PM de Santa Catarina anuncia fim do programa de câmeras corporais

A decisão de recolher os aparelhos partiu do Comando-Geral da PM

© Getty Images

Justiça Polícia 18/09/24 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A Polícia Militar de Santa Catarina anunciou na segunda-feira (16) o recolhimento das câmeras corporais usadas pelos policiais do estado, o primeiro a adotar o equipamento nas fardas dos agentes, em 2019.

PUB

 

A decisão de recolher os aparelhos partiu do Comando-Geral da PM. Em nota, a corporação afirmou que as câmeras "não alcançaram os objetivos esperados" e estão com tecnologia obsoleta. Segundo a PM, há "fragilidade e vulnerabilidade nos quesitos de segurança", o que possibilitaria invasão e adulteração de imagens.

A corporação disse ainda que a empresa contratada não realiza mais serviços de manutenção nas câmeras, o que deixou aparelhos sem conserto, e que há falta de aporte financeiro para dar continuidade ao programa.

"Os aparelhos e o software utilizados pelas atuais câmeras não atendem mais à realidade da PM", disse o coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, comandante-geral da PM.

Em nota, a Ditec, responsável pelo fornecimento dos equipamentos desde 2019, afirmou que garantiu "suporte técnico completo e a manutenção dos equipamentos conforme estabelecido" até o fim do contrato, em setembro do ano passado.

Após esse prazo, a Ditec afirmou "não possuir mais responsabilidade pela manutenção dos dispositivos, nem pela segurança dos dados armazenados".

Em 2018, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina repassou R$ 6,2 milhões à Polícia Militar para implementar o projeto das câmeras. Foi o único repasse para o programa.

A PM afirma que vai iniciar "de imediato" um estudo para buscar uma solução, mas não deu prazos. O estudo deverá apresentar uma nova alternativa de financiamento e manutenção das câmeras, diz a corporação.

No Brasil, ao menos sete estados têm PMs que usam câmeras na farda: São Paulo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia. O Paraná deve iniciar seu programa a partir de fevereiro.

Em maio, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou diretrizes para o uso de câmeras corporais em uniforme da polícia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 15 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 17 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 14 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 15 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 16 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 15 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 15 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 15 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 17 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad