Barco com 7 pessoas naufraga na 'Garganta do Diabo' no litoral de SP

Duas pessoas continuavam desaparecidas na manhã desta segunda-feira, 30

© Reprodução/Autoridade Marítima Nacional (AMN)

Brasil Tragédia Há 4 Horas POR Estadao Conteudo

Um barco com sete pessoas a bordo afundou na noite de domingo, 29, na região conhecida como 'Garganta do Diabo', em São Vicente, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas - dois homens e três mulheres - foram resgatadas. Outras duas continuavam desaparecidas na manhã desta segunda-feira, 30, quando as buscas foram retomadas.

PUB

 

Confrme o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 19h18 por moradores de São Vicente após uma embarcação de pequeno porte ter afundado, entre a Ilha Porchat e a Praia de Paranapuã, próximo à área conhecida como ‘Garganta do Diabo’, devido ao refluxo das águas do mar nesse local.

Foi pedido apoio ao Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), que enviou uma lancha para o local. A Marinha também foi acionada e colocou uma embarcação para as buscas.

As cinco pessoas foram resgatadas nas duas primeiras horas após o naufrágio, segundo os bombeiros. Elas receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e quatro delas foram levadas ao Pronto Socorro Central de São Vicente.

Na manhã desta segunda, elas já haviam recebido alta. A quinta pessoa retirada do mar dispensou o atendimento médico.

Na manhã desta segunda, as buscas pelas desaparecidos foram retomadas pelo efetivo da Estação de Bombeiros Guarda Vidas de São Vicente. Segundo o GBMar, os sobreviventes relataram serem duas mulheres que se desgarraram do grupo no momento do naufrágio. Não se sabe se elas estavam usando coletes salva-vidas.

Os registros da ocorrência serão encaminhados para a Polícia Civil, que investigará as causas do acidente. A Marinha foi procurada pela reportagem e ainda não deu retorno.

Lendas

A 'Garganta do Diabo' é uma região com muitas ondas, próxima à Ilha Porchat, o que atrai surfistas. O local é considerado perigoso devido às fortes correntezas. Há lendas de naufrágios ocorridos na região.

Alguns historiadores citam que, devido à existência de um canal mais profundo, o local servia de passagem para as caravelas de Martim Afonso de Souza, o administrador colonial português que fundou São Vicente em 1532.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Brasil Guarujá Há 12 Horas

Criança de 2 anos sai correndo de restaurante e morre atropelada; veja

Brasil São Paulo Há 22 Horas

Brigadista morre durante incêndio em canavial

Brasil Bets Há 13 Horas

Sites fraudulentos dificultam identificação de bets no Brasil

Brasil Creche Há 12 Horas

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

Brasil Tragédia Há 4 Horas

Barco com 7 pessoas naufraga na 'Garganta do Diabo' no litoral de SP

Brasil CLIMA-PAÍS Há 7 Horas

Semana começa com onda de calor em São Paulo e chuva no Sul

Brasil Educação Há 3 Horas

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda 

Brasil FUVEST Há 8 Horas

Prazo de inscrições para a Fuvest 2025 termina no dia 8 de outubro