Papa Francisco afirma que igreja deve pedir perdão por casos de abuso sexual

O pronunciamento foi feito em sua visita à Bélgica

© <p>Getty Images</p>

Mundo Igreja Católica Há 3 Horas POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (27) que a Igreja Católica deve pedir perdão por abusos sexuais a menores de idade. O pronunciamento foi feito em sua visita à Bélgica, na presença do rei belga e de outros representantes políticos.

PUB

 

A viagem do pontífice marca o 600º aniversário de duas universidades católicas no país. Sua visita foi marcada por cobranças de ações mais concretas relacionadas aos abusos sexuais cometidos por membros do clero.

O rei Filipe, em seu discurso de boas-vindas, afirmou que a igreja levou "muito tempo" para lidar com os escândalos, enquanto o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, que renunciou ao cargo mas ainda o ocupa interinamente, reforçou que "palavras não são suficientes" e que a igreja tem um "longo caminho a percorrer".

Francisco também mencionou o programa de prevenção implementado pela Igreja Católica em todo o mundo para lidar com os abusos. O pontífice se encontrou com 15 sobreviventes de abuso na embaixada do Vaticano em Bruxelas.

Durante sua fala, o papa também relembrou os casos de abuso de crianças e adolescentes e adoções forçadas de filhos de mães solteiras ocorridos entre 1945 e a década de 1980. No ano passado, o site belga HLN publicou que quase 30 mil crianças foram retiradas de suas mães à época.

Com a publicação do caso, bispos do país pediram desculpas e solicitaram uma investigação independente acerca das acusações. Ao relembrar o caso, Francisco repudiou as "histórias espinhosas" e afirmou se tratar de um "resultado de uma mentalidade difundida" na sociedade da época.

"Com frequência, as famílias e outras entidades sociais, incluindo a igreja, pensaram que para eliminar o estigma negativo, que infelizmente afetava quem era mãe solteira naquela época, seria melhor para ambos, mãe e filho, que este último fosse adotado", completou o pontífice.

Ainda durante sua visita, Luc Sels, reitor de uma das instituições aniversariantes, a Universidade Católica de Leuven, questionou o papa acerca dos papeis de gênero no clero: "A igreja não seria uma comunidade mais acolhedora se houvesse um lugar de destaque para as mulheres, inclusive no sacerdócio?"

Até o momento, a Igreja Católica tem um clero exclusivamente masculino. Francisco criou duas comissões para considerar se as mulheres poderiam servir como diaconisas, que são ordenadas como os padres, mas não podem celebrar a missa. O papa, no entanto, não avançou na questão e, durante seu discurso, não respondeu aos comentários do reitor.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Espanha Há 9 Horas

Homem ganha na loteria e 'perde' família por não dividir prêmio

Mundo China Há 16 Horas

Cano de saneamento 'explode' e lança dejetos pelo ar em plena autoestrada

Mundo Iwao Hakamada Há 17 Horas

Após 56 anos no corredor da morte, homem é absolvido aos 88 anos

Mundo Armas Nucleares Há 14 Horas

Rússia usará armas nucleares se OTAN atacar Bielorrússia

Mundo Ciência Há 16 Horas

Cientistas encontram queijo de 3.600 anos em colares de múmias na China

Mundo Indonésia Há 15 Horas

Deslizamento de terras mata 15 pessoas em exploração mineira na Indonésia

Mundo Líbano Há 18 Horas

Brasileira volta para pegar material escolar e morre em ataque no Líbano

Mundo Guerra Há 6 Horas

Israel agora fala em discutir cessar-fogo com Hezbollah

Mundo Guerra Há 8 Horas

Netanyahu defende guerra, ameaça Irã e acena a sauditas na ONU

Mundo EUA Há 3 Horas

4 em 10 eleitores afirmam que ser mulher pode atrapalhar Kamala em eleição nos EUA