Pesquisa Quaest aponta cenário apertado na disputa por SP; veja

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24% de menções no cenário estimulado, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 23%, e o influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 20%.

© Getty

Política QUAEST-PESQUISA 18/09/24 POR Estadao Conteudo

O novo levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira, 18, sobre as intenções de voto do paulistano para a Prefeitura de São Paulo indica um empate técnico triplo entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24% de menções no cenário estimulado, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 23%, e o influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 20%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais, os três estão tecnicamente empatados.

PUB

 

No segundo pelotão, aparecem o apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB), com 10%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%, e a economista Marina Helena (Novo), com 2%. Os demais candidatos não pontuaram. São 7% os que votam branco ou nulo e 7% estão indecisos. Os dados são relativos ao cenário estimulado, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados.

A pesquisa Quaest entrevistou 1.200 eleitores de 16 anos ou mais em São Paulo entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais. O nível de confiança é de 95% e o levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código SP-00281/2024.

A pesquisa é a primeira das três que serão divulgadas após o episódio em que José Luiz Datena deu uma cadeirada em Marçal, durante o debate realizado pela TV Cultura no último domingo, 15. Entretanto, um dos dias de coleta da pesquisa Quaest não teve respostas impactadas pela repercussão do caso, uma vez que a agressão ocorreu no final da noite do domingo.

Na pesquisa anterior, divulgada na última quarta-feira, 11, Marçal apareceu com 23% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o atual prefeito, com 24%, e com Boulos, com 21%. Datena aparecia na sequência, com 8%, empatado numericamente com Tabata. A margem de erro do levantamento também é de três pontos porcentuais.

A variação porcentual entre os dois levantamentos indica que os índices de intenção de voto estão estacionários, ou seja, não há variação para além da margem de erro. Nunes manteve o resultado numérico, enquanto Boulos oscilou positivamente dois pontos e Marçal oscilou três para baixo. Datena oscilou dois pontos porcentuais para cima e Tabata, um para baixo.

Outras duas pesquisas ainda serão publicadas nesta semana: a do Datafolha na quinta-feira, dia 19, e a do instituto Paraná Pesquisas, na sexta-feira, 20.

Simulações de segundo turno

A pesquisa Quaest simulou três cenários de segundo turno. Em um embate entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, o prefeito venceria o candidato do PSOL por 46% das intenções de voto a 35%. Neste cenário, são 13% os que votariam branco ou nulo e os indecisos são 6%.

Em uma etapa derradeira da eleição entre Ricardo Nunes e Pablo Marçal, o emebedista venceria o ex-coach por 47% dos votos a 27%. Nesta hipótese, são 20% os que votariam nulo ou branco e 6% de indecisos.

Em um segundo turno entre Boulos e Marçal, o candidato do PSOL venceria por 42% a 36%. Entre os dois, são 17% os que votariam branco ou nulo e 5% de indecisos.

Leia Também: Qual a participação de Marçal em furto a banco e por que o caso prescreveu? Entenda

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 14 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 14 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama Viralizou Há 15 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 9 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

lifestyle Previsão do futuro Há 16 Horas

O que Nostradamus acertou e o que ainda pode acontecer em 2024?

justica São Paulo Há 15 Horas

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

fama Patrick Swayze Há 16 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil BR-116 Há 8 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 13 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama Vanessa Carvalho Há 9 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico