventado da cabeça do ator.
© BrunoPress
'House of Dragon' ('Casa do Dragão')
Na segunda temporada de 'House of Dragon', os fãs foram surpreendidos pela aproximação bastante íntima de Rhaenyra Targaryen e Mysaria. Curiosamente, o icônico beijo entre as personagens não estava no script. A revelação de que esse momento ardente não estava previsto no roteiro foi de Sonoya Mizuno, que vive a conselheira de Rhaenyra. "Há apenas uma respiração entre elas ou algo assim, e então o que quer que acontecesse era interrompido", comenta ela, acrescentando que a iniciativa do improviso partiu de Emma D'Arcy, a intérprete da protagonista da série, e que a cena acabou por ser bastante convincente, pois havia um receio de que o beijo parecesse forçado. "Eu acho que foi o abraço - a vulnerabilidade íntima daquele abraço - que se transformou nesse beijo muito terno e apaixonado, que foi bem... incrível. Eu acho que é muito emocionante no momento para ambas", pontuou.
©
NL Beeld
'As Patricinhas de Beverly Hills' (1995)
O ator Donald Faison ouviu a expressão 'Keep It Real' ('Seja Realista' em tradução livre) de um vizinho e usou no filme para que seu personagem parecesse mesmo estar na escola.
© BrunoPress
Cultura
Filmes
13/09/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Supõe-se que um bom roteiro tenha momentos incríveis e diálogos cuidadosamente elaborados, mas, às vezes, é preciso também das habilidades de um bom ator para trazer mais espontaneidade e realismo para uma trama. Claro que o improviso nem sempre funciona, no entanto, já houve momentos que essas tiradas e ideias de última hora das estrelas resultaram em cenas memoráveis.
Na galeria, relembre algumas cenas icônicas de filmes e séries famosas e que talvez você não sabia que tinham sido improvisadas pelos atores!
Leia Também: As maiores melhores amigas das séries de TV
PARTILHE ESTA NOTÍCIA