Anvisa aprova atualização de vacina contra covid-19

De acordo com a relatora da matéria, a diretora Meiruze Sousa Freitas, a evolução constante do tipo de coronavírus SARS-CoV-2 exige que as vacinas sejam atualizadas periodicamente para lidar com as novas variantes do vírus

© Shutterstock

Brasil Covid-19 19/09/24 POR Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou - por unanimidade - uma instrução normativa que prevê a atualização da composição de vacinas contra a covid-19. A medida é adotada para evitar o aumento da circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 pelo país.

PUB

 

De acordo com a relatora da matéria, a diretora Meiruze Sousa Freitas, a evolução constante do tipo de coronavírus SARS-CoV-2 exige que as vacinas sejam atualizadas periodicamente para lidar com as novas variantes do vírus.

“O aprendizado que tivemos com a pandemia trouxe à tona a necessidade de respostas regulatórias mais ágeis. Para reduzirmos a chance de danos, é preciso reduzirmos lacunas no arcabouço regulatório. Elas precisam ser ajustadas em tempo real para atendermos as demandas urgentes de uma crise sanitária”, argumentou Meiruze.

A proposta normativa inclui a resolução da diretoria colegiada e a instrução normativa que tratam das atualizações das vacinas, estabelecendo, segundo ela, “critérios claros e eficientes para atualização das vacinas no Brasil, de forma alinhada com as diretrizes internacionais e a evolução do cenário epidemiológico”. 

A proposta normativa busca ajustar a composição das vacinas para garantir que continuem eficientes diante das mutações do vírus, de forma a continuar protegendo a população.

“A constante revisão e a atualização das vacinas em sintonia com parâmetros globais são essenciais para evitarmos novos surtos e para controlarmos a mortalidade associada ao vírus. Justifica, inclusive, a urgência em suplementarmos um marco regulatório que facilite e acelere esse processo, sem comprometer a qualidade, a segurança e a eficácia”, acrescentou.

Segundo a relatora, o monitoramento contínuo da covid-19 - no Brasil e no exterior - evidencia que a doença não segue um padrão sazonal definido, “mas flutua em ondas determinadas principalmente pelo comportamento populacional. Neste contexto é crucial garantirmos acesso às vacinas atualizadas”, complementou.

Leia Também: Saúde atrasa compra, Coronavac vence no estoque e governo Lula perde R$ 260 mi

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Nubank Há 18 Horas

Clientes que sacaram dinheiro sem saldo no Nubank podem ser presos

justica Vídeo Há 17 Horas

Imagens mostram momento em que empresário é morto a tiros em Guarulhos

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Produtor se pronuncia após vazamento de vídeo de sexo

fama Georgina Cooper Há 19 Horas

Morre Georgina Cooper, popular modelo dos anos 90

fama Justiça Há 18 Horas

Suspeitos de envolvimento em morte de Liam Payne são presos na Argentina

tech Espaço Há 19 Horas

Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu

fama Acidente Há 18 Horas

Ronnie Von sofre acidente e cancela participação no 'Teleton'

politica Briga pela direita Há 18 Horas

'Só depois que eu estiver morto', diz Bolsonaro de Tarcísio e lideranças da direita para 2026

justica Crime Há 17 Horas

Polícia suspeita de seguranças de empresário morto em Guarulhos

lifestyle Signos Há 18 Horas

Mercúrio retrógrado: más notícias para três signos