Inmet alerta para seca e calor intenso nos próximos 3 meses em várias regiões do País

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão chuva abaixo da média, com calor extremo

© <p>Shutterstock</p>

Brasil Clima 13/09/24 POR Estadao Conteudo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um período de seca intensa e temperaturas elevadas em diversas áreas do Brasil nos próximos três meses. De acordo com o Boletim Agroclimatológico, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão chuva abaixo da média, com calor extremo, o que deve aumentar o risco de queimadas e incêndios florestais.

PUB

 

No Norte, Estados como Amazonas, Pará e Tocantins devem sofrer com a escassez de chuvas. O leste do Amazonas e o sul do Pará, em particular, devem registrar temperaturas acima do normal, agravando as condições de seca e favorecendo incêndios. A expectativa de retorno das chuvas é mínima antes de novembro, quando os níveis de umidade no solo podem melhorar, mas ainda de forma limitada.

No Nordeste, os Estados do Piauí, Ceará e Bahia são os mais afetados pela previsão de chuvas muito abaixo da média. O calor intenso deve dominar o cenário, principalmente no Piauí e no oeste da Bahia, onde as altas temperaturas podem ultrapassar os 36ºC. O litoral de Estados como Alagoas e Sergipe pode ter melhores condições, com níveis de umidade estáveis até outubro, mas a situação também deve se deteriorar em novembro, com a redução das chuvas.

A Região Centro-Oeste, que já enfrenta seca desde maio, continuará com condições críticas, afetando especialmente Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As temperaturas serão elevadas, com níveis de umidade no solo muito baixos. A volta das chuvas é esperada apenas para outubro, mas de forma gradual. Em Mato Grosso, o plantio de grãos será diretamente impactado, com melhoria das condições climáticas somente em novembro.

No Sudeste, enquanto o sul de São Paulo pode ter chuvas acima da média, o norte do Estado e o oeste de Minas Gerais devem enfrentar temperaturas elevadas e umidade do solo baixa. No Sul, a situação é mais favorável, com chuvas acima da média previstas para o Paraná e o Rio Grande do Sul, mas há risco de geadas em áreas de maior altitude, principalmente em setembro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Covid-19 13/09/24

InfoGripe aponta que a covid-19 se espalha por cinco estados; saiba quais

Brasil Adélia Soares 13/09/24

Advogada de Deolane, Adélia Soares é indiciada por associação criminosa

Brasil Saúde 13/09/24

Como ser doador de órgãos em vida ou após a morte? Entenda

Brasil Brasil 13/09/24

Índios tupinambá reencontram manto sagrado após 335 anos na Europa

Brasil CORONAVÍRUS-USP 13/09/24

USP recomenda que alunos atualizem vacina contra Covid e diminuam tempo ao ar livre

Brasil AMBIENTE-GOVERNO 13/09/24

Atrasado e sem dados, Brasil sofre com falta de protocolos para poluição

Brasil Óbito 13/09/24

Padre Fabrício Rodrigues morre em acidente de moto no Pará

Brasil Queimadas 13/09/24

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

Brasil Festival 13/09/24

Com máxima de 40ºC, Rock in Rio permite que público entre com garrafas d'água

Brasil Alexandre Silveira 13/09/24

Silveira pede plano de contingência em 30 dias ao ONS