Anvisa proíbe venda de azeites e suspende coco ralado por irregularidades

As marcas afetadas são Cordilheira e Serrano, ambas com 0,5% de acidez

© Shutterstock

Brasil Azeite Há 4 Horas POR Notícias ao Minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira, 24, a proibição da comercialização, fabricação e importação de dois azeites de oliva no Brasil. As marcas afetadas são Cordilheira e Serrano, ambas com 0,5% de acidez.

PUB

 

A proibição ocorreu devido ao fato de que esses azeites estão sendo importados e distribuídos por empresas que não possuem registro adequado, o que viola as normas regulatórias do país.

Além dos azeites, a Anvisa também suspendeu a comercialização do coco ralado da marca Coco & Cia. A medida foi tomada após um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal identificar níveis insatisfatórios de dióxido de enxofre no produto, substância controlada que pode causar problemas à saúde.

Em situações como essa, cabe à empresa realizar o recolhimento dos lotes afetados. No entanto, quando isso não é feito de forma voluntária, a Anvisa intervém, como aconteceu em agosto com as balas da marca Dori. Até o momento, a Coco & Cia não se pronunciou sobre a suspensão.

Essas ações da Anvisa reforçam o controle rigoroso sobre produtos que não atendem aos padrões de segurança estabelecidos, visando proteger a saúde dos consumidores brasileiros.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Meio Ambiente Há 15 Horas

Dois brigadistas morrem durante combate a incêndio no Piauí

Brasil Azeite Há 4 Horas

Anvisa proíbe venda de azeites e suspende coco ralado por irregularidades

Brasil Azul Há 1 Hora

Mulher é imobilizada durante voo da Azul após xingar passageiros e cuspir em tripulantes

Brasil Meio Ambiente Há 13 Horas

Em Mato Grosso, Corpo de Bombeiros está combatendo 50 incêndios florestais

Brasil Meio Ambiente Há 16 Horas

Seca extrema atingiu 42 territórios indígenas em julho, diz Coiab