Família diz que brasileira morreu em bombardeio de Israel no Líbano

A dolescente seria 2ª vítima brasileira em bombardeio de Israel

© Getty

Mundo Guerra Há 3 Horas POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Familiares de uma adolescente brasileira de 16 anos afirmam que ela foi morta no Líbano durante ataques aéreos feitos por Israel. Se confirmado, o caso pode configurar a segunda vítima nascida no Brasil em território libanês desde que as forças de Tel Aviv ampliaram as ofensivas contra o Hezbollah.

PUB

 

A brasileira foi identificada como Mirna Raef Nasser. A informação foi noticiada primeiro pela Band. À GloboNews Ali Bu Khaled, o tio da vítima, afirmou que ela nasceu em Balneário Camboriú (SC) e se mudou para o Líbano quando tinha 1 ano.

A morte foi confirmada à reportagem por familiares de Ali Kamal Abdallah, o brasileiro de 15 anos que também morreu em ataques israelenses no Líbano. As vítimas moravam no mesmo vilarejo, localizado no vale do Bekaa, e foram atingidas por bombardeios na última segunda-feira (23).

Não há confirmação oficial sobre a morte de Mirna. Na véspera, o Itamaraty anunciou a morte de Abdallah, nascido em Foz do Iguaçu (PR). Também informou que a Embaixada do Brasil em Beirute está prestando assistência aos familiares dele.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (26), o Itamaraty afirma que o adolescente e seu pai, de nacionalidade paraguaia, foram atingidos por explosão "como resultado dos intensos bombardeios israelenses na região".

"Ao solidarizar-se com a família, o governo brasileiro reitera sua condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos ataques aéreos israelenses contra zonas civis densamente povoadas no Líbano e renova seu apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades", disse a pasta no texto.

O vale do Bekaa fica a leste de Beirute e se tornou alvo de bombardeios israelenses devido à presença de forças do Hezbollah. Autoridades libanesas e organizações independentes, no entanto, afirmam que civis estão entre as vítimas.

Bombardeios israelenses mataram mais de 600 pessoas e forçaram cerca de 90 mil a fugirem das suas casas no Líbano desde a segunda, segundo a ONU. Entre os deslocados, mais de 30 mil entraram na Síria.

O Exército de Israel afirmou que as forças do país atacaram 75 alvos do Hezbollah, no sul e no leste do Líbano, nesta quinta. O grupo extremista, por sua vez, disparou ao menos 80 foguetes contra o território israelense.

Há cerca de 21 mil brasileiros no Líbano, segundo o Itamaraty. Como mostrou a Folha de S.Paulo, brasileiros relatam rotina de medo diário após ataques de Israel. As consequências dos conflitos recentes são mais sentidas no sul libanês, e milhares de pessoas fogem para o norte.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Madeleine McCann Há 17 Horas

Ex-colega de cela diz que suspeito do caso Madeleine confessou sequestro

Mundo Guiné Há 16 Horas

Chimpanzé ataca e mata bebê na Guiné, levantando alerta sobre agressões

Mundo Rússia Há 13 Horas

Putin avisa Ocidente que está disposto a usar armas nucleares

Mundo Conflitos Há 8 Horas

Trump acusa Zelensky de recusar fazer acordo para fim da guerra

Mundo Hipopótamo Há 15 Horas

Hipopótamo bebê vira sensação na Tailândia com suas bochechas rosadas

Mundo Reino Unido Há 15 Horas

Escultura de bebê gigante causa espanto no Reino Unido

Mundo Espanha Há 13 Horas

Anestesista confunde hemorragia interna com ansiedade e grávida morre

Mundo Reino Unido Há 16 Horas

Cartas anônimas aterrorizam vila inglesa com mensagens de ódio e ameaças

Mundo Iraque Há 16 Horas

Cerca de 21 pessoas acusadas de terrorismo enforcadas em prisão no Iraque

Mundo Ciência Há 13 Horas

Cientistas encontram queijo de 3.600 anos em múmias na China