PGR pede relatório sobre quebra de sigilo de Janones para decidir se o denuncia por rachadinha

A Polícia Federal (PF) apresentou o relatório final do inquérito na semana passada e indiciou o deputado pelos crimes de corrupção, associação criminosa e peculato

© Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Política Justiça 20/09/24 POR Estadao Conteudo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 19, que aguarda o relatório detalhado da quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado federal André Janones (Avante-MG) e de seus assessores para decidir se o denuncia por rachadinha.

PUB

 

"O Ministério Público Federal requer o encaminhamento do apenso, para que possa formar a sua opinião delitiva", diz o ofício enviado pelo vice-procurador-geral da República Hindenburgo Chateaubriand Filho.

A Polícia Federal (PF) apresentou o relatório final do inquérito na semana passada e indiciou o deputado pelos crimes de corrupção, associação criminosa e peculato. Cabe agora à PGR dizer se vê elementos suficientes para apresentar uma denúncia formal.

Também foram indiciados um assessor do deputado e um ex-assessor pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa.

A Polícia Federal afirma no relatório final da investigação que o suposto esquema de rachadinha teria começado no início do mandato de Janones na Câmara dos Deputados, em 2019. Com base na quebra de sigilo fiscal, os investigadores apontaram uma variação patrimonial suspeita.

Janones alega que a PF não encontrou qualquer bem de origem duvidosa ou dinheiro ilegal na conta dele. Também afirma ter convicção de que será absolvido.

O deputado foi arrastado para o centro de suspeitas de corrupção depois que vieram a público áudios em que ele pede doações de assessores para compensar gastos de campanha. Ele reconheceu a autenticidade da gravação, confirmada por peritos da PF.

Os assessores foram ouvidos pela Polícia Federal. Eles disseram que a gravação está fora de contexto e negaram a devolução dos salários, mas a PF viu "inconsistências" e "contradições" nos depoimentos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Crime organizado Há 9 Horas

PCC ofereceu R$ 3 milhões para matar empresário, afirma colunista

brasil Imagens fortes Há 10 Horas

Filho atropela a própria mãe com intenção de matá-la no Rio: 'Morre logo'

mundo EUA Há 10 Horas

Donald Trump vence no Arizona e triunfa em todos os estados decisivos

esporte Real Madrid Há 10 Horas

Polêmica na Bola de Ouro! "Erro técnico" retirou votos de Vinícius Jr.

fama LUDMILLA-CANTORA Há 9 Horas

Ludmilla anuncia gravidez da esposa, Brunna Gonçalves: 'Agora, somos três'

fama teleton Há 8 Horas

Fora do Criança Esperança, Renato Aragão se emociona com Teleton no SBT

brasil Santa Catarina Há 8 Horas

Casal bate carro após fugir de motel sem pagar conta de R$ 1,2 mil

fama Robert Vito Há 4 Horas

Ex-ator mirim é preso após agredir a esposa e o filho pequeno

fama IZA-CANTORA Há 10 Horas

Iza compartilha fotos dos primeiros dias de vida da filha Nala

lifestyle Astrologia Há 8 Horas

Qual o seu Signo Ascendente e como ele afeta sua vida