Como fazer com que afirmações positivas funcionem mesmo para você!

A força do pensamento positivo e as evidências científicas da eficácia das afirmações positivas!

Como fazer com que afirmações positivas funcionem mesmo para você!

Você sabia que fazer afirmações positivas obre si mesmo pode mudar sua vida para melhor? Sim, internalizar esses pensamentos nos faz crescer como indivíduos, fortalecer mentalmente e melhora até a nossa saúde. Mas como essa prática deve ser feita? Na verdade, é muito mais do que apenas dizer como você é incrível, embora seja parte disso. O primeiro passo é entender como e porque as afirmações positivas são eficazes e a neurociência por trás desse hábito.

Com informações do Positive Psychology, veja como afirmações positivas podem realmente funcionar com você! Veja na galeria.

© Shutterstock

Primeiro de tudo, o que é uma afirmação positiva?

Na sua forma mais simples, é uma frase ou afirmação positiva dita em voz alta ou em sua mente para combater pensamentos negativos.

©

Shutterstock

Uma prática simples e transformadora!

Praticar afirmações positivas é extremamente simples - tudo o que você precisa fazer é escolher uma frase e repeti-la para si mesmo. A prática regular é necessária se você deseja causar um impacto duradouro na maneira como pensa e se sente.

©

Shutterstock

As afirmações positivas tem várias utilidades!

Você pode usar essas afirmações para se motivar, incentivar mudanças positivas em sua vida, aumentar sua autoestima ou alterar padrões de pensamentos negativos.

©

Shutterstock

Prática apoiada pela ciência

As afirmações positivas são baseadas em grande parte na 'teoria da autoafirmação'. Está provado que podemos manter nosso senso de autointegridade afirmando o que acreditamos de maneira positiva.

©

Shutterstock

Por que precisamos de auto-integridade

A auto-integridade está relacionada à capacidade dos seres humanos de se proteger contra ameaças. É a nossa aptidão de controlar resultados morais, fazer escolhas saudáveis e responder com flexibilidade aos desafios. Manter a auto-integridade é vital para se viver com sucesso!

©

Shutterstock

A teoria da autoafirmação

Existem três ideias-chave na teoria da autoafirmação. O primeiro é estabelecer uma identidade própria, que não está em categorias fixas como 'mãe' ou 'funcionária', mas uma ideia mais flexível, centrada nos seus valores, por meio da qual podemos nos adaptar muito melhor às situações.

©

Shutterstock

A teoria da autoafirmação

A segunda ideia-chave é que manter sua identidade própria não significa ser perfeito. Em vez disso, trata-se de trabalhar em áreas que valorizamos pessoalmente para ser moral, flexível e bom.

©

Shutterstock

A teoria da autoafirmação

A última ideia-chave é que só podemos manter a autointegridade afirmando aquilo que estamos realizando ações que merecem. Você não pode simplesmente dizer 'eu sou um bom pai' porque deseja elogios. Suas afirmações positivas devem necessariamente levar você a agir de maneira consistente com esse valor.

©

Shutterstock

A neurociência

Existem evidências de ressonância magnética sugerindo que certas vias neurais, especificamente a parte envolvida na avaliação positiva e no processamento de informações autorelacionadas, são mais ativas quando as pessoas praticam a autoafirmação.

©

Shutterstock

Reestruturando o cérebro

Pesquisas indicam que, assim como os exercícios, as afirmações aumentam o nível de hormônios do bem-estar em nossos cérebros e pressionam a formação de novos grupos de neurônios do 'pensamento positivo'.

©

Shutterstock

Benefícios comprovados das afirmações diárias: menos estresse

Níveis altos de estresse podem ser extremamente prejudiciais à nossa saúde, e as autoafirmações demonstraram diminuir o estresse.

©

Shutterstock

Ajuda-nos a ficar mais dispostos fisicamente

Estudos de intervenção mostraram que essa prática estimulou as pessoas a agirem fisicamente. Há também 'afirmações de cura', baseadas na ideia de que os pensamentos podem melhorar a saúde, e foram praticados por pessoas com doenças graves.

©

Shutterstock

Ajuda-nos a processar melhor as informações

Afirmações positivas podem nos ajudar a reagir com menos resistência e defesa a informações ou mensagens 'ameaçadoras'.

©

Shutterstock

Ajuda-nos a ser mais receptivo

As afirmações também podem nos tornar mais receptivos a mensagens prejudiciais à saúde, demonstradas em um estudo em que fumantes praticavam afirmações positivas e, consequentemente, reagiam menos desdenhosamente a alertas gráficos de maços de cigarros e informavam a intenção de mudar seu comportamento.

©

Shutterstock

Melhora o desempenho acadêmico

Afirmações positivas podem ser praticadas por qualquer pessoa em qualquer estilo de vida. Essa prática está ligada ao aumento do desempenho acadêmico dos alunos.

©

Shutterstock

Você não pensa demais

A autoafirmação também demonstrou reduzir o excesso de pensamento. Ao se concentrar em afirmações positivas, o poder do otimismo ajuda a anular o fluxo de pensamentos ruins.

©

Shutterstock

O objetivo: um sentido amplo e adaptativo do eu

Podemos nos tornar mais resistentes às dificuldades quando elas surgem e sob qualquer forma - sejam pressões sociais, informações sobre saúde ou sentimentos de exclusão - e construir uma narrativa melhor.

©

Shutterstock

Você luta contra um fluxo constante de pensamentos negativos?

Primeiro de tudo, você não está sozinho. Em segundo lugar, pode parecer um grande salto iniciar repentinamente afirmações positivas. É por isso que um terapeuta, Kati Morton, sugere que os iniciantes comecem com 'declarações de referência'.

©

Shutterstock

Instruções

Se alguém tem problemas com a sua imagem corporal, Morton sugere que em vez de dar o salto drástico de 'eu sou feio' para 'eu sou lindo', o indivíduo deve começar com algo mais parecido com 'é possível que eu esteja exagerando. Eu não sou tão feio quanto eu acho que sou'. Trata-se de dar espaço para outra possibilidade.

©

Shutterstock

Deixe de consumir conteúdos que lhe fazem sentir mal

Morton fala sobre como as redes sociais dificultaram a afirmação de nossa própria felicidade em comparação com outras pessoas e aconselha que você deixe de seguir ou faça pausas no conteúdo que faz você se sentir mal consigo mesmo.

©

Shutterstock

Rastreie o padrão do seu pensamento negativo

Primeiro reconheça que, embora os pensamentos moldem sua identidade, você não é o seu pensamento. Os pensamentos ganham poder quando recebem palavras, mas acabam se manifestando em ações. Pensamentos negativos podem persistir, mas dar voz apenas aos positivos ajudará a diminuir o pessimismo.

©

Shutterstock

Com que frequência você deve praticar afirmações positivas?

Não há regras estritas, mas a prática diária é comprovadamente mais eficaz. Alguns psicoterapeutas incentivam que as afirmações positivas sejam feitas de três a cinco vezes ao dia.

©

Shutterstock

Personalize suas afirmações com seus valores pessoais

Para impactar efetivamente sua autoestima, suas afirmações devem ser direcionadas positivamente para as coisas que você considera importantes. Esses pensamentos podem ser direcionados à imagem corporal, vida profissional, ansiedade, gravidez, casamento, etc.

©

Shutterstock

As afirmações são diferentes dos mantras

Algumas pessoas usam os termos afirmação positiva e mantra de forma intercambiável, mas mantras são palavras, sons ou versos sagrados que são mais espirituais, enquanto as afirmações não têm significado espiritual ou religioso no sentido tradicional.

©

Shutterstock

Exemplos de afirmações positivas

'Estou confiante e sou capaz no que faço'. 'Ninguém além de mim decide como me sinto'. 'Meu corpo é incrível do jeito que é, e eu me aceito como sou'. 'Sou suficiente'. 'Eu sou amado'.

©

Shutterstock

Como praticar?

Enquanto pratica afirmações, respire fundo e lentamente para centralizá-la no momento e nas palavras que você está dizendo. Quanto mais você praticar, mais natural será.

©

Shutterstock

Escreva essas afirmações

Você pode escrevê-las em um diário ou em cartões que pode levar aonde for como um lembrete útil quando estiver na rua.

©

Shutterstock

Hora do espelho da manhã

As manhãs são frequentemente citadas como o melhor momento para praticar afirmações positivas, especificamente quando você se olha no espelho pela primeira vez no dia. Você pode moldar como o resto do seu dia vai ser e aumentar sua autoestima. Tente: 'Hoje estou cheio de energia e transbordando de alegria'.

©

Shutterstock

Mariana Rios diz que pensamento positivo pode mudar vidas

Em 2020, a atriz e cantora Mariana Rios, que lançou o livro 'Basta Sentir', sabe bem disso e revelou que o poder do pensamento positivo é transformador e pode mesmo mudar as vidas das pessoas.

'No livro eu divido experiências minhas em relação a sentir e realizar. Nós somos energia. Tudo é energia. Quando você condiciona seu cérebro a pensar no que realmente deseja, e aprende a direcionar seu pensamento para aquilo que é positivo, sua vida muda. Esse método simplesmente nasceu comigo. Ninguém me ensinou. Aos 22 anos que fui entender a força que tinha dentro de mim', disse

©

Getty Images

Onde começar?

Você pode fazer uma meditação guiada que o ajude com suas afirmações positivas ao mesmo tempo em que relaxa. Quando se está em um estado de relaxamento, você se torna mais receptivo às afirmações.

Leia também: 30 hábitos que podem causar o envelhecimento

©

Shutterstock

Lifestyle Saúde mental Há 2 Horas POR Notícias Ao Minuto


Você sabia que fazer afirmações positivas obre si mesmo pode mudar sua vida para melhor? Sim, internalizar esses pensamentos nos faz crescer como indivíduos, fortalecer mentalmente e melhora até a nossa saúde. Mas como essa prática deve ser feita? Na verdade, é muito mais do que apenas dizer como você é incrível, embora seja parte disso. O primeiro passo é entender como e porque as afirmações positivas são eficazes e a neurociência por trás desse hábito.

PUB

Com informações do Positive Psychology, veja como afirmações positivas podem realmente funcionar com você! Veja na galeria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Signos 26/09/24

Três signos que não têm problema em namorar com o 'ex' de um amigo

Lifestyle Alimentação Há 16 Horas

Quatro estratégias simples para parar de petiscar a toda a hora

Lifestyle Alimentação Há 16 Horas

É saudável comer ovos todos os dias? Nutricionistas esclarecem a dúvida

Lifestyle DOENÇA-PARKINSON Há 15 Horas

Parkinson pode começar pelo intestino, apontam novas evidências

Lifestyle Alimentação Há 4 Horas

Médico revela o alimento em que as pessoas mais velhas devem apostar

Lifestyle Bem Estar Há 8 Horas

Vitaminas em dia? Veja 4 cuidados com a saúde das crianças

Lifestyle Desmistificando Há 6 Horas

Mitos sobre criatividade que muita gente ainda acredita

Lifestyle Saúde mental Há 2 Horas

Como fazer com que afirmações positivas funcionem mesmo para você!