'Bebê Rena' e Netflix podem ser processados por Martha da vida real, define Justiça

Premiada como a melhor minissérie do ano na última edição do Emmy, a trama é inspirada na vida de seu criador e protagonista, Richard Gadd, que passou anos sendo stalkeado por Harvey.

© Reprodução / Netflix

Fama Netflix Há 4 Horas POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um juiz determinou, nesta sexta-feira (27), que a série "Bebê Rena" errou ao dizer ao público que era uma história real. A determinação, agora, abre caminho para que Fiona Harvey, a personagem Martha da vida real, entre na Justiça com um pedido de difamação contra a Netflix.

PUB

 

Premiada como a melhor minissérie do ano na última edição do Emmy, a trama é inspirada na vida de seu criador e protagonista, Richard Gadd, que passou anos sendo stalkeado por Harvey.

Ela, no entanto, entrou na Justiça dizendo que boa parte do que é mostrado em cena nunca aconteceu –ela não teria assediado Gadd sexualmente, tampouco foi mandada para a prisão, como o episódio final mostra.

Em julho, a Netflix tentou barrar a ação na Justiça, sob o pretexto de que Harvey havia, sim, stalkeado Gadd por anos e que durante este período ela teria passado a mão em suas nádegas em diversas ocasiões. Ela também teria enviado emails e gravações de voz de caráter "perturbador" e recebeu uma advertência da polícia por persegui-lo.

Na decisão, o juiz Gary Klausner destacou que a série abre com os dizeres "esta é uma história real", apesar de ter mostrado um comportamento muito pior por parte de Harvey, por meio da personagem Martha.

"Há uma diferença muito grande entre perseguir e ser condenado por perseguição. Da mesma forma, há diferenças grandes entre tocar de forma inapropriada e assediar sexualmente", disse o juiz. "Apesar de o comportamento da parte queixosa ser repreensivo, as declarações do réu são de um grau pior e podem produzir um efeito diferente na mente do espectador."

O juiz recusou outros pedidos de Harvey, que queria reparações por negligência, violação de imagem e por dano moral, mas permitiu que ela entre na Justiça por imposição de sofrimento emocional.

Apesar de nunca ter revelado o nome real da personagem Martha na série, usuários das redes sociais conseguiram associar Harvey à história rapidamente, gerando uma enxurrada de mensagens negativas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Fama Polêmica! Há 13 Horas

Imagens mostram MC Ryan agredindo a ex-namorada Giovanna Roque

Fama DEOLANE-BEZERRA Há 14 Horas

Deolane diz que conheceu canibais de Garanhuns na cadeia

Fama Documentário Há 15 Horas

Sorvetão defende Marlene Mattos de ataques no documentário 'Pra Sempre Paquitas'

Fama Luto Há 15 Horas

Barbara Leigh-Hunt, atriz de 'Orgulho e Preconceito', morre aos 88 anos

Fama Gigi Hadid Há 14 Horas

Gigi Hadid desfila com vestido feito de fita adesiva e tropeça; vídeo

Fama Justiça Há 9 Horas

Após prisão por crimes sexuais, Sean 'Diddy' Combs se recusa a comer no presídio

Fama Filme Há 9 Horas

Minerva, Hagrid, Snape: quem do elenco de 'Harry Potter' já morreu?

Fama Ilha da Tentação Há 9 Horas

Ex-garota do tempo está em reality de pegação

Fama Reese Witherspoon Há 8 Horas

Reese Witherspoon dá os parabéns ao filho com foto em que parecem iguais

Fama Truques de beleza Há 10 Horas

Laranjas? Famosos que perderam a noção e exageraram no bronze!