Dilma diz que Temer está 'usurpando o poder' e é 'cúmplice do golpe'

A presidente afirmou ainda que Cunha é uma pessoa "destituída de princípios morais e éticos"

© Reuters

Política Impeachment 06/05/16 POR Folhapress

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (6) que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) está "usurpando o poder" e é "cúmplice" do processo de impeachment contra seu mandato, classificado por ela como "golpe".

PUB

Segundo Dilma, seu impeachment é "violento" porque teve como condutor o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado do mandato e do cargo nesta quinta-feira (5) pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"Não vamos nos iludir. Todos aqueles que são beneficiários desse processo, como por exemplo os que estão usurpando o poder, infelizmente o vice-presidente da República, são cúmplices de um processo extremamente grave", disse Dilma em discurso de quase meia hora no Palácio do Planalto.

A presidente afirmou ainda que Cunha é uma pessoa "destituída de princípios morais e éticos" e afirmou que o peemedebista fez "chantagem explícita" com seu governo antes de aceitar o pedido de impeachment.

"O meu processo é tão violento porque foi necessária uma pessoa destituída de princípios morais e éticos, acusado de lavagem de dinheiro, de ter contas no exterior, para perpetrar o golpe", declarou a presidente.

"Ontem [quinta-feira], o Supremo disse que o senhor Eduardo Cunha era uma pessoa que usava de 'práticas condenáveis', e uma das práticas mais condenáveis foi a chantagem explícita feita pelo Eduardo Cunha com o meu governo", completou a presidente.

À época em que aceitou o pedido de impeachment contra Dilma, Cunha tentava conseguir que os três deputados do PT no Conselho de Ética da Câmara votassem a favor dele no colegiado, mas o comando petista orientou que os parlamentares ficassem contra Cunha. Em seguida, o peemedebista acatou o processo de impeachment, que foi aprovado na Câmara no último dia 17.

Dilma afirmou que "o pecado original" não pode "ficar escondido" e que é "muito incômoda" porque foi eleita e não cometeu "nenhum crime".A presidente rechaçou mais uma vez a hipótese de renunciar ao cargo e disse que "resistirá até o último dia".

"Se eu renuncio, enterro a prova viva de um golpe absolutamente sem base legal e que tem por objetivo ferir interesses e conquistas dos últimos 13 anos", disse. "Tenho disposição de resistir e resistirei até o último dia", completou.

Dilma participou nesta manhã de uma cerimônia no Planalto para a assinatura da contratação de 25 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 9 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

justica Sete Lagoas Há 11 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

mundo Austrália Há 11 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

fama Briga! Há 2 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

fama Liam Payne Há 23 Horas

Fotografia de Liam Payne antes de morrer gera revolta nas redes sociais

fama Liam Payne Há 10 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

lifestyle Dicas Há 10 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

brasil Trabalho temporário Há 9 Horas

Trabalho temporário? Saiba os seus direitos e como evitar prejuízos

politica Kids pretos Há 1 Hora

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama FERNANDA-TORRES Há 22 Horas

Fernanda Torres mostra ida a túmulo de Eunice Paiva