OMS e TikTok firmam acordo para divulgação de informações confiáveis sobre saúde

O objetivo, disse a OMS em comunicado, é promover comportamentos e ações saudáveis em um mundo cada vez mais digitalizado

© <p>Shutterstock</p>

Tech Rede Social 30/09/24 POR Estadao Conteudo

Um em cada quatro jovens adultos busca ativamente conteúdo de notícias em mídias sociais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, o órgão firmou uma parceria com o TikTok para fornecer aos usuários da plataforma informações sobre saúde confiáveis e baseadas em evidências científicas.

PUB

 

O objetivo, disse a OMS em comunicado, é promover comportamentos e ações saudáveis em um mundo cada vez mais digitalizado. Atualmente, o TikTok possui mais de um bilhão de usuários.

"Sabemos que milhões de pessoas acessam o TikTok todos os dias para compartilhar e encontrar uma comunidade em todas as áreas de suas vidas, incluindo seu bem-estar, e nos esforçamos para garantir que elas possam encontrar informações confiáveis sobre esse tópico importante", disse Valiant Richey, chefe global de divulgação e parcerias do TikTok.

Jeremy Farrar, cientista chefe da OMS, também se mostrou confiante. "Essa colaboração pode provar ser um ponto de inflexão em como as plataformas podem ser mais socialmente responsáveis. A intersecção entre saúde e tecnologia apresenta uma oportunidade de alcançar pessoas de todas as idades, onde elas estão, quando elas querem acessar".

A nova parceria é uma iniciativa da rede Fides da OMS, que desde 2020 mobiliza criadores de conteúdo de saúde para combater a desinformação e promover notícias baseadas em evidências científicas. Hoje, a rede possui mais de 800 criadores, alcançando 150 milhões de pessoas em várias plataformas.

A colaboração expandirá os esforços em torno de uma série de tópicos de saúde relevantes, traduzindo informações baseadas na ciência em conteúdo de vídeo, com mais suporte para influenciadores e utilizando os programas de treinamento de criadores do próprio TikTok.

"Criadores que entendem as necessidades de seu público têm uma oportunidade única de preencher a lacuna entre a ciência e a vida cotidiana. É aqui que a OMS pode intervir para dar suporte a influenciadores na entrega de informações baseadas em evidências, garantindo que as conversas sobre saúde em plataformas como o TikTok sejam impactantes e informativas", disse Alain Labrique, diretor de saúde digital e inovação da OMS.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 8 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Política Há 7 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

mundo Eleições Há 2 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Emergência Médica Há 2 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

esporte Futebol Há 7 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

fama Estados Unidos Há 9 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

mundo Líbano Há 8 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

lifestyle Alimentação Há 8 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar

fama Luto Há 23 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio