Lula diz que governo fará levantamento de quem tem direito a benefícios e não recebe

O chefe do Executivo disse que quer acabar com a "invisibilidade" da população mais carente

© Getty

Economia Governo Há 7 Horas POR Estadao Conteudo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que o governo federal irá fazer um levantamento de quem tem direito aos benefícios da Previdência e do Bolsa Família e não está recebendo. O chefe do Executivo disse que quer acabar com a "invisibilidade" da população mais carente.

PUB

 

"Eu quero acabar com a invisibilidade do povo pobre, da mulher que é sofrida. Eu quero acabar com a invisibilidade do povo negro. Eu quero acabar com a invisibilidade", disse Lula durante cerimônia de assinatura do Termo de Conciliação, Compromissos e Reconhecimentos Recíprocos, relativo ao Acordo de Alcântara, nesta quinta-feira, 19, na cidade de Alcântara (Maranhão).

"Nós vamos fazer um levantamento aqui para ver quem são as pessoas que têm direito a benefício previdenciário e não estão recebendo. Nós queremos saber quem é que tem direito ao Bolsa Família e não está recebendo", completou o presidente.

Entrega às comunidades quilombolas

No evento desta tarde, Lula entregou 21 títulos de domínio a comunidades quilombolas de todo Brasil e assinou 11 decretos de interesse social, passo fundamental para a titulação dos territórios. As entregas representam a garantia de direitos a 4,5 mil famílias, com a destinação de mais de 120 mil hectares para 19 comunidades de nove Estados, segundo o Palácio do Planalto.

Nas entregas desta quinta, essas famílias também foram contempladas com as assinaturas da Portaria de Reconhecimento e do Decreto de Interesse Social, e outros instrumentos que ajudarão na agilidade para a titulação do território.

No discurso, o presidente disse que tenta resolver o problema de titulação das terras desde 2003, mas disse que não é fácil "enfrentar a burocracia do Estado quando ela é contra". "Vocês precisam saber que entre a gente tomar uma decisão de fazer as coisas e ela acontecer, passa pela mão de tanta gente que o presidente da República não conhece e, muitas vezes, quando penso que a obra já está inaugurada, ela nem começou", afirmou.

A transmissão do discurso do presidente no evento, porém, foi interrompida e não foi possível ver o todo a fala de Lula.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Economia APOSTAS-ESPORTIVAS Há 15 Horas

Entenda o potencial de arrecadação de impostos e taxas com a regulamentação das bets

Economia Selic Há 14 Horas

Sem divisões, Copom eleva Selic em 0,25 ponto; nos EUA, corte de 0,50

Economia Selic 18/09/24

Haddad: Não me surpreendi com decisão do Copom, mas só vou comentar após leitura da ata

Economia Mercado 18/09/24

BC eleva Selic pela 1º vez no 3º mandato de Lula; juro sobe 0,25 ponto, a 10,75%

Economia Governo Há 7 Horas

Governo arrecada R$ 201,6 bi em agosto, maior valor da história para o mês

Economia TCU Há 10 Horas

TCU alerta Fazenda sobre o risco de descumprimento da meta neste ano

Economia Governo Há 7 Horas

Lula diz que governo fará levantamento de quem tem direito a benefícios e não recebe