Famosos que sofreram AVC (alguns tiveram 2 ou mais)!
Muitos viveram para contar a história, mas com sequelas
Famosos que sofreram AVC (alguns tiveram 2 ou mais)!
Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é a segunda principal causa de morte no mundo e a terceira a provocar incapacidade, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mesmo assim, a doença ainda tende a pegar as pessoas de surpresa. Muitas celebridades, por exemplo, sofreram derrames, seja um acidente vascular cerebral isquêmico, no qual um vaso que fornece sangue para o cérebro é obstruído, ou um acidente vascular cerebral hemorrágico onde um vaso enfraquecido se rompe e sangra pelo cérebro circundante.
O cérebro não consegue sobreviver por muito tempo sem o fluxo sanguíneo adequado e os efeitos podem ser duradouros, devastadores e até mesmo fatais. No entanto, muitos astros e estrelas tiveram derrames e viveram para contar a história.
Na galeria, conheça quem passou por esse trauma cerebral.
© TV Globo/Getty Images
Solange Couto
A atriz sofreu uma isquemia cerebral em 2008 e contou sobre sua experiência: "O lado direito ficou inteirinho parado. Eu não mexia o braço nem a perna. Formigava e pesava. Eu queria me movimentar e o braço não me obedecia". Solange se recuperou depois disso e não teve sequelas do AVC.
©
TV Globo / Frederico Rozario
Jessie J
Jessie J revelou que teve um AVC aos 18 anos. A cantora foi diagnosticada com a síndrome de Wolff-Parkinson-White quando tinha 11 anos. Essa síndrome pode causar batimentos cardíacos irregulares, o que acabou provocando o pequeno AVC sete anos depois.
©
Getty Images
Jessie J
"Pensei que nunca ia melhorar", disse ela à multidão no Delete Bone Cancer Gala, em Nova York, em 2020. "Me sinto tão sortuda por ter tido uma segunda chance na vida. Vocês não têm ideia de como é incrível que eu tenha tanta sorte de estar no palco, cantando e vivendo meu sonho."
©
Getty Images
Frankie Muniz
O astro de 'Malcolm in the Middle' sofre com miniderrames. Em entrevista à Entertainment Weekly, ele disse que sofreu pelo menos 15 ataques isquêmicos transitórios, o primeiro dos quais aconteceu em 2012, quando pilotava sua motocicleta aos 27 anos.
©
Getty Images
Tom Veiga
Em novembro de 2020, Tom Veiga foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio. O ator tinha sofrido um AVC. Intérprete do Louro José no 'Mais Você' por mais de 20 anos, o parceiro de bancada de Ana Maria Braga conseguiu o papel após pegar o fantoche e brincar com os colegas. Na época, ele trabalhava como assistente de estúdio do 'Note e Anote', programa de Ana na Record.
©
Facebook/TV Globo/Reprodução
Frankie Muniz
"Primeiro, perco a visão periférica", ele explicou sobre os ataques. "E eu consigo ver as pessoas, mas não reconhecê-las. Consigo ver palavras, mas não consigo dizer o que dizem. Aí eu começo a ficar entorpecido. É uma sensação sórdida. Mas agora sei quando vai chegar. Costumo ir deitar e esperar passar." Aparentemente, os neurologistas ainda não descobriram por que isso acontece.
©
Getty Images
Sharon Stone
Em 2001, aos 43 anos, a atriz de 'Instinto Selvagem' sofreu uma hemorragia cerebral e um AVC que quase a matou. Ela estava em sua casa em São Francisco quando sentiu um "raio" na cabeça que a derrubou no chão, onde ficou inconsciente por um tempo desconhecido. Mais tarde, ela tremeu com uma dor de cabeça latejante e se sentiu muito confusa, conforme relatou a revista Brain and Life.
©
Getty Images
Sharon Stone
Stone tentou ir ao hospital, mas não conseguia sentir o pé e nem falar. Ela foi socorrida por vizinhos e pela babá do filho, mas ninguém pensou em chamar uma ambulância. Só 72 horas depois, ela conseguiu chegar ao hospital. Na sequência do incidente, Stone foi forçada a reaprender a andar, falar e escrever, e ainda estaria tomando remédios para controlar as convulsões. Mais tarde, ela refletiu sobre como o derrame abalou sua mente e carreira.
©
Getty Images
Netinho
Em 2013, o cantor sofreu três derrames e passou um longo período em coma, do qual se recuperou. "Após acordar de coma profundo e voltar de alguma outra dimensão, contrariando todo o prognóstico de morte, eu sentei pela primeira vez na cama do hospital. Data triste? Nada. Dia feliz, dia de comemorar essa improvável vitória", afirmou Netinho.
©
AgNews
Luke Perry
Ídolo adolescente conhecido por interpretar Dylan McKay na série 'Barrados no Baile', da Fox, Luke Perry sofreu um derrame aos 52 anos e morreu cinco dias depois por complicações em 4 de março de 2019.
©
Getty Images
Luke Perry
Sua morte foi um grande choque para os fãs e serviu como um lembrete trágico de que o AVC pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade.
©
Getty Images
Agnaldo Timóteo
Em 2019, o cantor sofreu um AVC isquêmico transitório aos 82 anos. Esse tipo de AVC é conhecido como princípio de derrame. Ele teve a fala afetada e se recuperou algum tempo depois, mas precisou passar por um cateterismo e ficar internado por meses. Dois anos depois, em 3 de abril de 2021, Agnaldo Timóteo faleceu. A causa da morte foi Covid.
©
Getty Images
Bill Paxton
O ator Bill Paxton passou por uma cirurgia para reparar sua válvula aórtica em 14 de fevereiro de 2017 e morreu de um derrame apenas 11 dias depois, aos 61 anos.
©
Getty Images
Bill Paxton
Sua família mais tarde moveu um processo por morte culposa (sem intenção de matar) contra o Cedars-Sinai Medical Center, alegando que o cirurgião de Paxton usou uma "abordagem cirúrgica não convencional e de alto risco" desnecessariamente.
©
Getty Images
Hailey Bieber
Aos 25 anos, a esposa de Justin Bieber sofreu o que os médicos chamam de mini-AVC, ou ataque isquêmico transitório. Em um vídeo no YouTube, Hailey explicou que, durante o café da manhã, de repente sentiu uma "sensação estranha" do topo do ombro direito através das pontas dos dedos, um lado do rosto caiu por 30 segundos e ela perdeu a capacidade de falar por algum tempo.
©
Getty Images
Milton Gonçalves
O ícone da teledramaturgia, Milton Gonçalves, faleceu no dia 30 de maio de 2022 em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 88 anos. A morte foi confirmada pela família e a causa foram complicações devido a um AVC que o ator e diretor havia sofrido.
©
Tv Globo / CEDOC
Hailey Bieber
Quanto ao que causou seu breve bloqueio do suprimento de sangue para o cérebro, os médicos dizem que foi a "tempestade perfeita" de condições que incluíram fazer um longo voo sem se levantar para andar, ter tido Covid e tomar pílulas anticoncepcionais - coisas conhecidas por produzir coágulos sanguíneos.
© Getty Images
Emilia Clarke
A atriz de 'Game of Thrones' sofreu dois aneurismas cerebrais que causaram um tipo de AVC com risco de vida, conhecido como hemorragia subaracnoidea. Tudo isso enquanto trabalhava na série, em 2011 e em 2013. Embora tenha dito que foi extremamente doloroso, ela contou ao Sunday Morning da BBC: "É notável que eu seja capaz de falar, às vezes articuladamente, e viver minha vida normalmente sem absolutamente nenhuma repercussão. Estou na minoria muito, muito, muito pequena de pessoas que podem sobreviver a isso."
©
Getty Images
Emilia Clarke
Através de exames do seu cérebro, ela viu que foi por muito pouco que não teve sequelas. Clarke explicou: "Derrames, basicamente, assim que qualquer parte do seu cérebro não recebe sangue por um segundo, ele se foi. Então, o sangue encontra uma rota diferente para se locomover, mas então o que faltar desaparece."
©
Getty Images
Arlindo Cruz
O sambista foi levado ao hospital por causa de um AVC em março de 2017 e ficou em coma induzido por uma semana até que os médicos diminuissem a medicação. Arlindo passou mais de um ano hospitalizado até que pudesse ir para casa. Como consequência, ele ainda não consegue andar ou falar. Seu tratamento tem sido feito com medicamentos à base de óleo de cannabis.
©
Tv Globo / João Januário
Samantha Morton
Quase dois anos após sofrer um AVC, a atriz indicada ao Oscar por 'Poucas e Boas' revelou que estava "perto da morte" devido a um derrame que ocorreu após ser atingida por um pedaço de gesso que caiu em sua cabeça e danificou sua artéria vertebral em 2006.
©
Getty Images
Samantha Morton
A atriz ficou internada por três semanas após o AVC e precisou reaprender a andar, motivo pelo qual fez uma pausa na atuação por um ano e meio.
©
Getty Images
Candice Bergen
Em 2006, a atriz de 'Murphy Brown' foi hospitalizada por vários dias e, rapidamente, rumores de que havia tido um derrame vieram à tona, mas seu assessor negou veementemente. Seis anos depois, Bergen admitiu que, de fato, havia sofrido um pequeno AVC.
©
Getty Images
Candice Bergen
Bergen disse à New York Magazine que manteve o derrame em segredo porque "simplesmente não queria que isso fosse um impeditivo". Na época, ela tirou apenas duas semanas de licença do trabalho na série 'Justiça sem Limites' para se recuperar, mas muitos anos depois admitiu: "Minha memória não é mais a mesma coisa."
©
Getty Images
Jamie Foxx
Amigo de longa data de Jamie Foxx, Mike Tyson deixou escapar que a hospitalização secreta de Foxx foi devido a um derrame. "Ele não está se sentindo bem", disse o ex-boxeador profissional sobre Foxx durante uma participação no 'PDB Podcast', segundo a Us Weekly. "Eles disseram que era um derrame", embora Tyson rapidamente tenha esclarecido: "Não tenho ideia do que aconteceu com ele".
©
Getty Images
Bret Michaels
Em 2010, aos 47 anos, o astro do rock, Bret Michaels, sofreu um AVC. A hemorragia cerebral do vocalista do Poison, que causou o derrame, decorreu de uma lesão que ele sofreu durante sua apresentação em 2009 no Tony Awards, que foi televisionada ao vivo.
©
Getty Images
Bret Michaels
A experiência de quase morte de Michaels no palco do Tony Awards depois de terminar o hit 'Nothin' but a Good Time' ocorreu quando ele foi atingido no rosto pelo cenário. Ele alegou, em um processo judicial, que os produtores não lhe disseram como sair do palco com segurança. A hemorragia cerebral ocorreu alguns meses depois.
©
Getty Images
Kid Cudi
Em entrevista à Esquire em 2022, o artista revelou que, duas semanas depois de se internar, em 2016, quando lutava contra a depressão e pensamentos suicidas, ele teve um AVC e foi posteriormente hospitalizado.
©
Getty Images
Kid Cudi
O rapper tinha apenas 32 anos na época. Foi um evento traumático que retardou tanto sua fala e seus movimentos que seu empresário o incentivou a se afastar da música enquanto passava por semanas de fisioterapia. Ele foi sincero sobre ter usado cocaína duas semanas antes de se internar na reabilitação, o que provavelmente elevou sua pressão arterial.
©
Getty Images
Loretta Lynn
A falecida lenda da música country sofreu um AVC em 2017, mas esse não foi seu fim. "É uma coisa muito assustadora quando você descobre que está tendo um derrame", disse Lynn à People. "Sua mente te diz: 'Você pode!', mas seu corpo logo te diz: 'Não, você não pode fazer isso'."
©
Getty Images
Loretta Lynn
No entanto, ela resolveu ir contra tudo o que a doença lhe causou. Loretta começou a fisioterapia e teve que se mudar de seu rancho para uma casa mais próxima de seu médico, mas acabou se sentindo bem o suficiente para chamar sua banda para ensaiar. Seu ritmo e audição estavam um pouco desligados, e sua memória era ocasionalmente confusa, porém ela insistiu na ideia. A cantora acabou falecendo pacificamente enquanto dormia, em 4 de outubro de 2022, aos 90 anos.
©
Getty Images
John Singleton
O famoso diretor de 'Os Donos da Rua' foi elogiado por sua capacidade de retratar a vida de negros americanos nas telas. Mesmo em sua morte, ele trouxe conscientização para uma questão prevalente entre os homens afro-americanos: a hipertensão – o principal fator de risco para o AVC. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano afirma que homens negros têm duas vezes mais probabilidade de ter um derrame do que homens brancos, e têm quase 60% mais probabilidade de morrer de um derrame.
©
Getty Images
John Singleton
Singleton silenciosamente sofria de hipertensão (pressão alta), que é muitas vezes chamada de "assassina silenciosa" porque não tem sintomas óbvios. Isso ocasionou um derrame em 2019, do qual morreu duas semanas depois, com apenas 51 anos. Em nota, a família pediu que outras pessoas fiquem atentas aos sinais da doença.
©
Getty Images
Larry King
O falecido apresentador de TV sobreviveu a um AVC quase fatal em março de 2019, que mudou sua percepção sobre a morte. "Tenho menos medo de morrer agora. Tenho 86 anos e é o que é. Só quero continuar trabalhando até o fim. Eu gostaria de morrer no trabalho."
©
Getty Images
Larry King
Após o AVC, ele ficou em coma por "algumas semanas" depois de passar por um procedimento cardíaco para inserir stents. "Tudo melhorou, menos meu pé esquerdo", disse em 2020. King morreu em 23 de janeiro de 2021, com duas condições subjacentes que levaram à sepse, incluindo insuficiência respiratória hipóxica aguda (falta de oxigênio suficiente no sangue) e doença renal em estágio terminal (insuficiência renal).
©
Getty Images
Tim Curry
Em 2012, Tim Curry desapareceu inexplicavelmente dos holofotes. Só um ano depois veio à tona que ele tinha sofrido, aos 66 anos, um grande AVC.
©
Getty Images
Tim Curry
O ator britânico precisou passar por fisioterapia, mas usa cadeira de rodas desde então. Como resultado, seu trabalho mudou em grande parte para dublagem e canto.
©
Getty Images
Cary Grant
Um dos maiores astros de Hollywood, Cary Grant havia se aposentado da atuação em filmes, mas estava se preparando para uma apresentação no teatro em 29 de novembro de 1986, quando começou a passar mal durante o ensaio. Ainda assim, ele segurou a onda por algumas horas até encontrar sua esposa no hotel. Ficou claro que ele não estava bem e um médico foi chamado.
©
Getty Images
Cary Grant
O médico mediu sua pressão arterial que estava 210 por 130 e logo determinou que Grant estava sofrendo um derrame. Mas o ator se recusou a ir ao hospital e acabou entrando em coma. Mais tarde, ele foi levado de ambulância a um hospital, onde morreu aos 82 anos.
Fontes: (Us Weekly) (Esquire) (Entertainment Weekly) (New York Magazine) (People) (NPR) (Ranker) (Brain and Life)
©
Getty Images
Fama
Saúde
29/09/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é a segunda principal causa de morte no mundo e a terceira a provocar incapacidade, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mesmo assim, a doença ainda tende a pegar as pessoas de surpresa. Muitas celebridades, por exemplo, sofreram derrames, seja um acidente vascular cerebral isquêmico, no qual um vaso que fornece sangue para o cérebro é obstruído, ou um acidente vascular cerebral hemorrágico onde um vaso enfraquecido se rompe e sangra pelo cérebro circundante.
O cérebro não consegue sobreviver por muito tempo sem o fluxo sanguíneo adequado e os efeitos podem ser duradouros, devastadores e até mesmo fatais. No entanto, muitos astros e estrelas tiveram derrames e viveram para contar a história.
Na galeria, conheça quem passou por esse trauma cerebral.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA