Xi Jinping entrega medalha a Dilma, agora 'velha amiga' da China

A honraria é a principal da China designada a estrangeiros e foi concedida pela primeira vez ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2018.

© Getty Images

Mundo China 29/09/24 POR Folhapress

NELSON DE SÁPEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) - Com transmissão ao vivo pela rede CCTV e outros canais, o líder chinês, Xi Jinping, entregou neste domingo (29) no Grande Salão do Povo, em Pequim, a Medalha da Amizade para a ex-presidente Dilma Rousseff, hoje no comando do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do Brics), em Xangai.

PUB

 

A honraria é a principal da China designada a estrangeiros e foi concedida pela primeira vez ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2018. A filha da ex-presidente, Paula, veio ao país a convite de Pequim e acompanhou a cerimônia três fileiras atrás de sua mãe.

Xi descreveu Dilma como "representante excepcional" dos "muitos velhos amigos e bons amigos que compartilham os mesmos interesses com o povo chinês, 75 anos depois" do estabelecimento da República Popular da China, que deu início ao regime comunista. A data será comemorada nesta terça (1º).

O dirigente afirmou que "o povo chinês nunca esquecerá aqueles que fizeram contribuições notáveis para o desenvolvimento da China e fortaleceram seus laços".

Dilma era presidente quando recebeu Xi para a cúpula do Brics, em 2014, ano em que o grupo formado à época por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul lançou o projeto do Novo Banco de Desenvolvimento e o CRA (Contingent Reserve Arrangement), um arranjo de apoio recíproco de liquidez –duas ações consideradas importantes para a institucionalização do bloco emergente.

Declarando-se "profundamente honrada", ela afirmou, também em discurso, que a homenagem "é prova dos fortes laços entre nossos povos e países" e, ao final, improvisou a frase "o povo da China e o povo do Brasil são amigos". No mais, concentrou elogios no líder chinês.

"Reconheço no presidente Xi Jinping um verdadeiro campeão da cooperação internacional e um forte defensor do multilateralismo", afirmou. "Sua liderança tem sido fundamental na promoção da governança global, no enfrentamento dos desafios e no estímulo a uma ordem internacional mais justa e equitativa."

Este trecho do discurso de Dilma chamou a atenção da TV estatal. Segundo um analista ouvido pela transmissão, a declaração mostrou que os países em desenvolvimento mais importantes, como a China e o Brasil, estão se levantando para expressar suas vozes.

Toda a cúpula do Partido Comunista da China estava presente. Antes de Dilma e Xi, o veterano de guerra Huang Zongde também discursou, exaltando ao final "que o Exército de Libertação Popular alcance novas e grandes vitórias".

Xi saudou Huang e os demais homenageados chineses, de áreas como artes e educação, como heróis e modelos, no momento da celebração do 75º aniversário da China comunista. "Mudanças tremendas aconteceram nesta grande pátria, e o grande rejuvenescimento entrou em um curso irreversível", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados 22/12/24

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos