Semana começa com onda de calor em São Paulo e chuva no Sul

As temperaturas ficam de 3°C a 5°C acima da média e as máximas podem alcançar os 39 ºC no interior de São Paulo, no Centro-Oeste, no Tocantins e no interior do Nordeste, segundo a agência

© Shutterstock

Brasil CLIMA-PAÍS 30/09/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma nova onda de calor deve marcar o fim de setembro e o início de outubro no país, com o ar quente e seco ganhando força no Sudeste e Centro-Oeste. A umidade do ar pode colocar em alerta em várias capitais, segundo a Climatempo.

PUB

 

As temperaturas ficam de 3°C a 5°C acima da média e as máximas podem alcançar os 39 ºC no interior de São Paulo, no Centro-Oeste, no Tocantins e no interior do Nordeste, segundo a agência.

Na cidade de São Paulo, o dia mais quente deve ser quarta-feira (2), com máxima de 36ºC e 21% de umidade relativa do ar –segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal para o organismo humano é de ao menos 60%.

Na segunda-feira (30), a mínima prevista na capital paulista é de 16ºC e a máxima de 33ºC. Na terça, a mínima vai a 19ºC e a máxima a 35ºC. A partir da quinta-feira (3), a chegada de uma frente fria reduz a temperatura máxima, que chega a 21ºC.

"O bloqueio atmosférico se mantém nos próximos dias, favorecendo altas temperaturas e baixa umidade principalmente no Brasil central", diz Mariana Pallotta, meteorologista do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Entretanto, segundo o órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, já há mudança no padrão da estação.

"Voltou a chover na Amazônia e algumas pancadas de chuva, ainda que localizadas, ocorreram no Mato Grosso e em Goiás. Com a entrada dessa nova frente fria nessa semana, até o final de semana pode voltar a chover no Brasil central", declara Pallotta.

Esta será a oitava onda de calor do ano. Na última, neste mês, a cidade de São Paulo registrou a maior temperatura para setembro em ao menos 81 anos, desde que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) iniciou a séria histórica, em 1943. Foram 36,7°C.

"Podemos ter novamente vários dias consecutivos com qualidade do ar comprometida, potencial ainda alto para queimadas no país e visibilidade prejudicada com céu mais esbranquiçado", informa a Climatempo.

A Defesa Civil de São Paulo, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), aponta risco elevado de incêndio para todo o estado, com exceção do extremo leste, até pelo menos 2 de outubro. Entre 3 e 4 de outubro, o órgão mantém o alerta apenas para o oeste do estado.

Já o Rio Grande do Sul, que nesta semana enfrentou chuvas intensas e queda de granizo, com mais de 16 mil moradores atingidos, volta a ficar em alerta para precipitações intensas ao longo desta semana –em parte por conta da onda de calor na faixa central do país.

Segundo a agência, o bloqueio atmosférico que se estabelece na região central do Brasil impede o avanço da chuva: "As massas de ar quente estão bloqueando o avanço da chuva, o que favorece a concentração das instabilidades sobre o estado gaúcho."

No dia 1º de outubro, são esperados 12,7 mm de chuva sobre Porto Alegre -em setembro, choveu 230 mm na cidade, bem acima da média de 147 mm para o período.

Leia Também: Receita paga nesta segunda último lote de restituição do IR 2024

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer