Xi Jinping entrega medalha a Dilma, agora 'velha amiga' da China

A honraria é a principal da China designada a estrangeiros e foi concedida pela primeira vez ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2018.

© Getty Images

Mundo China 29/09/24 POR Folhapress

NELSON DE SÁPEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) - Com transmissão ao vivo pela rede CCTV e outros canais, o líder chinês, Xi Jinping, entregou neste domingo (29) no Grande Salão do Povo, em Pequim, a Medalha da Amizade para a ex-presidente Dilma Rousseff, hoje no comando do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do Brics), em Xangai.

PUB

 

A honraria é a principal da China designada a estrangeiros e foi concedida pela primeira vez ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2018. A filha da ex-presidente, Paula, veio ao país a convite de Pequim e acompanhou a cerimônia três fileiras atrás de sua mãe.

Xi descreveu Dilma como "representante excepcional" dos "muitos velhos amigos e bons amigos que compartilham os mesmos interesses com o povo chinês, 75 anos depois" do estabelecimento da República Popular da China, que deu início ao regime comunista. A data será comemorada nesta terça (1º).

O dirigente afirmou que "o povo chinês nunca esquecerá aqueles que fizeram contribuições notáveis para o desenvolvimento da China e fortaleceram seus laços".

Dilma era presidente quando recebeu Xi para a cúpula do Brics, em 2014, ano em que o grupo formado à época por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul lançou o projeto do Novo Banco de Desenvolvimento e o CRA (Contingent Reserve Arrangement), um arranjo de apoio recíproco de liquidez –duas ações consideradas importantes para a institucionalização do bloco emergente.

Declarando-se "profundamente honrada", ela afirmou, também em discurso, que a homenagem "é prova dos fortes laços entre nossos povos e países" e, ao final, improvisou a frase "o povo da China e o povo do Brasil são amigos". No mais, concentrou elogios no líder chinês.

"Reconheço no presidente Xi Jinping um verdadeiro campeão da cooperação internacional e um forte defensor do multilateralismo", afirmou. "Sua liderança tem sido fundamental na promoção da governança global, no enfrentamento dos desafios e no estímulo a uma ordem internacional mais justa e equitativa."

Este trecho do discurso de Dilma chamou a atenção da TV estatal. Segundo um analista ouvido pela transmissão, a declaração mostrou que os países em desenvolvimento mais importantes, como a China e o Brasil, estão se levantando para expressar suas vozes.

Toda a cúpula do Partido Comunista da China estava presente. Antes de Dilma e Xi, o veterano de guerra Huang Zongde também discursou, exaltando ao final "que o Exército de Libertação Popular alcance novas e grandes vitórias".

Xi saudou Huang e os demais homenageados chineses, de áreas como artes e educação, como heróis e modelos, no momento da celebração do 75º aniversário da China comunista. "Mudanças tremendas aconteceram nesta grande pátria, e o grande rejuvenescimento entrou em um curso irreversível", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 15 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 16 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 17 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 20 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino