Como a Ferrari se tornou a maior marca de carros de luxo do mundo
A história da famosa marca de carros esportivos de luxo
Como a Ferrari se tornou a maior marca de carros de luxo do mundo
A Ferrari é um dos nomes mais prestigiados da história do automobilismo e da fabricação de veículos. Nomeada por Enzo Ferrari, o piloto italiano que fundou a empresa em 1939 em Modena, a Ferrari é hoje uma marca de luxo de US$ 30 bilhões. E seus carros são alguns dos mais procurados do mundo (por quem pode pagar, claro). Mas como a Ferrari evoluiu e o que a torna tão única entre as marcas de automóveis de luxo?
Conheça a história da Ferrari com esta breve galeria.
©
Getty Images
Enzo Ferrari (1898–1988)
Nascido em Modena, Itália, em 1898, Enzo Ferrari começou como piloto de corridas. Na década de 1920, ele se tornou piloto da Alfa Romeo e ganhou vários prêmios de corrida, incluindo o 2º Circuito di Modena.
©
Getty Images
Scuderia Ferrari
Fundada por Enzo Ferrari (inicialmente para pilotar carros de corrida produzidos pela Alfa Romeo — embora em 1947 a Ferrari tivesse começado a construir seus próprios carros), a Scuderia Ferrari é a mais antiga e mais bem sucedida equipe de Fórmula 1, tendo competido em todos os campeonatos mundiais desde a temporada de 1950. Retratado ao volante em 1920 está o jovem Enzo Ferrari.
©
Public Domain
Origem do símbolo
O uso do famoso símbolo da Scuderia Ferrari, o Cavallino Rampante ("cavalo saltitante") — um corcel preto num escudo amarelo — pode ser rastreado até o Conde Francesco Baracca (1888-1918). O Conde era um craque da força aérea italiana e herói nacional da Primeira Guerra Mundial e costumava pintar um cavalo na lateral de seus aviões. A condessa Paolina, mãe do piloto, sugeriu a Enzo Ferrari que usasse este cavalo em seus carros, dizendo que lhe traria boa sorte.
©
Public Domain
Auto Avio Costruzioni 815
O Auto Avio Costruzioni 815 foi o primeiro carro projetado e construído por Enzo Ferrari. O 815 participou da corrida Mille Miglia de 1940.
©
Getty Images
Fábrica Ferrari
A primeira fábrica da Ferrari em Modena começou a operar em 1929, inicialmente para comprar, preparar e lançar carros de corrida Alfa Romeo para "pilotos cavalheiros". Em 1943, após ser bombardeada pelos Aliados, a fábrica mudou-se para Maranello, onde permaneceu desde então.
©
Getty Images
"Motor Colombo"
No final de 1945, Enzo Ferrari encomendou o design de um novo motor V12 a Gioacchino Colombo (1903-1988) para uso em carros de corridas e em carros de estrada. O motor ficou conhecido nos círculos da Ferrari como o "motor Colombo".
©
Public Domain
Produção moderna
Foto: Um automóvel Ferrari 599 é transportado ao longo da linha de montagem na fábrica da Ferrari SpA em Maranello, Itália, em 2011.
©
Getty Images
Ferrari 125 S
O 125 S (na foto em primeiro plano) foi o primeiro veículo a carregar o nome da Ferrari ao estrear em 11 de maio de 1947 no Circuito de Corridas de Piacenza. Apenas dois pequenos carros V12 esportivo/corrida de dois lugares foram fabricados.
©
Getty Images
Primeira vitória no automobilismo
Em 1949, Luigi Chinetti (1901-1994) dirigiu um 166 M na primeira vitória da Ferrari no automobilismo, na corrida 24 Horas de Le Mans. Chinetti também abriu a primeira concessionária da Ferrari nos Estados Unidos. O showroom era localizado em Manhattan, mas mais tarde foi realocado para Connecticut.
©
Getty Images
Ferrari 166 Inter
Em 1949, a Ferrari introduziu o 166 Inter, uma evolução dos carros de corrida 125 S e 166 S. O Inter 166 marcou a significativa mudança da empresa para o grande mercado de carros de passeio. Os carros de estrada rapidamente se tornaram a maior parte das vendas da Ferrari.
©
Getty Images
Primeira vitória na F1 da Ferrari
O piloto argentino José Froilán González conquistou a primeira vitória da Ferrari em uma corrida pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1 no Grande Prêmio da Inglaterra de 1951.
©
Getty Images
Primeira vitória no Campeonato Mundial de Pilotos
Alberto Ascari (1918-1955) garantiu o primeiro título do Mundial de Pilotos para a Ferrari em 1952.
©
Getty Images
Monza
O Grande Prêmio da Itália em Monza é considerado a corrida em casa para a equipe. Na foto estão os mecânicos da Ferrari em 1953.
©
Getty Images
O piloto mais bem sucedido da Ferrari
Michael Schumacher é o piloto mais bem sucedido da Ferrari. Juntando-se à equipe em 1996 e partindo em 2006, ele ganhou cinco títulos consecutivos de pilotos e 72 Grands Prix para a equipe. Na foto está ele no volante do Ferrari F300 V10 da Scuderia Ferrari Marlboro, com o dispositivo aerodinâmico downforce X-Wing no Grande Prêmio de San Marino em abril de 1998.
©
Getty Images
Rosso corsa
O icônico esquema de cores da Ferrari chama-se rosso corsa, que se traduz como "vermelho de corrida". Hoje, 40% dos carros da Ferrari ainda são fabricados com esta pintura peculiar, apesar das opções alternativas de cores. Na foto está Alberto Ascari pilotando sua Ferrari 500 no Grande Prêmio da França em Reims-Gueux em 5 de julho de 1953.
©
Getty Images
Caminhos de vitória
Os pilotos da Ferrari venceram mais de 5.000 corridas sancionadas, entre elas a vitória no Grande Prêmio da França de 1990 que fez da Ferrari a primeira equipe a alcançar 100 vitórias no autódromo. Na foto está Alain Prost impulsionando sua Ferrari 641 através da famosa curva Eau Rouge em Spa Francorchamps por ocasião do Grande Prêmio da Bélgica de 1990.
©
Getty Images
O time mais bem sucedido da F1
Apesar da sorte da Ferrari na F1 estar diminuido nos últimos tempos, ela ainda é a equipe de Fórmula 1 mais bem sucedida da história. As vitórias no Mundial de Construtores foram: 1961, 1964, 1975, 1976, 1977, 1979, 1982, 1983, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007, 2008. Vitórias dos pilotos: 1952, 1953, 1956, 1958, 1961, 1964, 1975, 1977, 1979, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007. Na foto está Kimi Raikkonen durante o Grande Prêmio da Malásia de 2007.
©
Getty Images
Ferrari nos EUA
Em meados da década de 1950, os Estados Unidos haviam se tornado um grande mercado para a Ferrari. A Ferrari SpA 250 GT LWB California Spider de 1959 foi um grande sucesso. Oferecendo aos motoristas uma verdadeira experiência ao ar livre, o veículo era perfeitamente adequado para o estilo de vida da costa oeste.
©
Getty Images
Ferrari 250 Testa Rossa
A aparição em 1957 da Ferrari 250 Testa Rossa fez muito sucesso na América. A Vintage Testa Rossa é altamente colecionável devido à sua baixa produção (33 no total, incluindo todas as variantes 250 TR), ao seu sucesso em corridas e influência histórica.
©
Getty Images
Ferrari 250 GTO
A Ferrari 250 GTO foi outra sensação dos Estados Unidos. O carro foi roduzido pela Ferrari de 1962 a 1964 e os compradores eram pessoalmente aprovados por Enzo Ferrari e seu revendedor na América do Norte, Luigi Chinetti. Em 2018, um modelo de 1963 foi vendido por US$ 70 milhões — atualmente o carro mais caro já vendido em leilão.
©
Getty Images
Ferrari e Fiat
Em meados dos anos 60, a Ferrari enfrentava dificuldades financeiras. No início de 1969, a Fiat obteve uma participação de 50% na empresa. A venda imediatamente aumentou os fundos de investimento disponíveis, grande parte destinado à fabricação de novos modelos Ferrari. O Grupo Fiat acabaria aumentando sua participação na empresa para 90%.
©
Getty Images
A morte de Enzo Ferrari
Enzo Ferrari morreu em 14 de agosto de 1988 aos 90 anos, mas não antes de assinar o F40, um novo esportivo construído em comemoração aos 40 anos desde que o primeiro carro da Ferrari foi introduzido ao mundo.
©
Getty Images
Ferrari F40
Construído de 1987 a 1992, o F40 na época era o carro mais rápido, mais potente e mais caro da Ferrari à venda. Foram fabricados 1.315 carros, com 213 unidades destinadas aos Estados Unidos.
©
Getty Images
Ferrari 360 Modena
A Ferrari 360 foi fabricada de 1999 a 2005. O primeiro modelo do 360 a ser produzido foi o Modena, em homenagem à cidade de Modena, berço de Enzo Ferrari.
©
Shutterstock
Ferrari 458 Italia
O piloto da Ferrari Fabio Barone, em sua Ferrari 458 Italia, competiu contra uma carruagem romana com dois cavalos no set do filme 'Ben Hur' no parque de diversões Cinecitta World, perto de Roma. Revelada em 2009, a campanha de marketing em torno do 458 contou com o patrimônio histórico e cultural da Itália.
©
Getty Images
Ferrari 812 Superfast
Em 2017, a Ferrari revelou o 812 Superfast. Esta é atualmente a Ferrari mais poderosa e rápida da história da montadora, atingindo 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos.
©
Getty Images
Museo Casa Enzo Ferrari
O Museo Casa Enzo Ferrari em Modena está alojado em dois edifícios separados, uma antiga casa e uma oficina que pertenciam ao pai de Enzo Ferrari e uma parte moderna. A coleção é simplesmente inestimável e narra a história da empresa e a de seu fundador.
©
Shutterstock
Museo Ferrari Maranello
Uma experiência igualmente convincente para os fãs do automobilismo é observar a combinação de carros de estrada e pista da Ferrari exibidos sob o teto do Museo Ferrari em Maranello.
©
Shutterstock
Ferrari World em Abu Dhabi
Que tal uma volta no Ferrari World em Abu Dhabi? Inaugurado em 2010, este parque temático dedicado tem a montanha-russa mais rápida do mundo, com velocidade aproximada de 241 km/h. A montanha-russa se chama Fórmula Rossa e é inspirada na F1.
Fontes: (Autosport) (Hemmings Motor News) (Top Speed)
©
Shutterstock
Esporte
Ferrari
29/09/24
POR Notícias Ao Minuto Brasil
A Ferrari é um dos nomes mais prestigiados da história do automobilismo e da fabricação de veículos. Nomeada por Enzo Ferrari, o piloto italiano que fundou a empresa em 1939 em Modena, a Ferrari é hoje uma marca de luxo de US$ 30 bilhões. E seus carros são alguns dos mais procurados do mundo (por quem pode pagar, claro). Mas como a Ferrari evoluiu e o que a torna tão única entre as marcas de automóveis de luxo?
Conheça a história da Ferrari com esta breve galeria.
Leia Também: Filha de Michael Schumacher se casa em Maiorca
PARTILHE ESTA NOTÍCIA