Erros de geografia que a maioria de nós comete e nem se dá conta
Erros de geografia que quase todo mundo comete
Erros de geografia que a maioria de nós comete e nem se dá conta
Lenvante a mão quem acha que é muito bom em geografia! Bem, mesmo aqueles que gostam de pensar que sabem a diferença entre o Polo Sul Geográfico e o Polo Sul Magnético podem errar muitas coisas. Afinal, o mundo é gigantesco. E você ficaria surpreso com os erros que estão sendo cometidos até mesmo nos níveis mais básicos deste fascinante assunto.
Então, quais são alguns dos erros mais comuns cometidos quando se fala em geografia? Clique e relembre os tempos de escola!
©
Shutterstock
A Antártida não tem fuso horário
Incorreto! A Antártida, o quinto maior continente da Terra, mais meridional e menos povoado, tem de fato nove fusos horários diferentes em uso.
©
Shutterstock
Não dá para ver a Rússia do Alasca
Na verdade, é possível sim. Bem, mais ou menos. Se o tempo permitir, você pode ver a ilha russa de Diomedes Maior (direita) a partir da ilha norte-americana de Diomedes Menor (esquerda), no Alasca. Ambas ficam no Mar de Bering.
©
Getty Images
A Estátua da Liberdade fica em Nova York
Qualquer morador de Nova Jersey que se preze dirá que, apesar de o Serviço Geológico dos EUA ter colocado a Ilha da Liberdade no 8º Distrito do Congresso de Nova York, a ilha realmente reside nas águas de Nova Jersey e está muito mais perto do continente de NJ do que da Big Apple.
© Shutterstock
A Groenlândia é um país independente
Não, não é! A Groenlândia é, na verdade, um território autônomo do Reino da Dinamarca, e tem sido assim desde 1814, quando foi transferida para a coroa dinamarquesa.
©
Shutterstock
O Nilo é o rio mais longo do mundo
Certamente ele consegue ser visto do espaço, mas vários estudos sugerem que o rio Amazonas, com seus afluentes e múltiplos canais, é mais longo. Mas apenas por um pouco, 6.800 km, em oposição aos 6.695 km do Nilo, de acordo com a National Geographic.
©
Getty Images
O Matterhorn é a montanha mais alta da Europa
O Matterhorn, também conhecido como Monte Cervino, é certamente um dos picos mais famosos do continente, mas a montanha mais alta da Europa é, na verdade, o Monte Elbrus, nas montanhas do Cáucaso, perto da fronteira Rússia-Geórgia. Ele sobe 5.642 metros.
©
Shutterstock
Holanda e Países Baixos são a mesma coisa
Definitivamente, não são. Os Países Baixos são uma nação da Europa. Holanda é uma região geográfica e antiga província na costa ocidental dos Países Baixos.
©
Shutterstock
Maine é o estado mais oriental dos Estados Unidos
Antes de 1959, o Maine era de fato o estado mais oriental dos Estados Unidos. Hoje, é o Alasca. Como assim? Partes do Alasca se estendem tão a oeste que cruzam o meridiano 180, o que significa que as ilhas do outro lado da linha estão tecnicamente nas longitudes orientais mais distantes do mundo.
©
Shutterstock
Toronto é a capital do Canadá
Apesar de ser a maior e indiscutivelmente mais conhecida cidade do Canadá, Toronto não é a capital. Essa honra pertence a Ottawa, um título concedido pela Rainha Vitória em 1857.
©
Shutterstock
O Monte Everest é a montanha mais próxima do espaço
Muita gente acredita que sim, dado que o Everest atinge o cume a 8.848 metros. Mas a resposta correta é o Monte Chimborazo, no Equador. Apesar de atingir o pico a 6.310 metros, o Chimborazo fica na linha do equador, onde a Terra se projeta, elevando-o assim para mais perto do cosmos.
©
Shutterstock
A Noruega é o país mais setentrional do mundo
Não! Rússia, Canadá e Groenlândia (Dinamarca) se aproximam mais do Polo Norte, deixando a Noruega em quarto lugar. Para constar, a ilha Kaffeklubben da Groenlândia é a terra mais setentrional do mundo.
©
Shutterstock
Grã-Bretanha e Reino Unido são a mesma coisa
Não, não é verdade. A Grã-Bretanha consiste na Inglaterra, Escócia e País de Gales. O Reino Unido é uma nação soberana na Europa Ocidental que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Portanto, a Grã-Bretanha faz parte do Reino Unido.
©
Shutterstock
O Egito está inteiramente na África
O Egito não está inteiramente na África. Tecnicamente, é um país transcontinental, já que o Canal de Suez serve como uma linha divisória entre a África e a Ásia. A Península do Sinai, no Egito, fica ao lado do canal que ainda é formalmente conhecido como asiático.
©
Getty Images
Cidade do Cabo é a única capital da África do Sul
A Cidade do Cabo é na verdade uma das três capitais da África do Sul. Serve como capital legislativa. Enquanto isso, Pretória é a capital administrativa da África do Sul e Bloemfontein é a capital judicial.
©
Shutterstock
Krakatoa está a leste de Java
O filme de desastre de 1968 'Krakatoa, o Inferno de Java' deixa essa impressão, mas, na verdade, o vulcão fica a oeste de Java. Agora extinto, Krakatoa entrou em erupção tão violentamente em 1883 que literalmente se explodiu, criando o som mais alto já registrado na Terra, de acordo com a Academia Americana de Audiologia.
©
Shutterstock
Os desertos são quentes
Bem, sim, é verdade. Mas as temperaturas noturnas no Saara, por exemplo, podem cair abaixo de 4°C. E o que é ainda mais intrigante: você sabia que a Antártida e o Ártico são oficialmente classificados como desertos? Além de receberem pouca ou nenhuma chuva, esses lugares tendem a ser frios o ano todo!
©
Shutterstock
O México fica ao sul da fronteira com os EUA
Muita gente acha que sim. Mas olhe atentamente para um mapa e você contará nada menos que 11 estados dos EUA que têm terras mais ao sul do que o ponto mais setentrional do México.
©
Shutterstock
Caxemira pode não fazer parte da Índia
E você pode estar certo. Ou errado. A Índia reivindica esta região geográfica como sua, com base em um instrumento de adesão assinado em 1947 após a partição. No entanto, o Paquistão argumenta que a maioria muçulmana da região é suficiente para reivindicar soberania. Por outro lado, a China declara as regiões em grande parte desabitadas de Aksai Chin e do Vale do Shaksgam como estando sob o controle de Pequim.
©
Shutterstock
A Terra é uma esfera perfeita
Na verdade, a Terra não é perfeitamente redonda. Isso se deve à física. O diâmetro do nosso planeta se projeta no equador devido à força centrífuga criada pela rotação constante da Terra. É, portanto, tecnicamente um esferoide oblato – uma esfera que é esmagada em seus polos e inchada no meio.
©
Getty Images
Islândia está coberta de gelo
Partes desse país estão cobertas de gelo, com certeza. Mas a Islândia é uma nação que possui regiões costeiras sem gelo, mesmo no meio do inverno. A parte gelada do nome em inglês Iceland (ice, que significa gelo) vem das mais de 250 geleiras da Islândia, que cobrem cerca de 11% de todo o país.
© iStock
O Afeganistão está no Oriente Médio
Não, não está. O Afeganistão é um país sem litoral localizado na encruzilhada entre a Ásia Central e o Sul da Ásia. Na verdade, é muitas vezes referido como sendo o "Coração da Ásia".
©
Shutterstock
Rhode Island é o estado menos populoso dos Estados Unidos
Rhode Island é o menor estado dos EUA por área, então é lógico pensar que é o menos populoso. Bem, pense novamente. Wyoming, no centro-oeste dos Estados Unidos, tem uma população de pouco mais de 584.000 habitantes, de acordo com um censo de 2023 publicado pela Macrotrends.
©
Shutterstock
Lagos é a capital da Nigéria
Costumava ser. Lagos foi a capital nacional da Nigéria até dezembro de 1991, antes da decisão do governo de mudar sua capital para Abuja. Além de sua capital política, Abuja também serve como centro administrativo do país.
©
Shutterstock
O Mississippi é o maior rio dos EUA
O poderoso rio Mississippi tem sido fonte de inspiração para poetas e músicos. Mas o Missouri é que é o rio mais longo do país, com 3.767 km de comprimento. Isso é 223 km mais longo do que seu rival.
©
Shutterstock
O Monte Whitney é a montanha mais alta dos EUA
Qual é a montanha mais alta dos EUA? Bem, a resposta depende da geografia. Nos Estados Unidos contíguos, ou seja, nos 48 estados que compartilham uma fronteira comum, Mount Whitney, na Califórnia, vence. Mas o pico de montanha mais alto de toda a América do Norte é o Monte Denali, no Alasca, que atinge o cume a 6.190 m.
©
Shutterstock
A Flórida é o estado mais próximo da África
Olhando para um mapa, você seria perdoado por pensar assim. A Flórida é, afinal, o estado mais meridional (ao sul) dos EUA. Mas não é o estado mais próximo da África. Em vez disso, identifique um lugar chamado Quoddy Head, uma península na costa do Maine. Fica a apenas 5.075 km de El Beddouza, Marrocos. Em comparação, o ponto mais próximo da Flórida à África é 1.609 km mais adiante.
©
Shutterstock
A Rota 66 é a maior rodovia dos EUA
Embora seja certamente a rodovia mais célebre dos EUA, a Rota 66 (I-40) não é nada se comparada com a Rota 20 em tamanho. Esta estrada-mãe percorre 5.415 km de Newport, Oregon, até Boston, Massachusetts.
©
Shutterstock
Porto Rico é um país
Não é verdade. Porto Rico é, na verdade, um território não incorporado dos Estados Unidos. Mas dá para entender quem achava que era uma nação hispânica independente.
©
Shutterstock
O Polo Sul está na Antártida
Concluímos esta lista como começamos, na Antártida. Então, o Polo Sul fica localizado lá? Sim, óbvio que fica. Mas espere um minuto! Existem quatro polos sul diferentes no continente: o Polo Sul Geográfico, o Polo de Inacessibilidade, o Polo Sul Geomagnético e o Polo Sul Magnético. Além disso, os polos norte e sul magnéticos da Terra estão em constante mudança.
Fontes: (Reader's Digest) (Sporcle) (National Geographic) (Macrotrends) (American Academy of Audiology)
©
Shutterstock
Mundo
Mundo
21/09/24
POR Notícias Ao Minuto
Lenvante a mão quem acha que é muito bom em geografia! Bem, mesmo aqueles que gostam de pensar que sabem a diferença entre o Polo Sul Geográfico e o Polo Sul Magnético podem errar muitas coisas. Afinal, o mundo é gigantesco. E você ficaria surpreso com os erros que estão sendo cometidos até mesmo nos níveis mais básicos deste fascinante assunto.
Então, quais são alguns dos erros mais comuns cometidos quando se fala em geografia? Clique e relembre os tempos de escola!
Leia Também: Famosos que foram proibidos de entrar em países: O que fizeram e onde!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA